BOAS-VINDAS

FS e FM se unem para celebrar a vida

Por Daniela Bezerra

Todo semestre, a Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) e a Faculdade de Medicina (FM/UnB) formam uma comissão para organizar, preparar e realizar atividades de acolhimento envolvendo seus cursos, quais sejam: Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Medicina, Saúde Coletiva e Farmácia.  O objetivo não é somente acolher os novos alunos que estão chegando, mas, também, aproveitar a volta às aulas para recepcionar, também, toda a comunidade FS/FM.

Aqui, acolhimento tem um sentido mais amplo; enquanto alguns se reservam na intenção de priorizar atividades aos novatos, aqui, utilizamos do momento para nos unirmos, nos articularmos, nos relacionarmos, nos envolvermos. Afinal, não só de professores e alunos é composta a nossa tão querida UnB. Nesse universo de saberes, todo o trabalho aqui realizado também passa pelas mãos de muitos colaboradores, como os técnico-administrativos, o pessoal da limpeza, da portaria, da vigilância, enfim, são muitos agentes presentes em nossa UnB que ajudam a não deixar a máquina parar.

op 1.png

Pensando nisso que, neste primeiro semestre de 2020, o Acolhimento FS/FM traz um tema pra lá de especial, envolvendo todos os agentes do processo de construção do conhecimento. Este ano, as faculdades decidiram intitular a semana em FS e FM juntas pela vida. Por entendermos que acolher envolve mais que recepcionar os novos – significa saber cuidar, também, daqueles que aqui já estão. Afinal, uma faculdade onde o tema ‘cuidar’ é tão enaltecido entre os futuros e atuais profissionais da saúde, por que não tirarmos um tempo pra cuidarmos, também, de nós mesmos? É dentro desse contexto, então, que nós, convidamos você, calouro, você, servidor, você, docente, você colega da limpeza, enfim, convidamos todos e todas para vir juntos conosco conhecer um pouco do trabalho aqui desenvolvido.

Neste semestre, algumas atividades tradicionais como o café de boas-vindas, o Tour UnB e o acolhimento dos cursos continuarão acontecendo. A novidade está exatamente em momentos nos quais daremos ênfase ao que se produz aqui no campus que pode auxiliar aquele colega, professor, trabalhador que precisa de uma rede de proteção, de apoio que valorize a vida; está também em atividades de pertencimento ao espaço, de entender que estar aqui na grande FS/FM é também se sentir parte dela, em algum momento, ou, em todos os momentos – é conhecer um pouco da história dos nossos espaços, da nossa trajetória, dos nossos projetos – é tentar aprender que aqui – onde você vai ou já passa boa parte do seu dia – é um lugar onde você pode contar com amigos, colegas, companheiros; e onde você possa se sentir em casa. Ou seja, uma extensão da sua  vida.

O acolhimento começa a partir de 09 de março e vai se estender durante a semana. As atividades ainda estão sendo construídas pela comissão mas você pode ir acompanhando todas as novidades no site: www.fs.unb.br ou no facebook (www.facebook.com/comunicafs)

Fique de olho nas próximas atividades. E, pra você que está chegando pela primeira vez, seja bem-vindo! E pra você que chega de uma jornada pra começar uma nova, também, nosso bem-vindo! Venham, todos conosco, celebrar a vida!