Go to the content
or

Acessos em PGEnf

  • 9019 hits
Full screen

Pós-Graduação em Enfermagem

May 14, 2017 21:02 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.
Translations

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade de Brasília (UnB) foi criado em 2010 com os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com a finalidade de atender a necessidade de formação qualificada no Distrito Federal (DF), Entorno e Região Centro-Oeste. O PPGEnf está vinculado ao Departamento de Enfermagem (ENF), da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB.

Desde a sua implantação, em setembro de 2010, o programa já formou mestres e doutores, oriundos do DF, Entorno e Região Centro-Oeste, inseridos em instituições de ensino superior e no sistema de saúde regional e local, públicos e privados, cumprindo com a missão de proporcionar formação científica e tecnológica para o país.

O corpo docente permanente do programa é constituído por profissionais de diferentes áreas que atuam em distintas áreas da enfermagem e da saúde.

O PPGEnf articula-se com os serviços de saúde e instituições de ensino superior formando uma rede colaborativa, com a inserção de docentes e discentes e profissionais de saúde em projetos de caráter multidisciplinar, de ensino, pesquisas e extensão nas instituições de ensino superior e serviços de saúde. O PPGEnf é um programa novo, em fase de consolidação.

 

OBJETIVOS

Os cursos de mestrado academico e doutorado do PPGEnf são dirigidos a profissionais da área da Enfermagem e afins, tendo como objetivos:

1. Contribuir para os avanços científicos e tecnológicos por meio da produção de novos conhecimentos voltados ao processo de cuidado e a gestão em saúde e enfermagem.

2. Estimular o desenvolvimento de estudos com ênfase na utilização e avaliação de modelos e tecnologias do cuidado de enfermagem, do processo de trabalho e modelos de atenção à saúde.

3. Enriquecer a competência profissional e desenvolver habilidades para a elaboração de projetos de pesquisa de caráter multidisciplinar com foco na formação em saúde e enfermagem, ética e vigilância em saúde.

 

PERFIL DO EGRESSO

DOUTOR EM ENFERMAGEM: Profissional altamente qualificado para inserir-se no contexto do ensino, da pesquisa e da inovação tecnológica no campo da saúde e enfermagem.

MESTRE EM ENFERMAGEM: Profissional qualificado para atuar no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços na área da saúde e enfermagem. O profissional formado por este programa está apto a contribuir para o ensino e a pesquisa nas áreas de enfermagem e subáreas do processo de cuidado, da gestão em saúde e enfermagem.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Cuidado, Gestão e Tecnologias em Saúde e Enfermagem
Compreende o processo de cuidado e a gestão em saúde e enfermagem. Concepções teóricas, modelos de atenção, tecnologias do processo de trabalho e formação em saúde e enfermagem, ética e vigilância em saúde.

Em função dessa abrangência, existem duas linhas de pesquisa:

  1. Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem
  2. Gestão de Sistemas e de Serviços em Saúde e em Enfermagem
 
 
COORDENAÇÃO

Coordenadora
Profª. Drª. Maria Cristina Soares Rodrigues – mcsoares@unb.br

Coordenadora Adjunta
Profª. Drª. Moema da Silva Borges – mborges@unb.br

Membros da Comissão
Profª. Drª. Maria Cristina Soares Rodrigues – mcsoares@unb.br
Profª. Drª. Moema da Silva Borges – mborges@unb.br
Profª. Drª. Ivone Kamada – kamada@unb.br
Profª. Drª. Gisele Martins – gmartins@unb.br

Secretaria de Pós Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde
Contatos: (61) 3107-1753
E-mail: spgfsacad@unb.br