MENU



cabeçalho laboratórios de saúde coletiva.fw

 

 

 

 título1. ECOS.fw

Laboratório ECoS promove atividades remotas durante distanciamento social e mantem alta produtividade

 

Por Ádria Albarado, 

com a colaboração de Natália Fernandes, 

Laboratório ECoS.

 

Desde que o isolamento social foi apontado como a principal forma de prevenção à Covid-19, integrantes do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECoS/ UnB) atuam de forma remota em uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordenado pela professora Valéria Mendonça, o ECoS conta com uma equipe multiprofissional formada por 28 estudantes de graduação, sendo seis remunerados e os demais voluntários; e uma rede de pesquisadoras/es e professoras/es. 

No início de março, o Laboratório lançou o Plano de Comunicação de Riscos para enfrentamento da pandemia, participou do planejamento de comunicação para transmissão sustentada do coronavírus e o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) junto aos Conselhos Nacionais de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde (Conass e Conasems). Além disso, criou a Rede Brasil – formada por docentes e pesquisadores/as de todas as regiões do país – com objetivo de discutir e pesquisar fake news e narrativas no contexto da pandemia de Covid-19.

Com a #ECoSemCasa e atuação cotidiana na internet, em especial nas mídias sociais, publicou quase 600 stories, mais de 250 posts e 50 aulas públicas virtuais – as quais contaram com a participação da sociedade civil, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas da saúde, educação e comunicação. Os boletins informativos foram lançados toda semana, totalizando 16 publicações somente durante o distanciamento social. O Laboratório também realizou oficinas de formação, analisou e divulgou dados sobre casos de covid-19 e dengue em Brasília, na Ride-DF, no Brasil e no mundo. Organizou ainda os webinários “Orgulho LGBTQIA+” e “sobre desinformação”, que juntos somam 1.650 views no YouTube e no Instagram.

Neste período, o ECoS teve os projetos Gestão da informação e tradução do conhecimento: como fazer o melhor uso das TICs em tempos de isolamento?; Qualidade da informação em saúde e fake news: selecionar e averiguar antes de compartilhar; e Ciência Cidadã: ouvindo e falando sobre o cotidiano de comunicação de risco. O que nos diz a experiência de isolamento social nos tempos de covid-19?, de autoria das professoras Fátima Sousa, Muna Muhammad Odeh e Valéria Mendonça, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UnB), aprovados na chamada realizada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (CPIE) da UnB.

Como as pesquisas também não puderam parar, o Laboratório seguiu com as atividades – sempre de forma virtual – dos projetos Arbocontrol: Arbovírus dengue, Zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor, Comunicação Promotora de Saúde: estratégias de enfrentamento a epidemias de ISTs, HIV/aids e hepatites virais em populações jovem; Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde e Perfis nacionais de transexuais e travestis. Para garantir a continuidade não apenas dos trabalhos, mas também do aprendizado dos membros, o ECoS realiza semanalmente o grupo de estudos ECoS em formação e, ainda tem o momento relax, às sextas-feiras, com o ECoS cultural. 

Recentemente, o Laboratório teve dez projetos – liderados pela rede de professores e pesquisadores parceiros - pré-aprovados no edital do Programa de Iniciação Científica (ProIC) para 2020-2021, dentre eles: Compreendendo as práticas de compartilhamento de notícias falsas no curso da pandemia de covid-19, com Cláudio Lorenzo; Desinformação em tempos da pandemia da covid-19: rumores, stress, medo e estigma, os desafios à restituição da verdade e Ciência Cidadã: ouvindo e falando sobre o cotidiano de comunicação de risco. O que nos diz a experiência de isolamento social nos tempos de Covid-19?, com Muna Mohammad Odeh; Programa Saúde na Escola e sua aplicabilidade, uma revisão integrativa, com Carla Targino; Atenção Primária à Saúde (APS): Análises das Práticas de Enfermagem no Contexto do Distrito Federal e da Região Centro-Oeste, Maria Glória Lima; Ações de Educação, Informação e Comunicação em saúde junto aos profissionais e usuários do HUB: saber ouvir para agir, com cuidado, com Dayde Mendonça; e, Plano de trabalho: Arbovírus dengue, Zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti – controle do vetor empregando PICs, com Silvia Ribeiro. 



Professor Responsável: Ana Valéria Machado Mendonça

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Ciências da Saúde, Sala CT 77/12

Site: www.ecos.unb.br 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Redes sociais:

@ecos.fs (Instagram),

www.youtube.com/user/radiowebunb (YouTube),

@ecosunb (Facebook),

@EcosLaboratorio (Twitter)

título2. sala de situaçãoCORRIGIDO.fw

A sala de situação está em atividades desde então, ora remotamente, ora presencial. Assim que surgiram os primeiros rumores do vírus COVID-19 na China, o laboratório direcionou suas atividades para o COVID-19 pois sabiam dos riscos para a saúde pública, mesmo antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a crise sanitária como uma pandemia. O laboratório funciona, assim, como forma de prestar apoio às possíveis respostas para enfrentamento do vírus. 

A Sala de Situação vem participando do Comitê de operações de emergência da UnB (COES) para o Covid-19: ajudaram na construção do plano de contingência da UnB.

Além disso, a equipe vem criando modelos de documentos para as unidades acadêmicas para elas construírem seus planos de contingências específicos.

O laboratório também adotou estratégias de vigilância ativa – prestando apoio tanto para a UnB quanto para o Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh). A ferramenta faz uma análise de dados relativos às pessoas que ainda estão trabalhando presencialmente no campus. O funcionamento é simples: o público responde a um formulário e, com base nas respostas, a equipe da Sala de Situação informa aos parceiros a situação atual dos participantes da pesquisa.

 

Situacion Report (SITREP): Situacion Report é o produto desenvolvido pela Sala de Situação. Três vezes por semana se faz a análise da situação do mundo; do Brasil; do Distrito Federal (DF) e das questões que a UnB está avançando para poder garantir a atualização de todos os parceiros. Um documento produzido duas ou três vezes por semana.

 

Professor responsável: Jonas Brant

Endereço na UnB: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Ciências da Saúde, CENTEIAS

Site: www.sds.unb.br 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Redes Sociais: www.instagram.com/informasdsfsunb/?hl=pt-br 

título 3. LABAS.fw

 

O Labas atua com os alunos do semestre e como foi suspenso o semestre então não houve atividades. Tem duas pesquisas atualmente em processo de análise de dados: Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) entre a população de mulheres trans e Implementação de PrEP como política pública no país. E cima dessas pesquisas, o laboratório e equipe está produzindo artigos. Neste semestre, nas aulas remotas, o tema principal será sobre o covid-19.

 

Endereço: Faculdade de Ciências da Saúde, Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação – ULEG, Sala 4

Professor responsável: Ximena Pamela Díaz Bermúdez

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

título4. saúde do trab.fw

 

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Ciências da Saúde, Sala BC 208.

Professor responsável: Maria da Graça Luderitz Hoefel

Site: fs-saudecoletiva.jimdofree.com

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Redes sociais: www.instagram.com/ge_astunb

 

título5. doenças raras.fw

Tem funcionado com atividades à distância. Acompanhe as novidades por aqui. 

 

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Ciências da Saúde, Sala CT-85/15

Professor responsável: Natan Monsores de Sá

Site: rederaras.unb.br

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/rederaras

Instagram: @rederaras  

Twitter: @rederaras

Finalidade: Ensino, Pesquisa e Extensão

título6 PLANOS.fw

Apesar das atividades suspensas, o laboratório ainda continua produzindo artigos do Projeto avaliação. 

 

 

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Ciências da Saúde, Sala AT 103/31

Professor responsável: Helena Eri Shimizu

Site: fs.unb.br/planus/wp-login.php?loggedout=true

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redes Sociais: não tem