Go to the content
or

Full screen

Sobre o Observatório

January 15, 2018 14:17 , by PATRICIA PAIVA PEREIRA - | No one following this article yet.
Viewed 775 times

O que é um Observatório?

 

No âmbito da saúde, um observatório é entendido como um ambiente “para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos” (1) sobre eventos de interesse em saúde pública.

Além do mais, um observatório é um mecanismo de comunicação entre atores sociais e proporciona experiências educacionais interprofissionais desde organização, gerando informações e visibilidade das mesmas e a sua relevância para a sociedade. (2)

Nesse sentido, a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília da Faculdade de Ciências da Saúde tem como objetivo a criação de Centro de Observação de Arbovirose, denominado “Observatório de Arbovirose”.

 

O que o Observatório Arbovirose tem como objetivo?

 

O Observatório Arbovirose surge como uma proposta de reunir e avaliar informações sobre arbovirose que são doenças causadas pelos denominados arbovírus, isto é, os vírus que são transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos.

Por definição, os arbovírus são classificados como zoonoses que dependem de outra espécie animal além do homem para serem mantidos na natureza, requerendo no mínimo dois hospedeiros (Gubler, 1998).

Existem 545 espécies de arbovírus, e 150 delas causam doenças em seres humanos.  Os principais arbovírus monitorados no Brasil estão divididos em 3 famílias:

  • Família Flaviviridae: Febre Amarela, Dengue (1, 2, 3 e 4), Zika, Encefalite Japonesa, Saint Louis, Febre do Nilo Ocidental, Rocio, Cacicaporé, Ilhéus, Bussuquara, Iguape.
  • Família Togaviridae: Chikungunya, Encefalites Equinas (Leste, Oeste e Venezuelana), Mayaro, Mucambo.
  • Família Bunyaviridae: Oroupoche, Guaroa, Maguari, Tacaiuma, Utinga, Belem, Carapacaru, Catu, Icoaraci, Guama.

Desta forma, o Obsevatório Arbovirose reunirá informações relacionadas as 3 famílias sobre monitoramento no Brasil. Nesse vamos reunir informações epidemiológicos e entomológicos quanto sua circulação, documentos técnicos como publicações, guias, pesquisas em desenvolvimentos e grupos de pesquisas, regulamentações (normas, portarias) e outros portais, plataformas e websites visando a sistematização de dados, informações para produzir indicadores, estimular pesquisas ou cooperações futuras.

  

 

Quais são os seus principais tópicos?

 

O Observatório Arbovirose reunirá e produzirá Informações, documentos técnicos, pesquisas & grupos de pesquisas, regulamentações (normas, portarias) e outros portais, plataformas e websites.

  • Informação: nesse reuni boletins epidemiológicos, entomológicos, monitoramento de eventos de interesse à saúde, clipping de notícias e rumores/detecção e relatórios sobre arboviroses nas principais bases de referências.
  • Documentos técnicos: apresenta publicações, guias, boletins, notícias, relatórios das principais referências na temática e ainda produzidos pela Sala de Situação de Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.
  • Pesquisas & grupos de pesquisas: nesses apresenta de forma sistematizadas as principais pesquisas em desenvolvimento no Brasil e cenário internacional. Esses foram coletados em principais plataformas de registros de pesquisas em saúde como Plataforma Brasil, REBEC, clinical trials, e outras.
  • Regulamentação: reuni as principais regulamentações vigentes sobre arbovirose por agravos por tipo de normas, descrição, idioma, link para consulta na integralmente.

Outros portais, plataformas & websites: apresentar os principais portais/plataformas/websites encontrados sobre arboviroses contendo a descrição do nome, objetivo, principais informações, link.