Go to the content
or

Full screen

Projetos de Extensão

May 7, 2017 0:14 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.
Viewed 2025 times

CASA – Centro de Alimentação Saudável 


Resumo do Projeto

O CASA – Centro de Alimentação Saudável é um projeto de extensão de ação contínua, desenvolvido desde 2004 pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Sua proposta é realizar atividades de educação alimentar e nutricional para a população em geral, desenvolvendo e participando de cursos, feiras, exposições, apresentações e programas de qualidade de vida do trabalhador que visem à promoção da alimentação saudável.

Professores Participantes

Profa. Dra. Natacha Toral (coordenadora)

Profa. Dra. Raquel Botelho

Quantidade de Alunos Participantes

Variável a cada semestre

Atividades Desenvolvidas

Atendendo a demandas externas da comunidade em geral, o CASA realiza atividades de avaliação nutricional, orientações gerais sobre alimentação saudável, exposições sobre de leitura correta de rótulos, apresentações sobre o teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos, e sobre o teor de álcool em bebidas, além de oficinas culinárias e orientações sobre opções adequadas de lanches. O CASA ainda divulga textos informativos sobre alimentação saudável.

Através de parcerias com várias instituições, o CASA atua estabelecendo uma relação dinâmica entre a universidade e a comunidade. O projeto proporciona uma formação mais abrangente aos alunos extensionistas e uma aproximação destes com os professores e a comunidade. Logo, todos ganham em conhecimento e experiência. Atualmente, o CASA conta com a participação de quatro alunas de graduação em Nutrição e duas professoras do Departamento de Nutrição como coordenadoras. 

Periodicidade do Processo Seletivo

Semestral

Contato do Responsável pelo Projeto

 Profa. Dra. Natacha Toral  - Email:  natachatoral@hotmail.com 

Investigando a Qualidade higiênico-sanitária das preparações ofertadas pelos restaurantes universitários da Universidade de Brasília


Resumo do Projeto

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são consideradas o maior problema de saúde pública no mundo contemporâneo pela possível abrangência de disseminação devido ao número de refeições realizadas fora de casa atualmente. No Brasil, estima-se que os estabelecimentos que produzem alimentos sejam responsáveis por mais de 50% dos surtos de toxinfecções alimentares de origem bacteriana. Levando em consideração que os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes com relação à sua alimentação.

Coordenador do Projeto

Profa. Dra. Verônica Cortez Ginani

Quantidade de Alunos Participantes

2

Atividades Desenvolvidas

- Coleta de amostras

- Ensaios Microbiológicos

- Compilação dos dados e análise estatística

- Redação dos relatórios

Periodicidade do Processo Seletivo

Semestral

Contato do Responsável pelo Projeto

 Profa. Dra. Verônica Cortez Ginani Email:   vcginani@gmail.com

Telefone:  3107-1795

 

Cozinhar faz bem: oficinas de culinária em alimentação e Nutrição


Resumo do Projeto

As oficinas de culinária são estratégias de educação nutricional que fornecem ferramentas práticas de orientação dietética, por meio do contato propiciado com o alimento durante a sua execução, tornando o indivíduo e o grupo capacitados para selecionar e preparar os alimentos da forma mais adequada às necessidades. Assim, este projeto visa: realizar oficinas de culinária para a comunidade externa, visando aprimorar os conhecimentos em alimentação e nutrição da população por meio da prática culinária e dietética de preparações saborosas e saudáveis; analisar sensorialmente as preparações elaboradas, por meio de teste de aceitabilidade com os participantes; capacitar os participantes a fazerem melhores escolhas alimentares baseadas em evidências, assim como preparar refeições que valorizem esses alimentos. 

Professores Participantes

Profa. Dra. Renata Puppin Zandonadi (coordenadora)

Profa. Dra. Raquel B. A. Botelho

Profa. Dra. Verônica C. Ginani

Quantidade de Alunos Participantes

12

Atividades Desenvolvidas

O projeto consiste na realização de oficinas de culinária para a comunidade de acordo com o tema específico de cada uma. Elas são realizadas no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade de Brasília. As receitas das oficinas são previamente testadas e selecionadas pelas alunas de acordo com os objetivos propostos. As inscrições para cada oficina são realizadas com 3 semanas de antecedência de cada, havendo número de vagas máxima de inscritos por oficina. O tempo previsto para cada oficina depende do objetivo de cada uma, tendo um tempo mínimo de 04 horas (1 dia) e máximo de 16 horas (2 dias). Para a realização das oficinas será elaborado material didático pertinente ao conteúdo a ser abordado que possibilitará a reprodução da metodologia adotada pelos participantes. Desta forma, pretende-se que os participantes sejam multiplicadores em seus locais de atuação, contando com o apoio técnico-científico necessário para a atividade.

As oficinas são ações que aliam os conhecimentos teóricos de nutrição, principalmente das disciplinas Técnica Dietética 1 e 2, ao processo de educação nutricional para a comunidade. Essa ação é realizada por meio de aulas que propiciam uma demonstração prática e ao mesmo tempo transmite noções sobre nutrição, alimentação, hábitos alimentares, grupos e manipulação de alimentos, propiciando contato do aluno com os participantes e posterior socialização do conhecimento sob a forma de publicação científica.

Contato do Responsável pelo Projeto

 Profa. Dra. Renata Puppin Zandonadi - Email:  renatapz@unb.br

 

Efeitos da suplementação proteica e do treinamento resistido sobre o estado nutricional, metabólico e fatores associados em pacientes bariátricos no pós-operatório tardio: Ensaio clínico randomizado


Resumo do Projeto

Trata-se de ensaio clínico randomizado, placebo controlado, que visa avaliar o efeito da suplementação da proteína do soro do leite e do treinamento resistido sobre o estado nutricional, metabólico e fatores associados de pacientes bariátricos com mais de 24 meses de cirurgia. Serão avaliados aspectos relativos ao consumo alimentar, massa e força muscular, gasto energético de repouso, marcadores inflamatórios, além de parâmetros clínicos e biquiímicos ao longo do seguimento de 6 meses de intervenção.

Coordenador do Projeto

Kênia Mara Baiocchi de Carvalho

Participantes

Kênia Mara Baiocchi de Carvalho - Coordenador

Teresa Helena Macêdo da Costa- Integrante

Marina Kiyomi Ito - Integrante

Eliane Said Dutra - Integrante

Sandra Arruda - Integrante

Nathalia Marcoline Pelucio Pizato Valério - Integrante

Ricardo Moreno Lima - Integrante

Carla Maria Avesani - Integrante

Camila Cruz – Integrante

Fernando Lamarca- Integrante

Financiador(es)

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro

Contato do Responsável pelo Projeto

Kênia Mara Baiocchi de Carvalho Email:  kenia@unb.br

 

Fatores de risco cardiovascular em adolescentes


Resumo do Projeto

Objetivo deste estudo de base populacional é investigar a prevalência de doença cardiovascular, como hipertensão arterial e fatores associados, assim como comportamentos de risco e marcadores inflamatórios. É um projeto multicêntrico e a coordenação local do DF é responsável por subprojetos que envolvem estudos de acurácia de hipertensão auto-referida, associação estresse psicológico e processo inflamatório e qualidade da dieta de adolescentes.

Coordenador do Projeto

Kênia Mara Baiocchi de Carvalho

Participantes

Kenia Mara Baiocchi de Carvalho - Coordenador

Eliane Said Dutra - Integrante

Nathalia Marcoline Pelucio Pizato Valério - Integrante

Maria Natacha Toral - Integrante

Ana Carla Moreira Silva - Integrante

Vivian Siqueira - Integrante

Katia bloch - Integrante

Beatriz Schaann - Integrante

Débora Barbosa Ronca - Integrante

Financiador(es)

Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Fundo Setorial de Saúde (CT-Saúde) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Protocolos

FINEP (01090421), CNPq (565037/2010-2)

Contato do Responsável pelo Projeto

Kênia Mara Baiocchi de Carvalho Email: kenia@unb.br

 

Amamentação e saúde: uma perspectiva individual e coletiva dos processos ligados a lactogênese, composição do leite materno e bem-estar de nutrizes


Resumo do Projeto

Projeto guarda-chuva que congrega vários aspectos no tema de amamentação e lactação. O interesse na área sempre permeou a atuação em temas ligados ao apoio, pesquisa e incentivo a amamentação e benefícios para as mães e seus os bebês. Ao longo dos anos várias publicações científicas e de divulgação foram desenvolvidas sob a égide deste tema de pesquisa.

Coordenador do Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa

Participantes

Teresa Helena Macedo da Costa (Responsável)

Polyana Alves Rodrigues

Fernanda Ramos Monteiro

Lucilene Maria de Sousa

Leandro Rodrigues da Cunha

Periodicidade

2006 - Atual

Número de produções C,T & A

4

Contato do Responsável pelo Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa Email:  thmdacosta@gmail.com 

Telefone:  3107-1628

 

Unidade de atendimento nutricional ao atleta paraolímpico - Projeto UnaAtleta


Resumo do Projeto

O projeto UnaAtleta visa prestar assistência nutricional a atletas paraolímpicos e contribuir para a investigação científica e formação de especialistas em Nutrição Esportiva. O projeto visa o desenvolvimento de estratégias de conhecimento do consumo alimentar para melhorar a orientação nutricioanal do atleta com deficiência e estabelecer estratégias dietéticas que possam otimizar o desempenho físico.

Coordenador do Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa

Participantes

Teresa Helena Macedo da Costa (Responsável)

Caio Eduardo Gonçalves Reis

Alan de Carvalho Dias Ferreira

Carolina Amâncio Louly Sasaki

Periodicidade

2014 - Atual

Contato do Responsável pelo Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa Email: thmdacosta@gmail.com 

Telefone:  3107-1628

 

Inquérito de consumo alimentar e atividade física - ICA Brasília


Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa Inquérito de Consumo alimentar e Atividade física (ICA-Brasília) trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal que será baseado em dados primários de indivíduos a partir de uma amostra por conglomerados de endereços residenciais de Brasília. O projeto tem por objetivo avaliar o consumo alimentar e o padrão de atividade física na população adulta de Brasília, bem como quantificar o consumo de alimentos/suplementos (inquéritos) e de atividade física (inquéritos e acelerometria) e sua associação com o peso corporal da população; avaliar o impacto da construção de ciclovias no padrão de atividade física; e avaliar a influência do uso de suplementos alimentares no consumo de nutrientes da população.

Coordenador do Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa

Participantes

Teresa Helena Macedo da Costa (Responsável)

Raquel Braz Assunção Botelho

Hallal, P C (Pedro Curi Hallal)

Alessandra Gaspar Sousa

Lara Pereira Saraiva Leão

Periodicidade

2015 - Atual

Financiador(es)

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal-FAP-DF

Contato do Responsável pelo Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa Email: thmdacosta@gmail.com 

Telefone:  3107-1628

 

Café e metabolismo da glicose no pós exercício - Projeto CaféEx


Resumo do Projeto

Investigar os efeitos do café consumido após exercício físico intenso sobre o metabolismo da glicose.

Coordenador do Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa

Participantes

Teresa Helena Macedo da Costa (Responsável)

Caio Eduardo Gonçalves Reis

Laís Monteiro Rodrigues Loureiro

Periodicidade

2015 - Atual

Contato do Responsável pelo Projeto

Teresa Helena Macedo da Costa Email: thmdacosta@gmail.com 

Telefone:  3107-1628

 

Unidade de Atendimento Nutricional ao atleta paraolímpico


Resumo do Projeto

Projeto que se propõe a assistir nutricionalmente os paratletas de alto rendimento do Distrito Federal, visando contribuir para o melhor desempenho, na investigação científica e formação de nutricionistas na área de nutrição esportiva.

 

Professores Participantes

Profa. Dra. Teresa Helena Macedo da Costa (Coordenadora)

Prof. Dr. Caio Eduardo Gonçalves Reis

Carolina Amâncio Louly Sasaki

Periodicidade

2016 - Atual

Atividades Desenvolvidas

Os atendimentos são realizados em três dias da semana em horários pré-estabelecidos semestralmente.

O público alvo são atletas de alto rendimento do Distrito Federal encaminhados pelo CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial) ou pelos treinadores. Na primeira consulta é realizada uma anamnese onde são coletados dados socioeconômicos, antropométricos, realizando perimetria, dobras cutâneas e avaliação por bioimpedância elétrica. Também são coletados dados de consumo alimentar por meio do uso do recordatório de 24h, o qual na primeira consulta é solicitado aos atletas um registro alimentar de 3 dias e Questionário de Frequência Alimentar. Posteriormente, é avaliado o consumo no programa NDSR (Nutrition Data System Research). Além do contato na unidade, os coordenadores e estagiários realizam visitas no local de treinamento dos atletas.

Atletas de 11 modalidades (tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas, tiro com arco, natação, hipismo, halterofilismo, vela, remo, atletismo, rugby e badminton), recebem acompanhamento. Os atletas acompanhados competem em nível regional, nacional e internacional, sendo alguns atletas do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Periodicidade do Processo Seletivo

Variável de acordo com a demanda e a possibilidade de abertura de vagas nos processos seletivos da pós-graduação

Contato do Responsável pelo Projeto

Profa. Dra. Teresa Helena Macedo da Costa Email:  thmdacosta@gmail.com 

Telefone:  3107-0092

 

Curso de Formação de multiplicadores em Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e Segurança Alimentar e Nutricional – promovendo cultura de direitos!


 

Resumo do Projeto

Problematizar a percepção da Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável no contexto da promoção da cidadania para impulsionar a sua exigibilidade e a formação de multiplicadores para cultura de direitos sociais na sociedade.

Professores Participantes

Anelise Rizzolo de Oliveira (coordenadora)

Elisabetta Gioconda Lole Giovana Recine

Atividades Desenvolvidas

Trata-se de um curso de formação em segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação adequada e saudável.Utiliza abordagem com metodologias ativas e participativas para grupos. O público sujeito são professores, estudantes, profissionais de saúde, agricultores e agricultoras, merendeiras, povos e comunidades tradicionais, gestores e membros de conselhos envolvidos com o tema de políticas públicas de segurança e alimentar e nutricional - nas áreas da educação, saúde pública, assistência social, alimentação escolar, agroecologia e soberania alimentar. As turmas são semestrais e podem ter perfis variados. Pode ocorrer em parceria com outros campus da UnB.

Contato do Responsável pelo Projeto

Profa. Dra. Anelise Rizzolo Email: anelise.unb@gmail.com

site :www.fs.unb.br/opsanhttps://raisco.wordpress.com/sobre/

 

Conversas culinárias, comida e relações sociais: saberes e sabores com educação popular em alimentação e nutrição - Diálogos Universidade-Escola: parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia


 

Resumo do Projeto

Este Programa de Extensão pretende refletir, debater e experenciar a relação entre universidade-escola pública a partir da parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia. Valendo-se de um enfoque metodológico participativo e dialógico, a ação busca aprofundar as interfaces entre os espaços oficiais de formação e as práticas aprendidas e desenvolvidas no viver cotidiano da docência mediante a aproximação entre teoria-prática e o diálogo de saberes.

Busca-se, por meio do diálogo horizontal e participativo entre ambas instituições, oportunizar espaços de convivência e troca de experiências, desenvolver estudos e realizar processos formativos para docentes vinculados com as necessidades sociais, científicas e culturais voltados para professores(as), estudantes e comunidade escolar da UnB e EPNBraz.

Professores Participantes

Profa. Dra. Juliana Rochet (coordenadora)

Profa. Dra. Anelise Rizzolo

Atividades Desenvolvidas

Serão realizadas Oficinas culinárias no âmbito escolar para reflexão sobre o papel da comida partir da comensalidade e da cozinha como um ambiente estruturante das relações humanas e sociais. Os temas centrais trabalhados com os educadores estão relacionados a antropologia da alimentação: gosto e memória alimentar, prazer, corpo, gênero e comensalidade. Será utilizado o instrumento da autobiografia alimentar e algumas técnicas de resgate sensorial como parâmetros orientadores das imersões e vivências. O foco é trabalhar, a partir de metodologias ativas e participativas, o aprofundamento de saberes relacionados ao contexto da antropologia da alimentação que os professores da escola demandem. O estreitamento dos laços e trocas pedagógicas permitirão a escolha compartilhada das estratégias e assuntes de interesse, em relação ao eixo temático, junto à comunidade escolar no processo de educação permanente.

Contato do Responsável pelo Projeto

Profa. Dra. Anelise Rizzolo Email: anelise.unb@gmail.com

site :www.fs.unb.br/opsanhttps://raisco.wordpress.com/sobre/

 

A conquista da alimentação saudável pelas crianças na cozinha


 

Resumo do Projeto

Os objetivos do projeto são:ensinar alimentação saudável para crianças de quatro a nove anos residentes no Distrito Federal, por meio de oficinas culinárias teórico-práticas.

Professores Participantes

Profa. Dra. Raquel Botelho (coordenadora)

Profa. Dra. Renata Zandonadi

Ivana Aragão (nutricionista técnica)

Atividades Desenvolvidas

Realização de oficinas culinárias teórico-práticas associadas a atividades complementares como: avaliação do estado nutricional e da percepção de alimentação saudável inicial e final das crianças participantes do projeto; orientação das crianças para escolhas alimentares saudáveis, incluindo o incentivo ao consumo de hortaliças e frutas e estimulação do contato e do desenvolvimento sensorial das crianças para alimentos e preparações com baixo teor de sódio, gordura e açúcar.

Cada turma conta com no máximo 12 crianças dentro de cada faixa etária.

Contato do Responsável pelo Projeto

Profa. Dra. Raquel Botelho Email: raquelbabotelho@gmail.com