Go to the content
or

Full screen

SIESCO

February 27, 2018 13:41 , by CENTEIAS - | No one following this article yet.
Viewed 1682 times

Siesco pag inicial

O que é o Siesco?

O Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco) é um órgão complementar às Direções das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidade de Brasília responsável por ações de integração ensino-serviço-comunidade diversas como: Pró e PET Saúde; GraduaSUS; Núcleos Docentes Estruturantes; Estágios; Atividades práticas e de inserção nos cenários de práticas; formação docente, dentre outras.

O Siesco desempenha o papel de ser facilitador dos processos de formação pedagógica, organização dos cenários de práticas, reforma curricular e reorientação da formação profissional em saúde na FS. Nessa função, desde 2008, apresenta proposta de projetos para participação junto aos Programas Pró Saúde e Pet Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

 

Como surgiu?

Concebido em 2009 a partir do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde 2 (Pró saúde 2) e implantado em agosto de 2014, o Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco), chamado Sistema Saúde Escola até 2015, tem sua origem em ações de professores e estudantes desde o surgimento das FS e FM.

 

Função

A função do Siesco é contribuir para a reorientação da formação profissional em saúde, a formação pedagógica dos docentes das Faculdades e a melhoria na saúde da população do Distrito Federal e do Brasil por meio de articulações e parcerias com os serviços de saúde e a comunidade, bem como a realização de ações acadêmicas, culturais e políticas.

 

Objetivo

Dentre seus objetivos, o Sistema tem a finalidade de promover a integração ensino-serviço-comunidade, sugerir articulações às instituições parceiras e interessadas para, de forma coordenada, propor estratégias de formação e desenvolvimento dos estudantes, bem como a educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), à luz dos conceitos e princípios da legislação vigente, além de acompanhar e avaliar ações e estratégias propostas.