Go to the content
or

 Go back to Disciplinas
Full screen

Ementário

May 30, 2017 16:45 , by Victor Navarro - | No one following this article yet.
Viewed 788 times

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS PELO PPGENF

BAIXAR EM PDF

Obrigatória para as Linhas de Pesquisa 1 e 2:

 

Planejamento de Pesquisa em Saúde e Enfermagem: Métodos e Técnicas (308366) Mestrado e Doutorado - 4 créditos

Discute as abordagens, os métodos e técnicas da pesquisa científica, o planejamento, a definição do problema e do objeto de estudo, os procedimentos e instrumentos para a coleta e analise de dados.

 

Epistemologia da Ciência: Fundamentos da Pesquisa (308374) - Doutorado- 4 créditos

Teoria do conhecimento e correntes mais importantes. Conhecimento científico, natureza, tipos de conhecimento, fontes do conhecimento, concepção de ciência, sua validação, interdisciplinaridade e pesquisa científica.

 

Epidemiologia Clínica (379018) - Doutorado - 4 créditos

A disciplina objetiva capacitar o pós- graduando a utilizar conceitos básicos da Epidemiologia Clinica. Ao final do curso o aluno deveria estar apto a compreender e aplicar os elementos que fundamentam os métodos de pesquisa nesta área; Dominas o conhecimento referente às limitações destes métodos e a interpretação de seus resultados; Demonstrar capacidade crítica na avaliação de estudos científicos e projetos de pesquisa na área médica.

 

Exame de Qualificação em Enfermagem (382736) – Doutorado

Trata-se da realização do Exame de Qualificação do aluno no curso de Doutorado. Todos os alunos de Doutorado, após haverem obtido os créditos exigidos em disciplinas, e antes da defesa de Tese, deverão ser submetidos a Exame de Qualificação, realizado por Comissão Examinadora.

 

Obrigatória para a Linha de Pesquisa 1:

Bases Teóricas e Filosóficas da Enfermagem (382647) -  4 créditos

Subsídios para a aplicação de referenciais teóricos na prática assistencial, ensino e pesquisa a partir de discussões e reflexões sobre as teorias e os referenciais teóricos de enfermagem.

 

Obrigatória para a Linha de Pesquisa 2:

Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (382671) - 4 créditos

Concepção, formulação, planejamento, operacionalização e avaliação das políticas de saúde no âmbito do SUS. Planejamento, gerenciamento e avaliação dos serviços de saúde e enfermagem. Modelos de atenção. Gestão do processo de trabalho e do cuidado em saúde e em enfermagem.

 

Demais disciplinas comuns às duas linhas (AC e DC)

 

Assistência Integralizada ao Estomizado (382701) – 2 créditos

Abordagem de conhecimentos essenciais na assistência ao estomizado, visando conhecer os aspectos epidemiológicos das situações clínicas que levam à necessidade de estomas intestinais e urinários, ao indivíduo no ciclo vital; a assistência interdisciplinar ao estomizado; as redes de apoio aos estomizados; conhecer os serviços e Programas de Assistência ao estomizado a fim de atuar como multiplicador das ações integralizadoras da assistência aos estomizados.

 

Educação e Promoção da Saúde (382728) – 3 créditos

Principais abordagens teóricas da educação, características, contribuições, estratégias metodológicas. Críticas e implicações para a função educativa do profissional de enfermagem/saúde, como balizadores para a elaboração de uma proposta teórico-metodológica norteadora das ações educativas do profissional de enfermagem/saúde junto à sua clientela, sejam indivíduos, grupos sociais ou comunidades.

 

Estágio de Docência em Enfermagem 1 (308421) – Mestrado 2 créditos

Integração entre a Pós-Graduação e Graduação em Enfermagem, por meio da inserção de alunos de pós-graduação no processo de ensino-aprendizagem da graduação. Desenvolvimento de competências para a docência.

 

Estágio de Docência em Enfermagem 2 (308382) - Doutorado 4 créditos

Integração entre a Pós-Graduação e Graduação em Enfermagem, por meio da inserção de alunos de pós-graduação no processo de ensino-aprendizagem da graduação. Desenvolvimento de competências para a docência.

 

Estudo Individual Enfermagem 1 (320838) – Mestrado 2 créditos

Estudo individual de temas específicos na enfermagem, a fim de aprofundar conhecimentos e subsidiar a produção científica.

 

Estudo Individual Enfermagem 2 (320846) – Doutorado 2 créditos

Estudo individual de temas específicos na enfermagem, a fim de aprofundar conhecimentos e subsidiar a produção científica.

 

Ética, Bioética e Trabalho na Área da Enfermagem e da Saúde (382680) –  4 créditos

Disciplina teórico-prática que aborda os pensamentos éticos e bioéticos dominantes na área da enfermagem e da saúde. Tem como objetivo fornecer instrumentos para o enfrentamento dos conflitos morais vivenciados na prática cotidiana. A utilização da bioética crítica de inspiração feminista como alternativa de análise de conflitos e de vulnerabilidades presentes na atenção e no trabalho em saúde e enfermagem. Análise dAs situações conflitivas e de difícil mediação moral que emergem da prática diária no campo da saúde e enfermagem e a discussão de estratégias para o seu enfrentamento, entre as quais o processo de deliberação moral.

 

Políticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (382698) – 2 créditos

Análise da conformação das políticas de atenção à saúde da criança e do adolescente no contexto brasileiro, os diferentes modelos de atenção e suas propostas de intervenção, bem como o panorama atual e as tendências de cuidado e defesa dos direitos da criança e do adolescente e a participação da enfermagem.

 

Seminários de Pesquisa em Enfermagem (308391) - 2 créditos

Pesquisas realizadas no Curso de Pós-graduação em Enfermagem da UnB, bem como, a literatura pertinente são compartilhadas na forma de seminários, nos quais se discutem os projetos dos pós-graduandos com foco no aprimoramento metodológico.

 

Segurança do Paciente (308404) - 3 créditos

Estudo sobre concepções e fundamentos teóricos, práticas no processo de assistência e de gestão do risco para a segurança do paciente e qualidade de sistemas nos serviços de saúde.

 

Qualidade de Vida e Saúde (382639) - 2 créditos

Aborda os conceitos de qualidade de vida e saúde. Trata a qualidade de vida como categoria analítica e indicador de gestão e de cuidado em saúde. Estuda metodologias e instrumentos de mensuração

 

Tanatologia e Cuidado Paliativo (308412) - 2 créditos

Reflete sobre as atitudes éticas e jurídicas frente ao processo da morte e do morrer de forma plural e interdisciplinar sob a perspectiva do debate científico e cultural. Aborda novas propostas de humanização do cuidado  perante a pessoa em processo de morrer. O cuidado paliativo: histórico, conceito e princípios, critérios de inclusão, paciente e família como unidade de cuidado. O papel da equipe multidisciplinar.  Comunicação no final da vida.

 

Tecnologias do Cuidado (308358) - 2 créditos

Disciplina que aborda os conceitos e avaliação de tecnologias em saúde e enfermagem, desenvolvimento e avaliação de tecnologias aplicadas ao cuidado. Visa desenvolver no aluno conhecimentos e habilidades que o capacitem a avaliar tecnologias em saúde a partir de evidências clínicas.

 

Tópicos Especiais 1: Gestão e Políticas (382710) – 2 créditos

Disciplina se propõe a contribuir para o aprofundamento de temas específicos relacionados às políticas de atenção à saúde no Brasil. Saúde global e sua influência no processo de atenção à saúde no Brasil. Modelos de atenção à saúde e sua articulação com as práticas de saúde, enfermagem e suas repercussões na qualidade de vida da população. Apresenta grande flexibilidade temática para propiciar o desenvolvimento de temas relacionados às necessidades de formação e desenvolvimento de pesquisas dos estudantes e fortalecimento da linha de pesquisa: Gestão da atenção a saúde e organização dos serviços em saúde.

 

Tópicos Especiais 2: Processo de Cuidado (382663) – 2 créditos

Disciplina se propõe a contribuir para o aprofundamento de temas específicos relacionados ao processo de cuidar em saúde e enfermagem, direcionando especial atenção às pessoas, famílias, grupos, comunidades e à sociedade em geral. Apresenta grande flexibilidade temática para propiciar o desenvolvimento de temas relacionados às necessidades de formação e desenvolvimento de pesquisas dos estudantes e fortalecimento da linha de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.