Go to the content
or

Full screen

Enfermagem: Ligas Acadêmicas

June 1, 2017 17:12 , by Vanessa de Andrade Soares - | No one following this article yet.
Viewed 165 times

Liga pediatria

Ementa: A Liga Acadêmica de Pediatria em Saúde (LAPS) permeia a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em saúde da criança e do adolescente e fortalece a interação entre estudantes, profissionais, universidade e comunidade. Congrega ações de natureza política, técnica, educativa, científica, cultural e social. Tem-se como pressupostos teóricos e filosóficos a atenção humanizada, o cuidado integral, culturalmente competente e centrado na família. Adota-se a abordagem integrada ao desenvolvimento e às experiências de saúde e doença. Assim têm-se como objetivos específicos e metas a serem alcançadas: (1) aprofundar conhecimentos teóricos, práticos e interacionais sobre saúde e cuidado da criança, do adolescente e da família, sob a perspectiva de modelos que focalizem a integralidade, a abordagem centrada na família, as experiências humanas e que se articulem às diretrizes políticas do Sistema Único de Saúde; (2) contribuir para a formação profissional no que se refere ao desenvolvimento de competências críticas, reflexivas, criativas, sociais e humanitárias que, consequentemente, contribuam para a integralidade do cuidado em pediatria; (3) produzir e compartilhar conhecimentos na área de saúde e cuidado de crianças, adolescentes e famílias; (4) contribuir para a “tradução” do conhecimento científico para uma linguagem acessível à sociedade e facilitar a transferência e a incorporação às políticas públicas e às práticas profissionais; (5) contribuir para o atendimento das demandas de saúde e sociais da população, aplicando conhecimentos e tecnologias de cuidado à proteção; ao tratamento, reabilitação ou cura; e à promoção da saúde e do potencial de desenvolvimento infanto-juvenil.

Estes objetivos serão contemplados nas seguintes atividades de ação contínua: educação em saúde da criança e do adolescente com foco na família e na comunidade; pesquisa em saúde da criança e do adolescente; apoio ao crescimento e desenvolvimento saudável, com foco no neonato, na criança, no adolescente e na família; apoio ao enfrentamento da doença e da hospitalização com foco na criança, no adolescente e na família; apoio ao enfrentamento e adaptação às condições crônicas e necessidades especiais de cuidado em saúde com foco na criança, no adolescente e na família; apoio social às crianças e adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e divulgação científica e cultural.

Coodernação:   Profª. Drª. Aline Oliveira Silveira ( alinesilveira@unb.br)

 Profª. Drª. Gisele Martins ( gmartins@unb.br)

 

Contatos da LAPS:

E-mail: laps.enf.unb@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/groups/497128480383261/


 

 

 

Ementa: Trata-se de um Programa de Extensão que propicia a complementação da formação discente por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à discussão e apresentação de artigos, seminários e debates acerca do câncer, no que concerne à fisiopatologia e epidemiologia da doença, tipos de câncer, tratamentos e assistência, bem como a atuação da equipe multidisciplinar. Envolve também a orientação de pacientes sobre prevenção do câncer e, por intermédio de projetos de extensão, a realização de consultas de enfermagem aos pacientes submetidos à teleterapia, braquiterapia e quimioterapia. Para os discentes, este programa se constitui em uma rica oportunidade para o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa, planejamento e desenvolvimento de ações de educação em saúde em âmbito multi e interdisciplinar, e assistência de enfermagem específica para esse tipo de clientela.

 Os Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEAC), vinculados ao Programa da LCC são:

- Ambulatório de Consulta de Enfermagem em Radioterapia

- Ambulatório de Consulta de Enfermagem em Quimioterapia

- Ambulatório de Ferida Tumoral

- Ambuilatório de Cateter Venoso de Longa Permanência

 

Coordenadoras: Profª. Drª. Paula Elaine Diniz dos Reis

                          Profª. Drª. Christiane Inocêncio Vasques

Email:  ligadocancerunb@gmail.com 


 

Ementa: A Liga de Humanização do Parto e Nascimento (LHPN) tem como eixo norteador a humanização da assistência obstétrica e neonatal para o alcance da Maternidade Segura, por meio da formação de profissionais críticos, reflexivos e sensibilizados com o tema. Fundamenta-se nas boas práticas em saúde (práticas baseadas em evidências científicas) e na multi/interdisciplinaridade.

Suas programação contempla o tripé da Universidade, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, além de atuar na formação de profissionais sensibilizados com o tema, a LHPN propõe a capacitação dos profissionais em serviço, oferecimento de uma assistência humanizada e segura às gestantes, parturientes e suas famílias e a produção de conhecimentos científicos a partir das experiências vivenciadas.

É dirigida a estudantes de enfermagem, medicina, nutrição, psicologia, odontologia, ciências sociais e saúde coletiva da UNB.

É esperado que a LHPN desperte nos estudantes, profissionais e comunidade a necessidade de se buscar alternativas ao modelo tecnocrático vigente de assistência às mulheres na sua gestação e parto, incorporando as evidências científicas atuais e a humanização dos serviços e profissionais como estratégias para o alcance da Maternidade Segura e redução dos coeficientes de morbimortalidade materna e neonatal.

Coordenadora: Profª. Drª. Silvéria Santos