Go to the content
or

Full screen

Pós-Graduação em Ciências da Saúde

May 14, 2017 20:21 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.
Viewed 380 times
Translations

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) foi criado em 1995 com o objetivo de aglutinar o número pequeno de pesquisadores reunindo assim a massa crítica existente na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília em um único programa. Completados 22 anos de sua criação, não resta nenhuma dúvida da grande contribuição desse Programa para a sociedade brasileira, seja na formação de recursos humanos, pelos avanços científicos que foram obtidos, pela melhoria da produção intelectual, não somente para a Faculdade de Ciências da Saúde, onde surgiu, mas também para as outras unidades da Universidade de Brasília.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificado, para o exercício das atividades de ensino e pesquisa nos campos do conhecimento das Ciências Saúde independente e com conhecimento científico teórico-prático consolidado. Além de:

  1. Promover a formação de profissionais éticos e com senso crítico científico de forma melhor qualificar profissionais da área das Ciências da Saúde.
  2. Reunir massa crítica de professores, pesquisadores e alunos de diversas áreas do conhecimento para contribuir com o avanço científico e tecnológico do país, particularmente da região Centro-Oeste.
  3. Gerar conhecimentos de alta qualidade com relevância para a sociedade.
  4. Gerar novos produtos, patentes e processos de produção para o setor produtivo do país.
  5. Contribuir de forma significativa para a capacitação de recursos humanos na região Centro-Oeste.
  6. Desenvolver pesquisa de forma multi e interdisciplinar.
  7. Que seus egressos estejam aptos a contribuir para o ensino, pesquisa e extensão, nas universidades públicas e privadas, nos institutos de pesquisa e órgãos governamentais municipais, distritais, estaduais e federais.
  8. Proporcionar condições teórico-práticas para o desenvolvimento de pesquisas na área de Saúde, por meio da oferta regular de disciplinas teóricas e práticas;
  9. Fornecer condições teórico-práticas para o desenvolvimento de pesquisas em Saúde;
  10. Estimular o desenvolvimento do espírito crítico dos discentes como missão a formação de profissionais éticos, comprometidos e com competência e independência científica em na área de Saúde.
  11. Promover a participação de orientadores e discentes do Programa em eventos científicos nacionais e internacionais;
  12. Promover a internacionalização do programa por: estimular docentes e discentes a realizarem treinamentos no exterior; favorecer o estabelecimento de novas colaborações científicas internacionais com grupos de pesquisa de excelência que possam ensinar novas tecnologia aos alunos; convidar a vinda ao Brasil de pesquisadores estrangeiros.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde já formou 1.337 alunos de pós-graduação (939 mestres e 398 doutores) de várias regiões do país, principalmente da região Centro-Oeste e Norte. Esses egressos passam a atuar profissionalmente em vários setores de saúde, pesquisa e educação como.

Os alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde deverão integralizar um mínimo de 20 (vinte) e 24 (vinte e quatro) créditos respectivamente, assim distribuídos:

  • Mestrado: o aluno deverá cursar 20 (vinte) créditos, dos quais 12 (doze) deverão ser cursados em disciplinas do tronco comum e 8 (oito) créditos poderão ser cursados em disciplinas optativas da área de concentração e/ou do domínio conexo;

  • Doutorado: o aluno deverá cursar 24 (vinte e quatro) créditos, dos quais 12 (doze) deverão ser cursados em disciplinas do tronco comum e 12 (doze) créditos poderão ser cursados em disciplinas optativas da área de concentração e/ou do domínio conexo;

Missão

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) tem como missão a formação de profissionais éticos, comprometidos e com competência e independência científica em na área de Saúde.

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde é multiprofissional contando com médicos, farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, biólogos, químicos, veterinários, fisioterapeutas, graduados em Educação Física, sociólogos, antropólogos e assistentes sociais.