Go to the content
or

 Go back to Programa
Full screen

Pós-Graduação em Saúde Coletiva

May 16, 2017 13:44 , by Fábio Teixeira - | No one following this article yet.
Viewed 8435 times
Translations

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva foi criado em 2010, inicialmente com os cursos de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva, e, posteriormente, em 2013, o curso de Doutorado em Saúde Coletiva. Congrega pesquisadores atuantes no campo da Saúde Coletiva, cujo protagonismo teve inicio no Movimento da Reforma Sanitária e na participação da construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Objetivos (geral e específico)

O Programa tem uma única área de concentração (Saúde Coletiva) e possui quatro linhas de pesquisa, sendo: Política, Planejamento, Gestão e Atenção à saúde; Saúde Cultura e Cidadania; Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Pesquisa Translacional em Saúde Coletiva;

 

Mestrado Acadêmico

O objetivo geral do curso é proporcionar sólida formação científica, desenvolver capacidade de pesquisa e intervenção no campo da Saúde Coletiva.

Os objetivos específicos são:

–Formar profissionais de saúde e de outras áreas correlatas qualificadas para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação Lato Sensu) na área de Saúde Coletiva, e com habilidade para executar pesquisa original e independente em Saúde Coletiva.

–Atender a demanda regional e nacional de qualificação dos profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde.

 

Doutorado

O objetivo geral é proporcionar sólida formação científica, desenvolver capacidade de pesquisa e intervenção no campo da Saúde Coletiva.

Os objetivos específicos são:

-Formar profissionais de saúde e de outras áreas correlatas com conhecimentos e habilidades para executar pesquisa original, independente e qualificada. Além disso, para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu) na área de Saúde Coletiva;

-Atender a demanda regional e nacional de qualificação de profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde.

 

Mestrado Profissionalizante

O objetivo é promover a educação permanente, em nível de Pós-Graduação stricto sensu para profissionais que atuam em vários níveis do sistema e dos serviços de saúde, com competências, habilidades e atitudes para o processo de gestão das políticas públicas de saúde, numa perspectiva crítica e reflexiva.

 

Perfil do Egresso

Mestrado Acadêmico

Pesquisador com formação interdisciplinar, com competências e habilidades para docência em Saúde Coletiva, em nível de graduação e especialização, e para a pesquisa, ser capaz de desenvolver pesquisas originais, desde a definição de objeto socialmente relevante, organização e levantamento de dados primários ou secundários, à análise das informações coletadas. Espera-se, também, que o egresso tenha sensibilidade para os problemas socioeconômicos, para a diversidade e para as diferenças culturais mantendo um espírito crítico e inovador em suas propostas de mudança da realidade.

Doutorado

Pesquisador com formação interdisciplinar, com competências e habilidades para docência em Saúde Coletiva, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), e para a pesquisa, apto a realizar trabalhos inovadores que contribuam para o avanço do conhecimento científico da área. Além disso, capazes de solucionarem os novos problemas de saúde e os novos desafios dos sistemas de saúde, em âmbito nacional e mundial. Espera-se, ainda, que o egresso tenha visão crítica para análise dos determinantes socioeconômicos, políticos, sociais e culturais da saúde.

Mestrado Profissionalizante

Profissional com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, nos diferentes cenários das práticas de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da promoção da saúde. Com competências e habilidades para:

  • Planejar e gerenciar soluções para os problemas de saúde utilizando estratégias capazes de garantir a participação dos atores relevantes;
  • Administrar e gerenciar sistemas e serviços de saúde na perspectiva da intersetorialidade e da promoção da saúde;
  • Gerenciar de forma responsável os insumos estratégicos e financeiros;
  • Regular, controlar e avaliar os serviços de saúde em todos os níveis;
  • Desenvolver a gestão de processos de trabalho e ações de educação permanente dos trabalhadores;
  • Produzir e gerenciar tecnologias de informação, educação e comunicação em saúde;
  • Definir tecnologias de apoio para a resolutividade da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família;
  • Contribuir para a superação do modelo fragmentado de atenção à saúde visando construção de modelos integrados de saúde;
  • Apoiar a construção de rede de atenção à saúde que envolva um enfoque sistemático e planejado para cuidar de populações vulneráveis e/ou em situação de eventos agudos e crônicos.

 

 


Coordenação 

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Profª. Leonor Maria Pacheco Santos - leopac@unb.br

Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Prof. Wildo Navegantes de Araújo

Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva
Profª. Ana Valéria M. Mendonça
E-mail: valeriamendonca@unb.br

 

 


Secretaria de Pós Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde
Contatos: (61) 3107-1753
E-mail: spgfsacad@unb.br