FS realiza Colóquio Internacional Universidade Promotora de Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), por meio da Rede FS Promotora de Saúde, vai realizar, no dia 12 de maio deste ano, o Colóquio Internacional Universidade Promotora de Saúde “Em direção à promoção da equidade e inovação social”. A atividade ocorrerá no auditório 3 da FS, das 8h30 às 12h e contará com a participação da professora da Faculdade de Ciências em Saúde Simon Fraser University, de Vancouver – Canadá, Paola Ardiles. A convidada é fundadora e presidente da Bridge for Health Cooperative, membro da Diretoria da Associação Canadense de Saúde Pública da British Columbia.

O Colóquio é indicado para profissionais interessados na Promoção da Saúde, especialmente aqueles que trabalham no setor público, incluindo gestores dos níveis Federal, Municipal e Distrital; e pesquisadores, professores e estudantes da Universidades de Brasília e Federal de Goiás. Os objetivos são ampliar o entendimento sobre a proposta de Universidade Promotora de Saúde (UPS) no âmbito da FS/UnB, favorecer o diálogo entre diferentes grupos envolvidos com a implementação dessa proposta, tendo como referencial uma experiência de UPS premiada como inovação social e sensibilizar representantes dos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades, e de universidades para investir na proposta da FS Promotora da Saúde.

A programação da atividade prevê o compartilhamento de aprendizagens e resultados dos trabalhos científicos feitos por professores e estudantes da UnB para apresentação no VIII Congresso Ibero-americano de Universidades Promotoras de Saúde, “Promoción de la Salud y Universidad: Construyendo Entornos Sociales y Educativos Saludables”, a ser realizado em junho deste ano na Universidad de Alicante, localizada em San Vicente del Raspeig, na província de Valência, Espanha.

Os títulos dos trabalhos a serem apresentados são: “Percepción de salud y estilo de vida universitario en Cursos de la Salud: ¿La universidad promueve salud?”; “Promoción de la salud en la universidad en vista de los estudiantes de la salud”; “Perspectivas y participación de los estudiantes en la construcción de la Facultad Promotora de la Salud”; “Ambiente de trabajo y actividades de promoción de la salud en la Universidad evaluados por profesores”; “Mapeo de iniciativas de promoción de salud en una institución de encino superior”; “Liga de la Risa: humanización del cuidado y promoción de la salud”. Haverá, ainda, a apresentação da Iniciativa Comunidade que Sustenta a Agricultura-CSA com o propósito de identificar novos ambientes de promoção da saúde que se integram a uma economia ligada à nossa alimentação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Download (PDF, Unknown)