MENU



Cabeçario.fw

 

 

O departamento de Odontologia (ODT/UnB) tem atualmente 10 projetos de extensão em andamento, alguns dos quais com mais de 12 anos de atendimentos.

 

Título 1 Atendimento odontológico a paciente com neoplasia maligna.fw

 

 

Responsável: Nice Santos de Melo

 

O projeto foca no tratamento odontológico da média dos pacientes que pode ser um indicador de qualidade no acompanhamento multidisciplinar oferecido aos pacientes oncológicos no HUB. 

Devido à pandemia o projeto encontra-se com suas atividades presenciais para alunos de graduação (extensionistas) suspensas. Porém, existe um fórum de discussão via whatsapp para definir protocolo e debater casos. 

O projeto conta com a participação de residentes e profissionais do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh), que continuam atendendo as urgências e necessidades odontológicas dos pacientes oncológicos, inclusive, mantendo o serviço de Laser terapia. 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre o projeto: bdm.unb.br/handle/10483/13792

 

 

Título 2 Reabilitação protética de pacientes com defeitos maxilofaciais.fw

Responsável: Alice Úrsula Rocha Fernandes

 

O projeto de extensão confecciona próteses para pacientes com lesões faciais. É um serviço gratuito de reabilitação protética, oferecido no Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh). São atendimentos a pacientes encaminhados através da rede pública.  

Em tempos pandêmicos, alguns extensionistas e uma bolsista estão redigindo artigos sobre os casos do ano passado, o que lhes garante presença no projeto. Pretende se alcançar o objetivo de criar um manual de orientações a ser entregue aos pacientes reabilitados por próteses oculares estéticas atendidos pelo projeto. 

 

Contatos: 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sobre o projeto: noticias.unb.br/125-saude/1846-projeto-de-extensao-confecciona-proteses-para-pacientes-com-lesoes-faciais

Título 3 Tratamento periodontal em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1 e 21.fw

 

Responsável pelo projeto: Maria do Carmo Machado Guimaraes   

 

O projeto de extensão Atendimento periodontal em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e 2 desenvolve suas atividades às quartas-feiras, na Clínica de Odontologia do HUB, e teve início em novembro de 2005 e tem prestado atendimento aos pacientes diabéticos provenientes dos diversos centros de atendimento aos diabéticos de todo o Distrito Federal. A equipe responsável pelo projeto inclui como participantes docentes da disciplina de Periodontia, alunos de Odontologia e profissionais extensionistas. Devido a pandemia o projeto está com suas atividades presenciais suspensas. Entretanto organizamos videoconferências para discussão de temas relacionados com a crise, junto com nossos extensionistas. Foram três apresentações sobre o corona vírus. Tiveram 64 pessoas na sala online. 

 

Contatos:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sobre o projeto: repositorio.unb.br/handle/10482/14093

 

Título 4 Transplante Dental1.fw

 

Responsável pelo projeto: Sérgio Bruzadelli Macedo

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

O projeto pretende atender a pacientes com defeitos dentários. Devido à pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, há articulação dentro da instituição para informar alguns ajustes e necessidades de trabalho remoto. Foi pedido ao DEX revisão das fichas de avaliação e formulação de formulários eletrônicos. Há estudos para colher esses dados. E no campo de cirurgias, por enquanto, só organização de documentação de casos clínicos. 

 

 

 

Título 5 Atenção odontológica aos pacientes do centro de medicina do idoso do HUB.fw

Responsável pelo projeto: Erica Negrini Lia 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

O Projeto de Extensão Atenção Odontológica aos pacientes do CMI – HUB vem sendo desenvolvido desde 2004. Visa realizar orientações em saúde bucal voltadas à população senil, particularmente acometida por quadros demenciais, dentre eles a doença de Alzheimer. 

Devido à pandemia, o projeto está com as atividades presenciais suspensas, pois envolve a participação dos integrantes no ambulatório de geriatria do CMI – HUB. Entretanto, estão trabalhando no desenvolvimento de um manual de higiene bucal para idosos acamados. Mais informações em breve. 

CORRIGIDO Título 6 Trauma Dental.fw

 

Responsável pelo projeto: Liliane Vicente Melo de Lucas Rezende

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O projeto que visa atender a pacientes clínicos odontológicos no HUB, está com suas atividades presenciais suspensas. Entretanto as atividades ensino-teóricas estão acontecendo normalmente via remota. 

Há publicações de artigos científicos e conferências online acontecendo com todos os extensionistas (colaboradores externos acadêmicos e professores) como, também, artigos de prevenção de traumas; artigos científicos que tratam dos protocolos da IADT (Associação Americana de Trauma dentário). Está sendo seguido cronograma teórico proposto semestralmente.

Título 7 Impacto da atenção odontológica à gestante e a experiência de cárie no bebê.fw

 

Responsável pelo projeto: Soraya Coelho Leal 

 

 

As atividades presenciais estão suspensas. Entretanto, estão desenvolvimento estratégias para capacitação de gestantes. Os alunos apresentarão propostas para aumentar o fluxo de gestantes, que diminuiu muito nos últimos três anos. 

 

Título 8 Atividades do Jornal Club e progress report em pandemia de COVID 19.fw

 

Responsáveis: Nailê Damé Teixeira e Loise Pedrosa Salles

 

 

A Journal Club e progress report foi criada há 2 anos sob a coordenação das professoras Loise Pedrosa Salles e Nailê Damé-Teixeira. O intuito é reunir semanalmente alunos com interesse em estudar temas variados no seu mais alto grau de evidência científica. Trata-se de um momento de discussão científica, como atividade voluntária e extracurricular. Diante da inquietação e curiosidade científica nesse período de quarentena, o Journal Club deu continuidade com suas atividades quinzenalmente em uma plataforma online (conferenciaweb.rnp.br).

A adaptação online foi positiva e permitiu a divulgação em redes sociais de cada tema que seria apresentado, atraindo o interesse de outros alunos, dentistas formados ou diferentes profissionais para participarem de nossas discussões. Desde março são apresentados seminários sobre COVID-19 e Odontologia, com frequência quinzenal aproximada, e atividade já está na sua décima reunião.

Após o início das atividades online do Journal Club e Progress report, foi possível perceber uma expansão e curiosidade de novos participantes que se encontravam fora do meio acadêmico e uma oportunidade para uma maior divulgação da ciência. 

Como sugestão dos próprios estudantes envolvidos, uma inovação foi proposta para manter o conteúdo gerado através dos encontros disponível online: Journal Club e Progress Report em formato Podcast. 

São tópicos principais dos encontros via web conferência apresentado em forma de entrevista (ou bate-papo) em áudio. O conteúdo está disponível em oito plataformas: Shopify, Youtube, Google podcast, Anchor, entre outros.

É um projeto novo, e cinco episódios já estão disponíveis e foram acessados em várias partes do Brasil e até fora do país. Atualmente, foram 340 reproduções, sem contar com as visualiações no Youtube. 

A intenção desse projeto é levar ciência para as pessoas fora da academia, conectando a Universidade pública com a comunidade.

Está sendo realizado um artigo em conjunto com seus apresentadores, envolvendo alunos de graduação, pós-graduação e professores. O objetivo desse trabalho é reunir informações de evidências científicas e dados sobre o Covid-19 e seu impacto no ponto de vista odontológico, reunindo informações desde a epidemiologia até os cuidados em atendimentos odontológicos pós-pandemia.

O trabalho conta com quatorze autores, sendo cinco pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGODT/UnB), uma aluna especial do PPGODT e professora voluntária, seis alunos de graduação, e duas orientadoras. 

Cada membro ficou responsável pela escrita, em inglês, de um tópico referente à sua apresentação no Jornal Club.

Links de acesso:

anchor.fm/journalclubodtunb

www.breaker.audio/mutacoes-no-sars-cov-2-podcast-1-universidade-de-brasilia

www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yMzkwOTE4OC9wb2RjYXN0L3Jzcw

overcast.fm/itunes1517431391/podcast-journal-club-progress-report-odontologia-universidade-de-bras-lia

pca.st/ymxupv3v

radiopublic.com/mutaes-no-sarscov2-podcast-1-univ-6rDQvN

open.spotify.com/show/4PJyF3aaOrpDiHGdggtid4 

www.youtube.com/channel/UCoTfuNdVkZh7fR8N2i5T9Ug