EAD Faculdade de Ciências da Saúde

Cuidar é mais do que dispensar tempo e atenção a alguém. Tratar um doente envolve métodos e técnicas que vão além da caridade e da doação. É o caso do enfermeiro, um profissional que estuda, especializa-se nas mais diferentes áreas de atuação em Saúde, como por exemplo, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Oncológica, Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem; entre outras; e exercita diariamente a capacidade de ouvir e falar com pacientes, familiares e equipe multiprofissional em saúde, além de possuir habilidades administrativas e gerenciais dos serviços de Saúde.

Os enfermeiros de hoje devem estar aptos a elaborar hipóteses clínicas, ter raciocínio clínico, saber elaborar diagnósticos de enfermagem, fazer planejamento de cuidados a pacientes assistidos em diversos ambientes, desde o hospital até o domicílio. Assim o Curso de Graduação em Enfermagem, prepara profissionais voltados para o mercado de trabalho na área de Saúde, que tem como objetivos oferecer o cuidado como ciência e garantir promoção, prevenção e reabilitação em saúde a indivíduos saudáveis e doentes. Algumas disciplinas tem alta relação com o curso de Enfermagem, como a Biologia e Química, bem como as da área das Ciências Humanas, como, por exemplo, a Antropologia e Sociologia.

 A Enfermagem por ser uma profissão que tem essencialmente como “objeto” de trabalho as pessoas, o enfermeiro deve ter um amplo preparo para saber lidar com situações técnicas de saúde e de relacionamento humano.

Diferencial do curso
O profissional enfermeiro formado na UnB, tem inúmeras oportunidades práticas, de ensino, pesquisa e extensão, durante sua formação nos cinco anos da graduação. Além disto, o ambiente acadêmico favorece novas perspectivas para o acadêmico de enfermagem, se especializar e fazer sua pós-graduação na UnB.