EAD Faculdade de Ciências da Saúde

O Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (PPGEnf/UnB) foi criado para atender as necessidades de formação qualificada no Distrito Federal e na Região Centro-Oeste. Paralelamente a isso, a consolidação do programa visa à ampliação e ao desenvolvimento do curso de graduação em enfermagem, bem como a expansão no processo de formação de recursos humanos para o fortalecimento da pesquisa, do ensino e do trabalho no campo da enfermagem e da saúde.

Considerando esses pressupostos, o PPGEnf tem como objetivo formar mestres e doutores de excelência que sejam capazes de produzir e difundir conhecimentos científicos avançados na área de saúde e enfermagem.

Para alcançar o objetivo proposto foram definidos os seguintes perfis para os egressos:

1. Perfil do Doutor: profissional altamente qualificado para inserir-se no contexto do ensino, da pesquisa e da inovação tecnológica no campo da saúde e enfermagem.

2. Perfil do mestre: profissional qualificado para atuar no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços na área da saúde e enfermagem.

O programa possui uma área de concentração denominada Políticas, Práticas e Cuidado em Saúde e Enfermagem, com a seguinte ementa: Tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas das políticas públicas de saúde, tendo por finalidade a conquista da equidade e a redução das desigualdades sociais, a fim de possibilitar a melhoria das condições e qualidade de vida. Nessa perspectiva, o entendimento das práticas de saúde, como expressão do social no enfrentamento dos problemas de saúde-doença em cada contexto e as suas relações na produção do cuidado em saúde e enfermagem.