Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade de Brasília (UnB) entrou em funcionamento em agosto de 2011, oferecendo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com conceito inicial 4 pela Comissão de Avaliação da Área de Farmácia da CAPES. Desde então, o Programa tem se consolidado e manteve sua boa nota nas últimas avaliações quadrienais da CAPES. É hoje o único Programa de Pós-Graduação stricto sensu na área de Farmácia do Distrito Federal, com importante papel na formação de recursos humanos especializados. De fato, o PPGCF já formou mais de 100 alunos que hoje atuam tanto na academia, como em serviços públicos e privados de saúde, indústrias farmacêuticas, em ministérios e em agências regulatórias federais.

Objetivos

O PPGCF da UNB tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos do conhecimento das Ciências Farmacêuticas, por meio do aperfeiçoamento da formação adquirida nos cursos de graduação, para formação de Mestres e Doutores.

O Programa visa a atender aos profissionais farmacêuticos e profissionais de áreas afins, como química, biologia, nutrição, ciências biomédicas, medicina, veterinária, entre outras, para atualização e formação científica nas diversas áreas de pesquisa englobadas dentro das Ciências Farmacêuticas. Procura promover a formação de profissionais éticos e com senso crítico, incentivar a pesquisa científica e ampliar o número de profissionais qualificados na área das Ciências Farmacêuticas.