Go to the content
or

Acessos em PGEnf

  • 6097 acessos
Full screen

Grupos de Pesquisa

May 14, 2017 21:10 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.

Grupos de Pesquisas

São onze grupos de pesquisa certificados pela instituição e pelo CNPq, liderados por docentes do PPGEnf e com vinculação às linhas de pesquisa do programa. Alguns grupos de pesquisa são denominados no âmbito institucional de “Laboratórios”, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas e de extensão.

  1. Grupo de Pesquisa (Laboratório) sobre a Pluralidade e Transpessoalidade do Cuidado em Enfermagem e Saúde/LAPTCES, tem como foco a realização de pesquisas com a finalidade de conhecer, compreender, traduzir,agregar e articular conhecimentos e saberes sobre as temáticas relacionadas à abordagem integrativa do cuidado em saúde e enfermagem. Trata-se de um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação vinculado à LP1, tem como líder a Profa Moema da Silva Borges.
  2. Grupo (Laboratório) de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente/LEPSP, desenvolve estudos com vistas a conhecer, compreender, analisar e discutir fatores desencadeadores de ocorrências de incidentes no cuidado em saúde, objetivando promover e implementar estratégias de segurança do paciente por meio de boas práticas assistenciais e no gerenciamento de riscos. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado às linhas LP1 e LP2, tem como líder a Profa Maria Cristina Soares Rodrigues.
  3. Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescente e Família/ GESCAF desenvolve estudos visando à proposição de tecnologias inovadoras e custo-efetivas no cuidado pediátrico, com enfoque na área de Enfermagem em Urologia Pediátrica. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais dos serviços de saúde, e colaboração internacional, com grupo de Urologia Pediátrica, da Universidade de Toronto, e também, com a Ingram School of Nursing McGill University, Montreal, Canadá. Está vinculado à LP1, tem como líder a Profa Gisele Martins.
  4. Núcleo de Estudos em Enfermagem, Educação, Processo de Trabalho em Saúde/NEEPTS, busca integrar e articular a enfermagem, os processos de educação e ensino na saúde; trabalho; ambiente e vigilância, por meio de estudos sobre a interrelação entre os processos de trabalho na área da saúde, gestão de riscos, no contexto real de trabalho. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado à LP1, LP2, tem como líder a Profa Diana Lúcia Moura Pinho.
  5. Grupo de Estudos sobre os Fundamentos e Tecnologias do Cuidar em Enfermagem, tem como foco a produção do conhecimento da área de enfermagem e inovações tecnológicas do cuidado de enfermagem. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde. Está vinculado à LP1; tem como líder a Profa Cristine Costa Alves de Jesus.
  6. Laboratório de Bioética e Ética em Pesquisa- Laboratório de Bioética e Ética em Pesquisa tem como foco os estudos de questões éticas e bioéticas que envolvem o cuidado em saúde e enfermagem. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde incluindo-se parcerias regionais, nacionais e internacionais, está vinculado à LP2, tem como líder a Profa. Dirce Guilhem.
  7. Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada à prática da Clínica em Oncologia, este grupo de pesquisa tem como missão contribuir para o aprimoramento da prática profissional bem como de estudantes da área da saúde que cuidam de pessoas portadoras de câncer. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado à LP1, tem como líder a Profa Paula Elaine Diniz Reis.
  8. Laboratório de Estudos em Urgência, Emergência e Trauma tem como objetivo desenvolver estudos que gerem ou sistematizem informações para a Rede de Atenção à Saúde, com a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos usuários, bem como, para o aperfeiçoamento profissional. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado à LP2, tem como líder a Profa Luciana Neves da Silva Bampi.
  9. Grupo de Estudos Integrado estuda a interdisciplinaridade entre diferentes áreas temáticas; busca a formação de parcerias e o desenvolvimento de pesquisas nas áreas clínica e básica, a fim de favorecer a ampliação e a consolidação do conhecimento técnico cientifico da saúde e enfermagem. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado à LP1, tem como líder a Profa Márcia Cristina da Silva Magro.
  10. Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Cuidar/GPTEC visa proporcionar a abrangência de conhecimento na área de tecnologia em saúde e aplicação de suas diferentes modalidades (leve, leve- dura e dura) na prática e no processo sistematizado do cuidado vislumbrando repercussões nos diferentes níveis de complexidade (primário, secundário e terciário). Ainda, propiciar indagações e reflexões sobre a práxis dos profissionais da saúde para a transformação do cotidiano no que se refere à qualidade do cuidado, favorecendo o desenvolvimento e consolidação do conhecimento técnico- científico em saúde, bem como a divulgação desse conhecimento em âmbito científico. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais dos serviços de saúde, está vinculado à LP1, tem como líder a DP do PPGEnf Profa. Márcia Cristina da Silva Magro. 
  11. Grupo de Pesquisa na Atenção à Família/GPAF  possui como temas de estudos e pesquisas: Cuidado em saúde e enfermagem ao recém-nascido e criança hospitalizados; Cuidados de enfermagem na prática clínica ginecológica; Cuidados Paliativos no cuidado à criança; Diagnósticos, intervenções e resultados no cuidado à saúde da mulher; Informática/Comunicação em Saúde e Enfermagem; Promoção e Educação em Saúde na família. É um grupo de formação multidisciplinar, constituído por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e a participação de profissionais de serviços de saúde, está vinculado à LP1, tem como líder a DP do PPGEnf Profa. Laiane Medeiros Ribeiro.