EAD Faculdade de Ciências da Saúde

A vida moderna e o aumento da expectativa de vida levaram ao surgimento de novas necessidades. Hoje, comer bem e praticar exercícios físicos não são mais luxo e, sim, questão de saúde. A preocupação com o corpo e a mente deu impulso para áreas como a Nutrição. Esse profissional estuda a interação dos alimentos no corpo humano, verificando de que modo as substâncias são metabolizadas e que efeito produzem no organismo.

Perfil
Quem tem facilidade em Química e Biologia pode se dar bem no curso. Porém, é recomendável que o interessado tenha afinidade com os alimentos. Ninguém precisa ser um chefe de cozinha para fazer a graduação, mas é importante conhecer as diferentes matérias-primas dos pratos. Esse conhecimento será útil para quando, por exemplo, o nutricionista quiser indicar alternativas de ingredientes para uma dieta.

Mercado de Trabalho
A profissão tem três campos tradicionais de atuação: a Clínica, a Social e a gestão de unidades de alimentação. Porém, o nutricionista precisa estar pronto para se adaptar a novas oportunidades. É o caso da nutrição esportiva, em que o profissional atua em clubes, academias ou diretamente com os atletas. Outra alternativa é a consultoria, em que o nutricionista prepara estabelecimentos e funcionários para se encaixarem nas normas da vigilância sanitária. No setor público, o trabalho concentra-se no desenvolvimento de políticas públicas alimentares.

O curso na UnB
Ao longo dos semestres, os alunos recebem formação generalista, que prepara para as diversas necessidades do mercado. O currículo oferece disciplinas voltadas especialmente para as áreas da nutrição em expansão. Exemplo disso são as matérias que lidam com a nutrição geriátrica ou a obesidade infantil. Nos semestre finais, todos os estudantes devem passar por um ano de estágio obrigatório, sempre no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em um restaurante e em um ambulatório.

Infraestrutura
Por ser um curso com grande carga de aulas práticas, os alunos têm acesso a diversos laboratórios onde podem observar o processamento de alimentos. Entre as mais modernas estão as unidades de Bioquímica, Técnica Dietética, Avaliação Nutricional e Análise de Alimentos. O departamento de Nutrição também realiza projetos de extensão, como a Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis e o banco de receitas modificadas.