MENU



cabeçario.fw 5

 

 

 

Em comemoração aos 60 anos de Brasília, o Decanato de Extensão (DEX/UnB)logo unb 60 anos1.fw lançou edital do Programa UnB nos 60 anos de Brasília que tinha como objetivo estimular as unidades acadêmicas, administrativas, centros e órgãos a participarem do projeto. 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) foi uma das unidades contempladas. O objetivo principal da proposta é analisar os impactos e envolvimentos da UnB na Capital Federal, dentro dos 60 anos de história.

A proposta da FS, diante do programa, é reconhecer o papel fundamental da faculdade para a construção e o amparo do SUS no Distrito Federal (DF), com a contribuição dos cursos de Nutrição (NUT/UnB), Farmácia (FAR/UnB) e Saúde Coletiva (DSC/UnB).

Por meio disso, o projeto trabalha em três linhas de ações: Promovendo a cultura de direitos junto a comunidades agroecológicas; compartilhando evidências e empoderando usuários para o acesso e uso racional de medicamentos; e, revisitando a história de inserção e contribuições da FS no SUS. Os professores proponentes de cada linha de ação são Anelise R. Oliveira, Rafael S. Santana e Ana Valéria M. Mendonça, respectivamente. Todas as propostas propõem a inserção da comunidade acadêmica e externa à UnB, tudo isso mediado pelas mídias sociais, fazendo o uso de tecnologias e linguagem acessíveis.

O Instagram é o principal veículo do impacto dos projetos. Os perfis que dão cara e representam as propostas são: @multiplicassan, @farmaciaem1minuto e @ecos.fs.

O isolamento vivenciado nos últimos meses nunca foi social, mas apenas físico e, nesse sentido, a FS busca, a cada dia informar e aproximar a coletividade da universidade, nunca se limitando ao campus, mas, querendo tornar a sociedade um público participante das nossas atividades.

Conheça um pouco de cada uma das propostas do projeto:

 

Título 1 Promovendo a cultura de direitos2.fw

 

Proponente: Anelise Rizzolo de Oliveira 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

O intuito da proposta é de impacto agroecológico tendo, como plano de público os campesinos das Comunidades Agroecológicas de Brazlândia-DF.O programa está alicerçado no ideal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo a capacitação desses trabalhadores e a propagação de ideais de direitos alimentares garantidos, buscando envolver sempre a comunidade acadêmica com a sociedade.

Parceria: Vinculado ao Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) – MultiplicaSSAN

Participantes: Ana Clara Silva de Souza, Karine Melo do Nascimento, Janayna Oliveira Moura, Raquel Pedruzzi, Mayra Fernandes Xavier, Júlia Lage Maia de Moraes e a Professora Anelise Rizzolo de Oliveira são as colaboradoras da proposta.

Sobre a proposta: Instagram @multiplicassan e pelo site, multiplicassan.wixsite.com/multiplica

 

Título 2 Farmácia em 1 minuto empoderando o cidadão para acesso e uso racional de medicamentos1.fw

 

Proponente: Rafael Santos Santana

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O objetivo da proposta é apresentar e tornar acessível informações e evidências científicas sobre o correto uso de medicamentos. Os conteúdos elaborados em formato de vídeos curtos (1 minuto) focam no processo de autocuidado dos usuários do SUS, mas também podem ser utilizados por acadêmicos e profissionais de saúde como ferramentas de mediação nos processos de educação em saúde. Os temas são variados e englobam informações sobre o acesso a medicamentos no SUS, orientações de utilização adequada, destaque de evidências científicas e combate a desinformação em saúde (Fake News).

Participantes: Acadêmicas Emmanuely Nunes Costa, Giulia Rafaela Passos Oliveira, Jéssica Weschenfelder Ferreira, Mariana Batista Morais e Professor Rafael Santana

Sobre a proposta: Instagram: @farmaciaem1minuto; canal do Youtube: Farmácia em 1 minuto; Facebook: @farmaciaem1minuto; grupo via Telegram: @farmaciaem1minuto e Tiktok: farmaciaem1minuto.

Os veículos podem ser acessados facilmente pelo link: linktr.ee/farmaciaem1minuto.

 

Título 3 Onde o sus se encontra com a FS UnB4.fw

 

Proponente: Ana Valéria Machado Mendonça

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O projeto visa investigar a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da atuação direta e/ou indireta de pessoas estratégicas do campo da saúde junto ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UnB) e que vivenciaram e/ou foram determinantes neste processo. Fazendo-se, assim, uma revisão documental que contemple e impacte a sociedade acadêmica e externa.

Participantes: Érika Matheus Cunha, Flavia Fernandes de Morais, Joaquim Felipe Oliveira e Silva, Luana Dias, Natália Fernandes, Marcos Rafael Costa Belfort e Professora Ana Valéria Machado Mendonça. 

O projeto começará a ser executado no mês de setembro. 

 

Título 4 equipe envolvida5.fw

 

  
 

Coordenação Geral

Laudimar Alves de Oliveira(Direção/FS)  

Vice-Direção FS

Maria Cristina Soares Rodrigues

Coordenação de Extensão 

Silvia Ribeiro de Souza

Coordenação Executiva

Daniela Alves dos Santos Bezerra

Professores Extensionistas

Ana Valéria Machado Mendonça (DSC/UnB)

Anelise Rizzolo de Oliveira (NUT/UnB)

Rafael Santos Santana (FAR/UnB)

Comunica FS 

Adriana Gadêlha Moura

Beatriz Amaral Ferreira da Silva 

Cauanne Morschbacher Pissurno

 

Acadêmicos Extensionistas 

Marília Pereira da Costa Carvalho 

Ana Clara Silva de Souza

Karine Melo do Nascimento

Janayna Oliveira Moura

Raquel Pedruzzi

Mayra Fernandes Xavier

Júlia Lage Maia de Moraes

Emmanuely Nunes Costa

Giulia Rafaela Passos Oliveira

Jéssica Weschenfelder Ferreira

Mariana Batista Morais

Érika Matheus Cunha

Flavia Fernandes de Morais

Joaquim Felipe Oliveira e Silva

Luana Dias

Natália Fernandes

Marcos Rafael Costa Belfort