Go to the content
or

Full screen

Sala de Situação de Saúde

January 15, 2018 17:23 , by PATRICIA PAIVA PEREIRA - | No one following this article yet.
Viewed 883 times

Sala de situacao cabecalho

O que é uma Sala de Situação de Saúde?

Surgiu do conceito de “sala de crise” criado durante a guerra para gerenciar as ações e combates com base nos dados disponíveis durante o evento. O termo Sala de Situação vem sendo adaptado para diferentes trabalhos, desde emergências meteorológicas até eventos de saúde.

A Sala de Situação em Saúde funciona como um instrumento de elaboração de diagnósticos situacionais por meio das análises de condições de saúde de uma determinada população. Nesse sentido, a informação de saúde é o subsídio para o planejamento e para a gestão. É uma importante ferramenta na gestão, monitoramento e avaliação em saúde.

 

Como a Sala de Situação de Saúde se insere no ambiente acadêmico? 

A Sala de Situação de Saúde é uma oportunidade de aproximar os alunos, professores e colaboradores a participarem da construção de conhecimentos quanto a caracterização da população, identificação das suas necessidades em saúde e seus determinantes sociais propiciando uma aproximação do ensino-aprendizagem na prática. Além de apoiar no processo de formação de alunos e profissionais, também orienta nas ações de planejamento, monitoramento e avaliação em saúde e decisões necessárias em diversos setores da saúde.

Atualmente temos as seguintes áreas:

  • Análise de situação de saúde
  • Monitoramento de eventos de interesse à saúde
  • Avaliação de sistemas de informação de saúde
  • Revisão sistemáticas e síntese de evidências
  • Observatórios
  • Educação

 

Já imaginou um ambiente onde os alunos podem vivenciar a realidade epidemiológica nacional e internacional?

Nosso intuito é apoiar no monitoramento, análise e definição de ações em saúde junto aos gestores em saúde na tomada de decisão e visando ser uma referência nacional e internacional.

Além disso, no âmbito acadêmico a Sala de Situação de Saúde tem como uma das intenções diminuir uma imensa lacuna de conhecimento que existe entre alunos e profissionais do campo da saúde sobre o método e gestão da sala de situação de situação e por consequência, a realidade epidemiológica contínua, por meio de monitoramento e análises.

 

Como sabemos se isso acontece?

Muito simples, a divulgação dos resultados, isso mesmo! A Sala de Situação de Saúde a partir dos dados coletados, monitorados e analisados produz como resultados boletins, documentos técnicos, clipping, entre outros. Tudo isso para que possamos disseminar informações relevantes sobre saúde para todo tipo de público.

 

Quais as formas de disseminação de informação produzidas na Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília?

As principais formas de disseminação de informações são:

Boletim

1. Epidemiológico:

Esses reúnem dados epidemiológicos de eventos de interesse à saúde. Os dados são coletados juntos as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e Distrital e aos principais sistemas de informação nacionais do Ministério de Saúde. O boletim epidemiológico é um meio de publicação de caráter técnico-científico, acesso livre, formato eletrônico ou impresso e com periodicidade de publicação mensal.

Acesse aqui os   boletins epidemiologicos. 

 

2. Entomológico:

Esses reúnem dados entomológicos dos principais vetores de interesse à saúde. Os dados são coletados juntos as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e Distrital e aos principais sistemas de informação nacionais do Ministério de Saúde. O boletim entomológico é um meio de publicação de caráter técnico-científico, acesso livre, formato eletrônico ou impresso e com periodicidade de publicação mensal.

Acesse aqui os   boletins entomológicos.

3. Monitoramento: 

Esses reúnem os dados epidemiológicos e epidemiológicos relacionadas a eventos de interesse à saúde. Os dados são coletados de forma ativa através de rumores em websites de referências, aplicação de ferramentas de busca de alertas e validação em consulta a principais páginas das Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e Distrital.

O boletim de monitoramento de eventos de interesse à saúde epidemiológico e entomológicos é um meio de publicação de caráter técnico-científico, acesso livre, formato eletrônico ou impresso e com periodicidade de publicação semanal.

Acesse aqui os   boletins monitoramento.

 

Clipping de Notícias e Reumores/Detecção

 

1. Clipping de notícias:

Clipping de notícias é a coleta   selecionada   de material da mídia, seja ela eletrônica ou impressa de bases de dados confiaveis.  Surgiu como uma ferramenta para o monitoramento de notícias comunicação social, sendo amplamente utilizada em de assessorias de imprensa com a finalidade de coletar informações sobre determinado assunto, entidade ou pessoa.

A produção dos clipping de notícias da Sala de Situação de Saúde ocorrerá quinzenalmente para a comunidade acadêmica, promovendo assim uma maior circulação de informações entre alunos e professores da Faculdade de Saúde da UnB. 

Acesse aqui os    clipping de notícias.

 

2. Clipping de Rumores/Detecção:

Clipping de rumores/detecção é a coleta sistemática de material da mídia, seja por meio eletrônico ou impresso de qualquer base de dados.   Surgiu como forma de conhecimento de rumores de sindromes ou agravos à saúde como forma de facilitar a detecção, confirmação e monitoramento de casos. 

A produção dos clipping de rumores/detecção da Sala de Situação de Saúde ocorrerá diária para a comunidade acadêmica, promovendo assim uma maior circulação de informações entre alunos e professores da Faculdade de Saúde da UnB. 

 Acesse aqui os      clipping de rumores/detecção.

 

Relatórios:

Esses reúnem os resultados dos demais produtos desenvolvidos pela Sala de Situação de Saúde como análise de situação de saúde, avaliação dos sistemas de informações e ainda fechamento do ano. Esse é um meio de publicação de caráter técnico-científico, acesso livre, formato eletrônico ou impresso e com periodicidade de publicação não definida. 

Acesse aqui os  Relatórios Consolidado.