Em comemoração aos 60 anos de Brasília, o Decanato de Extensão (DEX/UnB) A Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) foi uma das unidades contempladas. O objetivo principal da proposta é analisar os impactos e envolvimentos da UnB na Capital Federal, dentro dos 60 anos de história. A proposta da FS, diante do programa, é reconhecer o papel fundamental da faculdade para a construção e o amparo do SUS no Distrito Federal (DF), com a contribuição dos cursos de Nutrição (NUT/UnB), Farmácia (FAR/UnB) e Saúde Coletiva (DSC/UnB). Por meio disso, o projeto trabalha em três linhas de ações: Promovendo a cultura de direitos junto a comunidades agroecológicas; compartilhando evidências e empoderando usuários para o acesso e uso racional de medicamentos; e, revisitando a história de inserção e contribuições da FS no SUS. Os professores proponentes de cada linha de ação são Anelise R. Oliveira, Rafael S. Santana e Ana Valéria M. Mendonça, respectivamente. Todas as propostas propõem a inserção da comunidade acadêmica e externa à UnB, tudo isso mediado pelas mídias sociais, fazendo o uso de tecnologias e linguagem acessíveis. O Instagram é o principal veículo do impacto dos projetos. Os perfis que dão cara e representam as propostas são: @multiplicassan, @farmaciaem1minuto e @ecos.fs. O isolamento vivenciado nos últimos meses nunca foi social, mas apenas físico e, nesse sentido, a FS busca, a cada dia informar e aproximar a coletividade da universidade, nunca se limitando ao campus, mas, querendo tornar a sociedade um público participante das nossas atividades. Conheça um pouco de cada uma das propostas do projeto:
Proponente: Anelise Rizzolo de Oliveira E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O intuito da proposta é de impacto agroecológico tendo, como plano de público os campesinos das Comunidades Agroecológicas de Brazlândia-DF.O programa está alicerçado no ideal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo a capacitação desses trabalhadores e a propagação de ideais de direitos alimentares garantidos, buscando envolver sempre a comunidade acadêmica com a sociedade. Parceria: Vinculado ao Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) – MultiplicaSSAN Participantes: Ana Clara Silva de Souza, Karine Melo do Nascimento, Janayna Oliveira Moura, Raquel Pedruzzi, Mayra Fernandes Xavier, Júlia Lage Maia de Moraes e a Professora Anelise Rizzolo de Oliveira são as colaboradoras da proposta. Sobre a proposta: Instagram @multiplicassan e pelo site, multiplicassan.wixsite.com/multiplica
Proponente: Rafael Santos Santana E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O objetivo da proposta é apresentar e tornar acessível informações e evidências científicas sobre o correto uso de medicamentos. Os conteúdos elaborados em formato de vídeos curtos (1 minuto) focam no processo de autocuidado dos usuários do SUS, mas também podem ser utilizados por acadêmicos e profissionais de saúde como ferramentas de mediação nos processos de educação em saúde. Os temas são variados e englobam informações sobre o acesso a medicamentos no SUS, orientações de utilização adequada, destaque de evidências científicas e combate a desinformação em saúde (Fake News). Participantes: Acadêmicas Emmanuely Nunes Costa, Giulia Rafaela Passos Oliveira, Jéssica Weschenfelder Ferreira, Mariana Batista Morais e Professor Rafael Santana Sobre a proposta: Instagram: @farmaciaem1minuto; canal do Youtube: Farmácia em 1 minuto; Facebook: @farmaciaem1minuto; grupo via Telegram: @farmaciaem1minuto e Tiktok: farmaciaem1minuto. Os veículos podem ser acessados facilmente pelo link: linktr.ee/farmaciaem1minuto.
Proponente: Ana Valéria Machado Mendonça E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O projeto visa investigar a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da atuação direta e/ou indireta de pessoas estratégicas do campo da saúde junto ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UnB) e que vivenciaram e/ou foram determinantes neste processo. Fazendo-se, assim, uma revisão documental que contemple e impacte a sociedade acadêmica e externa. Participantes: Érika Matheus Cunha, Flavia Fernandes de Morais, Joaquim Felipe Oliveira e Silva, Luana Dias, Natália Fernandes, Marcos Rafael Costa Belfort e Professora Ana Valéria Machado Mendonça. O projeto começará a ser executado no mês de setembro.
|