Go to the content
or

Full screen

Pós-Graduação em Odontologia

January 10, 2019 18:57 , by Gabriely Mendes - | No one following this article yet.
Viewed 903 times

 

       

Sobre

 O Programa de Pós-Graduação em Odontologia entrou em funcionamento em agosto de 2017, com cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, com conceito inicial 4 de acordo com a  Comissão de Avaliação da área de Odontologia/CAPES. Tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos do conhecimento da Odontologia, por meio do aperfeiçoamento da formação adquirida nos cursos de graduação, para formação de Mestres e Doutores.

O Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade de Brasília objetiva formar mestres e doutores com qualidade técnica e de pesquisador, sensíveis à formação integrada e que atendam à demanda das instituições de ensino e de saúde, resultando em profissionais criativos, resolutivos e geradores de novas tendências da Odontologia. Ainda, o Programa visa formar egressos com habilidade para executar pesquisa original e independente em Odontologia e áreas afins, podendo atuar no campo do Ensino Superior, indústria e institutos de pesquisa com atividades de ensino, pesquisa, administração e inovação tecnológica.

 

Missão

Baseando-se no papel da Universidade Pública como agente promotor de transformações sociais capaz de produzir conhecimento relevante e útil, e no perfil do egresso definido pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, caracterizado por um profissional crítico, capaz de aprender a aprender, de trabalhar em equipe e de levar em conta a realidade social priorizando a atenção à saúde universal com ênfase na promoção da saúde e prevenção das doenças, o Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade de Brasília tem como metas:

Formar profissionais de saúde qualificados para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação lato e stricto sensu) na área de Odontologia e com habilidade para executar pesquisa original e independente em Odontologia e áreas afins.

Atender à demanda regional e nacional de qualificação dos profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde a nível regional e nacional, integrando a pesquisa, o ensino e a extensão.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver propostas de produção de conhecimento considerando o projeto de curso de pós-graduação
  2. Promover o intercâmbio com profissionais de áreas correlatas como biologia, química e bioengenharia
  3. Incentivar as parcerias com instituições nacionais e internacionais

 

Proposta curricular

Para o mestrado o aluno deverá cursar no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, dos quais 12 (doze) deverão ser cursados em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos poderão ser cursados em disciplinas optativas. Já para o doutorado o aluno deverá cursar 32 (trinta e dois) créditos, dos quais 16 (dezesseis) deverão ser cursados em disciplinas obrigatórias e 16 (dezesseis) créditos poderão ser cursados em disciplinas optativas.