Departamento realiza Semana de Enfermagem

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (ENF/FS/UnB) vai realizar, de 15 a 18 de maio, a Semana de Enfermagem. Sob o tema “Boas práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”, a programação da Semana oferece talk show, exposição, workshop, dança circular, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas e – (afinem as guitarras e aqueçam a voz!), noite de paródias.

A organização do evento está sob a coordenação das professoras Mariana Franzoi e Thatianny Paranaguá e integra as atividades da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem. Conforme a organização, o objetivo é relembrar duas datas importantíssimas para o curso: o Dia Internacional da(o) Enfermeira(o), comemorado no dia 12 de maio e, rememorar o falecimento de Anna Nery, pioneira da Enfermagem no Brasil, ocorrido em 20 de maio de 1880.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída em 1938, pelo então presidente Getúlio Vargas. Já a Semana de Enfermagem, foi criada em 1940 na Escola de Enfermagem Anna Nery, porém, em 1960, foi instituída pelo Decreto 48.202, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek.

As temáticas a serem discutidas durante a Semana – com participação do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf) e das Ligas Acadêmicas -, são os mais diversos. Práticas sociais, culturais e esportivas na graduação; musicoterapia; humanização do parto e do nascimento; parceria ensino-serviço; mercado de trabalho; promoção da saúde; importância da abordagem espiritual no cuidado de Enfermagem; saúde mental; pós-graduação em Enfermagem, dentre outros, são alguns exemplos.

Estudantes, docentes e profissionais de saúde estão convidados a participarem das atividades da Semana. As inscrições estão disponíveis NESTE LINK e a programação e as normas para inscrição de trabalhos científicos e apresentações de paródias podem ser conferidas logo abaixo.

Download (PDF, 730KB)

Por Ádria Albarado