cabeçário.fw 1

O funcionamento dos laboratórios do Departamento de Odontologia (ODT) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) está ativo parcialmente desde o início do isolamento social.  As atividades são restritas a alunos do Programa de Pós-Graduação de Odontologia (PPGODT) ou do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde (PPGCS) que possuem estudos laboratoriais  que não podem ser adiados.

Quando estão em funcionamento, os laboratórios da ODT seguem de todas as medidas de biossegurança, com agendamento de limite máximo de indivíduos de acordo com as dimensões de cada laboratório e distanciamento superior a 2 metros, com uso regular de EPIs e máxima higienização.

Abaixo está a especificação da descrição da atividade feita em cada laboratório, forma de uso, atividades administrativas e canais e comunicação de cada professor correspondente com determinado laboratório.

Título 2 Laboratório de pesquisa em Dentística e Materiais Dentários2.fw

Descrição da atividade: Atividades de pesquisa de alguns alunos do PPGODT, para cumprir com prazos de suas metodologias de pesquisa.

Forma de uso: Uso autorizado de um aluno por vez, utilizando EPIs e higienização do ambiente antes e após o uso.

Atividades administrativas: Não possui servidor técnico em atuação e nenhuma atividade administrativa realizada no espaço.

Professor Leandro Augusto Hilgert

Título 3 Laboratório de histopatologia bucal3.fw

Descrição da atividade: Experimento em andamento de uma aluna de Doutorado, envolvendo cultura celular que continuou por alguns meses até congelar as células para o posterior andamento.

Forma de uso: Uso periódico (1 vez por semana) para manutenção, limpeza, permanecendo sozinha por cerca de 3 a 4 horas. Agora o laboratório não está mais em funcionamento.

Atividades Administrativas: Andamento de processos de compras e pesquisas de preços, manutenção, respondendo a e-mails e eventuais demandas de alunos e dos professores sobre as pesquisas.

Professora Ana Carolina Acevedo Poppe

Título 4 Laboratório de Biocompatibilidade de Materiais Odontológicos4.fw

Descrição da atividade: Fechado e sem nenhuma atividade/pesquisa ocorrendo, por motivos de que na maioria das pesquisas dependem de material biológico de pacientes da Clínica Odontológica (HUB).

Atividades Administrativas: Participação em comissões de aquisição de compras – IRPs de materiais e equipamentos; Negociação e compra de materiais de pesquisa diretamente com fornecedores (verba de projetos de pesquisa – FAPDF); Atualização de dados e planilhas dos projetos em andamento no laboratório; Realização de videoconferências dos grupos de pesquisa do laboratório para continuar o andamento da parte teórica; Participação de professores, alunos e técnicos em disciplina, cursos e palestras relacionadas aos projetos de pesquisa do laboratório; Capacitação no curso básico de licitações do técnico do laboratório que está atuando na área de compras públicas.

Professora Nailê Damé Teixeira

Título 5 Laboratório de Fisiologia Respiratória5.fw

Descrição da atividade: Funcionamento conforme demanda, com presença de técnicos e professores para a verificação geral dos equipamentos e manutenção do material de pesquisa, como: a criopreservação das células em nitrogênio líquido, verificação de incubadores de CO2, recebimento de material de pesquisa por fornecedores externos etc.

Atividades Administrativas: Levantamento de insumos para laboratório, verificação de IRPs e solicitações, processos SEI e reuniões virtuais com alunos e professores; Relacionamento com fornecedores de materiais de consumo para pesquisa.

Professora Loise Pedrosa Salles