Go to the content
or

 Go back to lab
Full screen

Laboratórios

November 16, 2018 12:14 , by João Vitor Souza Rezende - | No one following this article yet.
Viewed 355 times

 INFRAESTRUTURA LABORATORIAL DO CURSO NUTRIÇÃO

Em seu conjunto os laboratórios buscam proporcionar excelência no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a natureza dos objetos de estudo e os riscos de acidentes nas práticas, há normas de funcionamento, utilização e segurança estabelecidas para assegurar a integridade de alunos, docentes e funcionários, bem como manutenção adequada das instalações e equipamentos. Em geral, esses laboratórios didáticos têm espaço suficiente para atender com qualidade, no mínimo, 20 alunos/turma. Nos laboratórios que usam ferramentas de ampliação, há acesso a equipamento individual (microscópios, lupas, bancadas etc.) de adequada qualidade. Os ambientes de laboratório são utilizados para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O curso de Nutrição da UnB utiliza 13 laboratórios didáticos multi e interdisciplinares:


 

Laboratório de Parasitologia

O laboratório de parasitologia é localizado na Faculdade de Ciências da saúde e vinculado ao Departamento de Medicina. Atende aos alunos da graduação em Nutrição na disciplina de Parasitologia e recebe alunos de monitoria.


 

Laboratório de Patologia

O laboratório de patologia é localizado na Faculdade de Ciências da saúde e vinculado ao Departamento de Medicina. Atende aos alunos da graduação em Nutrição na disciplina de Parasitologia e recebe alunos de monitoria.


 

Laboratório de Microbiologia

O laboratório de microbiologia é localizado no ICC e vinculado ao Instituto de Biologia. Atende aos alunos da graduação em Nutrição na disciplina de microbiologia e recebe alunos de monitoria e para pesquisa.


 

Laboratório de Biologia Molecular

O laboratório de Biologia Molecular é localizado no Instituto de Biologia e conta com uma ampla estrutura para a pesquisa e ensino. Dentre os equipamentos disponíveis podemos citar: pHmetros, balanças, agitadores, estufas, shakers, espectrofotômetro, citômetro de fluxo, centrifugas, autoclaves, freezers e geladeiras, máquinas de PCR, equipamentos para realizar eletroforese de ácidos nucleicos e proteínas. Neste ambiente os alunos de Nutrição podem e têm cursado disciplinas de estágio em Bioquímica e Biologia Molecular onde aprendem os princípios científicos, a ler artigos científicos e têm contato com os grupos de pesquisa.


 Laboratório de Bioquímica e Biofísica

O laboratório de bioquímica e biofísica é localizado Instituto de Biologia. No Laboratório de Bioquímica e Biofísica, os alunos do primeiro semestre do curso de Nutrição da UnB têm o primeiro contato com um laboratório e suas normas e procedimentos de segurança. Aprendem a reconhecer e utilizar as vidrarias (beckers, pipetas, Erlenmeyers, etc) e equipamentos como pHmetro, banhos térmicos, espectrofotômetro. Os alunos também aprendem a fazer todos os cálculos necessários para a pesagem e diluição de amostras, e os procedimentos corretos para preparar amostras em qualquer concentração, e também executam a pesagem e preparo de diversas soluções. Entre os ensaios executados, podem ser citados a análise qualitativa de proteínas, aminoácidos e carboidratos, e ensaios enzimáticos simples. Os alunos são instruídos a produzir e analisar os dados obtidos em laboratório e aprendem a como apresentar os resultados na forma de relatório.


 Laboratório de Histologia

O laboratório de histologia é localizado no Instituto de Biologia. Atende aos alunos da graduação em Nutrição na disciplina de histologia e recebe alunos de monitoria e para pesquisa.


 Laboratório de Higiene dos Alimentos

O Laboratório de Higiene dos Alimentos, localizado no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde, é vinculado ao Departamento de Nutrição da UnB. Atende aos estudantes do curso de Nutrição e demais estudantes interessados em realizar atividades na área. O local funciona para realização e preparação dos materiais utilizados nas aulas práticas das disciplinas de Higiene dos Alimentos I e II. As aulas práticas de Higiene dos Alimentos II e atividades de pesquisa das disciplinas de TCC I e II, estágio complementar e estágio supervisionado em Gestão da Produção de Refeições também são realizadas no local. Ainda como atividades de graduação são realizadas pesquisas que envolvem estudantes do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e atividades de extensão para a comunidade, como Universidades de Portas Abertas e oficinas de Higiene dos Alimentos. Os procedimentos e práticas adotados no laboratório objetivam monitoramento da qualidade microbiológica de alimentos, com foco em higiene, adequação a padrões microbiológicos legais de alimentos e áreas, avaliação dos manipuladores de alimentos e desenvolvimento de processos biotecnológicos que necessitem da avaliação da cinética de crescimento microbiano, como avaliação da viabilidade de probióticos em fontes convencionais e não–convencionais de alimentos, conforme metodologia indicada por organismos internacionais e legislação brasileira.


 Laboratório de Técnica dietética

O laboratório de Técnica dietética da Universidade de Brasília pertence ao Departamento de Nutrição. É um espaço destinado às aulas práticas do curso de graduação em Nutrição e ao desenvolvimento de projetos de pós-graduação com a finalidade de apresentar, demonstrar e discutir os alimentos e os efeitos que esses exercem no organismo após os diferentes tipos de processamento. Na graduação este laboratório é utilizado para as disciplinas de Técnica dietética I e II; Gastronomia e Nutrição; TCCs I e II; Estágio complementar; Análise Sensorial de Alimentos; Nutrição no curso da vida. O laboratório de Técnica Dietética apóia outras disciplinas, como Higiene dos Alimentos I e II, Tecnologia de Alimentos e Fundamentos de Ciências de Alimentos, como cenário das atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão. Também é utilizado nos projetos de extensão para realização de oficinas e pesquisa de iniciação científica. São realizadas atividades como processamento de amostras de alimentos, testes e desenvolvimento de novos produtos e análise sensorial. O laboratório é composto por seis áreas de trabalho com fogões, forno combinado, exaustores, ar condicionado e outros eletrodomésticos e utensílios de suporte para as aulas e pesquisas. Todos os equipamentos do laboratório de técnica dietética são utilizados nas aulas, oficinas e pesquisas para determinação dos efeitos dos diferentes tipos de processamentos e armazenamentos sobre a qualidade do alimento. Anualmente são oferecidas oficinas para pacientes celíacos, diabéticos, bem como oficinas de alimentação saudável, culinária saudável e alimentação na infância. Contamos com a parceria da Associação de Celíacos do Distrito Federal e do Projeto Doce desafio da UnB. Atualmente, o Laboratório conta com a coordenação de duas docentes do quadro permanente de professores do Departamento de Nutrição; uma nutricionista; uma estagiária e dois funcionários.

 Link para : https://fs.unb.br/nutricao/laboratorios/tecdie/


 Laboratório de Avaliação Nutricional  

O Laboratório de Avaliação Nutricional (LAN) está localizado na Faculdade de Saúde (FS). Conta com equipamentos de avaliação nutricional antropométrica como balanças de plataforma (mecânica e digital), balanças pediátricas (mecânica e digital), bioimpedância elétrica, antropômetros, infantômetros, adipômetros, paquímetro e fitas antropométricas inelásticas. Dispõe ainda de glicosímetros e dois hemoglobinômetros. Conta em sua infraestrutura de móveis como armários e bancadas, além de computadores e impressoras. O Laboratório dá suporte à disciplina Avaliação Nutricional (Código: 176117), com a realização de aulas práticas de medidas antropométricas (peso, estatura, comprimento, circunferências, dobras cutâneas), além de proporcionar o treinamento para qualquer estudante de nutrição e cursos da saúde nas técnicas de medidas antropométricas, de acordo com a demanda espontânea desse público. Ademais, o laboratório dá apoio ao estágio obrigatório tanto nas disciplinas da área de social e clínica quanto naquelas da gestão da produção de alimentos, por meio do empréstimo de equipamentos para realização de ações de avaliação nutricional de indivíduos e/ou coletividades, a exemplo de pacientes hospitalizados, comensais de restaurantes coletivos e escolares. Disciplinas do curso de graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia, a exemplo da disciplina Epidemiologia Descritiva, também são apoiadas pelo laboratório por meio do empréstimo de equipamentos de avaliação antropométrica.

O LAN também apoia o diagnóstico de coletividades, a exemplo de escolares da região Leste (crianças e adolescentes). Tem o objetivo de identificar possíveis distúrbios de ordem nutricional para subsidiar intervenções de natureza educativa para a adoção de hábitos alimentares saudáveis com repercussões positivas na promoção da saúde e prevenção de doenças. Ademais, permite a formação dos estudantes do curso de Nutrição da UNB com base no cenário real de práticas na rede SUS (Sistema único de Saúde. Ademais, o LAN dá suporte ao desenvolvimento de pesquisas por meio do empréstimo de equipamentos e também do uso do espaço para a coleta de dados antropométricos e bioquímicos. O laboratório participa da realização de ações de extensão a exemplo da avaliação nutricional de estudantes da rede pública e da comunidade acadêmica da UNB durante a Semana de Extensão Universitária. Além do diagnóstico nutricional, desenvolve ações de educação nutricional para promoção da alimentação adequada e saudável. Finalmente, o laboratório de avaliação nutricional apoia ações de instituições externas com empréstimo de equipamentos de avaliação nutricional antropométrica e bioquímica além do uso das instalações para a realização de avaliações nutricionais. Dentre as instituições que têm solicitado tal apoio podem ser citadas o IBAMA e a Secretaria de Saúde do DF.


 Laboratório de Bioquímica da Nutrição

O laboratório de bioquímica da Nutrição é localizado no Núcleo de Nutrição. Esse laboratório conta com dois grandes laboratórios destinados a realização de experimentos na área de bioquímica da nutrição e análise de alimentos. As técnicas utilizadas são: dosagem de RNA utilizando equipamento PCR em tempo real; dosagem de proteínas, atividade enzimática, danos a biomoléculas, atividade antioxidante em espectrofotômetro e espectrofluorímetro; determinação da quantidade de proteínas em aparelho de eletroforese e aparelho de eletrotransferência; quantificação e identificação de compostos fenólicos e vitaminas em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detectores UV/visível, fluorescência, arranjo fotodi-iodo; determinação de ácidos graxos em cromatografia gasosa com detector por ionização de chama; determinação de minerais em Espectrômetro de Emissão Atômica; quantificação de proteínas em leitora de placas ELISA; conservação de amostras biológicas e alimentos em freezers -80C; digestão de amostras em forno micro-ondas industrial. No laboratório de Bioquímica da Nutrição existem três outros ambientes destinados à elaboração de preparação ou bebidas a serem consumidas por voluntários das pesquisas, área de coleta de sangue para determinação de curva glicêmica e testes de esforço físico, área de computadores equipados com os softwares de análise consumo: Nutrition Data System for Research - NDSR, Multiple Source Method - MSM, Statistical Analysis System - SAS e macros. Compõem esse laboratório uma sala para experimentação com seres humanos, quatro salas de professores, uma sala de reuniões e duas salas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação. Este laboratório atende as necessidades de docentes e discentes no curso de Nutrição em relação à pesquisa (iniciação científica) e disciplinas de graduação de TCC e estágio complementar em nutrição.


 Laboratório de Qualidade de Alimentos

O laboratório de Qualidade de Alimentos desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão  relacionadas ao processamento de alimentos e caracterização física, química e nutricional das matérias-primas e produtos. Possui equipamentos para análise de composição centesimal,  vitaminas, minerais, compostos fenólicos, atividade antioxidante in vitro e propriedades mecânicas de alimentos. Neste laboratório, são instalados os equipamentos aprovados em projetos de pesquisa e solicitados via Capes Pro Equipamentos e CTINFRA, como liofilizador, HPLC_DAD RI, LS-MS e Texturômetro TAX-TPLUS. As disciplinas que utilizam dessas instalações são: (i) Fundamentos das Ciências dos Alimentos; (ii) Análise Sensorial de Alimentos; (iii) TCC I e II; (iv) Estágio complementar; (v)Fundamentos de Análise de Alimentos.


 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição

O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN) está localizado na Faculdade de Ciências da Saúde e as linhas de trabalho envolvem: sistemas de políticas públicas: implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e expansão e qualificação da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde; promoção da alimentação adequada e saudável por meio da estruturação de ações de EAN em nível nacional, do ponto de vista teórico-conceitual, metodológico e de organização no nível do território, medidas regulatórias e monitoramento de estratégias de marketing de alimentos. O OPSAN conta com uma equipe de profissionais e instalações adequadas para o desenvolvimento de suas ações (sala, computadores, acesso a internet). O OPSAN tem oferecido vagas para iniciação científica, disciplinas de estágio complementar e TCCs do curso de nutrição, estágio extracurricular e linhas de pesquisa para mestrado e doutorado.  Na disciplina de Educação Nutricional o OPSAN oferece oficinas de desenvolvimento de estratégias e recursos educacionais


 Laboratório de Nutrição clínica e metabolismo (LANUC)

O LANUC possui estrutura física e equipamentos que permitem realizar medidas de composição corporal, avaliação metabólica e clínico-nutricional. Para realizar essas medidas o laboratório conta com aparelho de bioimpedância multifrequencial para determinação do percentual de massa magra e massa gorda, balança para determinação do peso, estadiômetro para determinação da altura,  adipômetro para medida de pregas cutâneas, aparelho de força de pressão palmar para estimativa de força muscular, calorímetro Vmax para avaliação da taxa de metabolismo basal, além de estrutura com maca, mesa para atendimento e uma copa para lanches. Neste laboratório são realizadas pesquisas clínicas, da criança ao idoso, com pessoas sadias ou com doenças crônicas. Esse laboratório atende as necessidades de diversos docentes permanentes, pós-graduandos e alunos de iniciação científica, da linha de pesquisa Nutrição e Saúde: dos indivíduos às coletividades.