Go to the content
or

Full screen

Grupos de Pesquisa

May 15, 2017 19:49 , by Renata Soares - | No one following this article yet.
Viewed 243 times

1. Grupo de estudo em nutrição social

Líder(es): Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine Bethsáida de Abreu Soares Schmitz
Participante(s):
Muriel Bauermann Gubert
Descrição:
O grupo tem contribuído de maneira ativa e qualificada, produzindo informações, análises e proposições sobre: – diagnóstico das diferentes dimensões da situação de segurança alimentar e nutricional de populações; – aspectos antropológicos e culturais sobre o ato de comer em sociedade; – processos e desafios da implementação de políticas públicas da área tais como: Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; – organização da atenção nutricional na atenção básica à saúde; – formação e desenvolvimento de capacidades em alimentação e nutrição em saúde coletiva; – promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, considerando estratégias de educação alimentar e nutricional, ações regulatórias e estratégias de publicidade de alimentos.

2. Nutrição, cirurgia bariátrica, risco cardiovascular e câncer

Líder(es): Kênia Mara Baiocchi de Carvalho Marina Kiyomi Ito
Descrição:
Este grupo de pesquisa tem como objetivo estudar os fatores de risco para DCNT, associados ao comportamento alimentar e demais hábitos de vida, em grupos populacionais. Estuda-se também a as repercussões metabólicas e clínicas das DCNT e de estratégias nutricionais aplicáveis à população portadora ou em risco, incluindo o câncer. Testar instrumentos para avaliação de consumo e de marcadores biológicos são objetivos de projetos desenvolvidos por este grupo de pesquisa. A população alvo é representada pela população em geral, particularmente adultos e adolescentes, portadores ou em risco para DCNT.

3. Grupo de Estudos e Pesquisa de Avaliação, Políticas, Planejamento e Gestão Participativa em saúde

Líder(es): Leonor Maria Pacheco Santos Helena Eri Shimizu
Descrição:
Os objetivos do grupo são desenvolver estudos sobre avaliação, políticas, planejamento, gestão participativa em saúde com enfoque interdisciplinar. Os trabalhos produzidos pelo grupo apresentam interface com outras áreas do conhecimento, principalmente com a epidemiologia, psicologia, sociologia, e têm contribuído com o ensino/formação da graduação e pós-graduação na área das Ciências da Saúde/ Saúde Coletiva e na prática assistencial e gerencial em saúde, consequentemente subsidiado a organização e o planejamento das instituições de saúde. Além disso, o grupo desenvolve estudos e pesquisas nacionais e locais junto ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Governança nas Regiões de Saúde do Brasil e Avaliação do Programa Mais Médicos.

4. Políticas e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde


Líder(es): Leonor Maria Pacheco Santos Antônia de Jesús Angulo Tuesta
Descrição: O grupo de pesquisa busca desenvolver estudos sobre os processos de implementação de políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, os processos de integração e intercambio entre a pesquisa e a tomada de decisão em saúde e a incorporação e gestão de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de promover a redução de iniquidades na apropriação social do conhecimento científico para contribuir com a melhoria dos resultados em saúde

5. Ciência e tecnologia de alimentos


Líder(es): Lívia de Lacerda de Oliveira Pineli Marileusa D. Chiarello
Descrição: Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em C&T de Alimentos têm como objetivo: Contribuir com a aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análises nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, incluindo compostos bioativos presentes em alimentos e matérias primas alimentares, microbiologia e higiene e de alimentos e tecnologia de alimentos. As principais atividades e seus objetivos em cada uma dessas áreas são listados a seguir: Higiene e Microbiologia de Alimentos ² Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos na região Centro Oeste visando determinar gargalos tecnológicos ligados ao setor dos alimentos e oferecer soluções e metodologias para sua remoção. Aquisição de novos conhecimentos científicos sobre os microrganismos relacionados aos alimentos, visando desenvolver novos métodos de análise para aplicação no setor produtivo. Ciência e Tecnologia de Alimentos Desenvolvimento de novos produtos no setor agroindustrial

6. Biodisponibilidade e Metabolismo de Micronutrientes


Líder(es): Sandra Fernandes Arruda Egle Machado de Almeida Siqueira
Descrição: O grupo investiga o metabolismo de micronutrientes e suas inter-relações metabólicas, com ênfase no mineral ferro e na vitamina A. Além disso, o grupo investiga potencial nutritivo e antioxidante em alimentos in vitro e in vivo. Por meio de metodologias de avaliação de biosdisponibilidade dos nutrientes, da regulação de genes envolvidas nas vias de sinalização do metabolismo de nutrientes e de marcadores biológicos de estresse oxidativo.

7. Qualidade nutricional e alimentar


Líder(es): Wilma Maria Coelho Araújo Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu
Participante(s): Raquel Braz Assuncao Botelho Renata Puppin Zandonadi Lívia de Lacerda de Oliveira Pineli
Descrição: Quanto à qualidade nutricional, o grupo de pesquisa trabalha vários aspectos relacionados com a alimentação incluindo projetos relacionados a hábitos alimentares, consumo, antropometria, avaliação e educação nutricional. O grupo desenvolve pesquisas em Unidades de Alimentação e Nutrição, buscando melhorias na qualidade das refeições preparadas e distribuídas à população. Também concentra seus estudos considerando as necessidades fisiológicas especiais dos indivíduos: doença celíaca, diabetes, hipertensão, fenilcetonúria, entre outras. Do ponto de vista da qualidade alimentar, as pesquisas são desenvolvidas objetivando estabelecer uma relação entre os dados obtidos e suas interpretações sob a ótica da vigilância sanitária dos alimentos, ora considerando produtos, ora UANs, ora estratégias para a promoção da saúde.