Go to the content
or

Acessos em PGCS

  • 73998 hits

PPGSC

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Notícias

November 21, 2017 17:59 , by Gabriely Mendes - | No one following this article yet.

Workshop de Produtos Naturais

September 5, 2018 20:25, by Gabriely Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convidam para o Workshop de Produtos Naturais, no dia 19/09/2018, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde, como parte das ações de internacionalização.

 Programação

9h00 - Estudio de los alcaloides de Amaryllidaceae iberoamericanas para uma  explotación sostenible: Programa Cyted. Prof Jaume Bastida

O Dr Jaume Bastida é Catedrático (full Professor) do Departamento de Biología, Sanidad y Medio Ambiente da Faculdad de Farmacia y Ciencias de la Alimentación, da Universidad de Barcelona, Espanha. Tem uma larga experiência docente e na pesquisa em produtos naturais, dedicando-se especialmente ao estudo dos alcaloides de Amaryllidaceae, sendo um dos autores de uma patente (EU e EUA) de produção do alcaloide galantamina.

10h30 - Biomoléculas de origem fúngica. Dr. Félix Gonçalves de Siqueira

O Dr Félix Gonçalves de Siqueira é pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasilia-DF), no Laboratório de Processos Bioquímicos (LPB), na área de Processos Fermentativos e Enzimáticos. Tem experiência na área de Microbiologia, Enzimologia, Purificação de Proteinas, Biotecnologia enzimática para produção de bioetanol de segunda geração ou lignocelulósico, como também na bioprospecção de fungos filamentosos com potencial biotecnológico. Na área de bioquímica e enzimologia, destaca-se a purificação e caracterização de enzimas hidrolíticas oriundas de microrganismos degradadores de parede celular, como celulases e hemicelulases. 



RESULTADO - Edital de Bolsas 02/2018 – PPGCS/FS - Processo de Seleção de Candidatos à Bolsa PNPD/CAPES

March 23, 2018 4:22, by Gabriely Mendes
Edital de Bolsas 02/2018 – PPGCS/FS - Processo de Seleção de Candidatos à Bolsa PNPD/CAPES

O período para interposição de recursos será nos dias 23 e 24 de abril de 2018, das 9h00 às 11h30 e das 13h às 16h.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília informa que estão abertas as inscrições para uma Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, de acordo com a PORTARIA CAPES N°086, DE JULHO DE 2013, em uma das seguintes modalidades: 1. Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; a. Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-graduação.

19/04/18 - Resultado



Convite de Aula inaugural de Pós Graduação 27 de março

March 23, 2018 4:22, by Gabriely Mendes

Prezados(as) Diretores(as), Professores(as) e Coordenadores(as), o Decanato de Pós-Graduação convida para aula inaugural da pós-graduação a ser proferida pelo Professor Yaoguo Li, cujo tema é “A internacionalização na Colorado School of Mines”.A aula será realizada no dia 27 de março de 2018, às 16 horas, no Instituto de Química - Auditório Lauro Morhy.

 

Atenciosamente,

Profa. Dra. Helena Eri Shimizu

Decana de Pós-Graduação



PPGCS _ EDITAL Nº 47 /2017 DOUTORADO SANDUÍCHE 2017/2018

January 8, 2018 20:19, by Gabriely Mendes - 0no comments yet

Informamos que foi divulgado pela CAPES o EDITAL Nº 47 /2017 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 2017/2018. 

As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil (com notas de 4 a 7 na avaliação quadrienal do ano de 2017 da Capes). 

Como Participar?

1 - Acesse a página do PDSE/Capes para conhecer mais sobre o Programa

2 - Leia atentamente o Edital nº 47/2017

3 - Verifique se atende aos requisitos e prepare os documentos.
Acesse aqui o Check List

4. Entregar a documentação na Secretaria de Pós-Graduação, no horário de atendimento das 9h00min às 11h30min e 13h00min às 16h00min, obedecendo ao cronograma abaixo.

CRONOGRAMA INTERNO

08/01 a 12/01/2018

Entrega da documentação em envelope lacrado na Secretaria.

15/01 a 16/01/2018 Análise da documentação pela Comissão.
17/01/2018 Divulgação do resultado.
18/01 e 19/01/2018 Período para recurso.
23/01/2018 Divulgação do resultado final.

 

 

 

- O estudante e o orientador são os responsáveis pelos documentos que devem ser entregues na Secretaria, em envelope lacrado, com assinatura (do estudante ou do orientador) sobre o lacre.

- A documentação, conforme o checklist, deverá ser entregue na versão impressa e digitalizada (em pdf) em um CD.

 

Obs: O início dos estudos no exterior deve ocorrer de agosto a novembro de 2018.

 

 

 


UnB lança edital para professor visitante.

January 8, 2018 20:17, by Gabriely Mendes - 0no comments yet

Seleção de docentes para atuar em pesquisa e pós-graduação visa fortalecer internacionalização da Universidade. A Universidade de Brasília publicou, nesta sexta-feira (17), edital de abertura de processo seletivo simplificado para professor visitante ou professor e pesquisador visitante estrangeiro. São 46 vagas distribuídas em 46 Programas de Pós-Graduação. As inscrições começam nesta segunda-feira (20).


>> Confira a íntegra do edital

Com foco no fortalecimento da pesquisa e da imagem da Universidade no exterior, a seleção busca captar pesquisadores de alto nível, que tragam expertises adquiridas em outras instituições de ensino. São requisitos para as vagas: possuir título de doutor há, no mínimo, cinco anos; ter experiência reconhecida em pesquisa; e apresentar produção científica relevante nos últimos cinco anos.

“Este edital é um importante mecanismo para a internacionalização da UnB. Grandes universidades no Brasil já estão atuando neste sentido, trazendo professores para alavancar pesquisa e pós-graduação. Pretendemos fazer o mesmo, dando transparência e oportunidade de envolvimento a toda a comunidade acadêmica”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva.

A Universidade de Brasília é hoje a terceira principal instituição pública de ensino superior em oferta de cursos de pós-graduação no Brasil. “Todos os 93 programas tiveram a oportunidade de integrar o processo”, diz a decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu. “Aqueles que demonstraram interesse e capacidade em custear os docentes estão ofertando vagas”, complementa.

Entre as 46 oportunidades, há espaço para atuação em Agronegócios, Bioética, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Filosofia, Matemática, Metafísica e Saúde Coletiva, entre outras áreas.

O tempo máximo de permanência na Universidade para professores estrangeiros é de quatro anos. Para brasileiros com experiência internacional, o prazo é de dois anos. O salário oferecido é equivalente ao de professor associado e de pesquisador 1-D do CNPq: quase R$ 16 mil.

O processo seletivo será realizado em duas fases, nas quais será avaliado o perfil do pesquisador. A primeira ocorre no programa de pós-graduação no qual o candidato pretende atuar; a fase seguinte será feita por comissão constituída pelo Decanato de Pós-Graduação da UnB.

Os profissionais selecionados começam a atuar já no primeiro semestre de 2018. Sobre o acompanhamento da rotina destes novos professores na Universidade, o vice-reitor esclarece: “Haverá monitoramento semestral das contribuições trazidas pelos docentes para o fortalecimento da Universidade no cenário internacional e na introdução de inovações e novas metodologias, tanto nas salas de aula como nos laboratórios”.

Uma das expectativas trazidas pela iniciativa é o avanço da UnB na avaliação de seus programas de pós-graduação. Hoje, a instituição ocupa o décimo lugar entre as universidades com maiores avaliações – notas 5, 6 e 7 – pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

SERVIÇO
Processo seletivo simplificado para professor visitante ou professor e pesquisador visitante estrangeiro
Vagas: 46 (quarenta e seis)
Inscrições: 20/11 a 8/12 (presencial ou por email)
Dúvidas: Coordenadoria de Provimento (Cprov/DGP) 3107 0390/0450 cprov@unb.br

 

Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.