MENU



 

  

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva foi criado em 2010, inicialmente com os cursos de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva, e, posteriormente, em 2013, o curso de Doutorado em Saúde Coletiva. Congrega pesquisadores atuantes no campo da Saúde Coletiva, cujo protagonismo teve inicio no Movimento da Reforma Sanitária e na participação da construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Objetivos (geral e específico)

O Programa tem uma única área de concentração (Saúde Coletiva) e possui quatro linhas de pesquisa, sendo: Política, Planejamento, Gestão e Atenção à saúde; Saúde Cultura e Cidadania; Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Pesquisa Translacional em Saúde Coletiva;

 

Mestrado Acadêmico

O objetivo geral do curso é proporcionar sólida formação científica, desenvolver capacidade de pesquisa e intervenção no campo da Saúde Coletiva.

Os objetivos específicos são:

–Formar profissionais de saúde e de outras áreas correlatas qualificadas para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação Lato Sensu) na área de Saúde Coletiva, e com habilidade para executar pesquisa original e independente em Saúde Coletiva.

–Atender a demanda regional e nacional de qualificação dos profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde.

 

Doutorado

O objetivo geral é proporcionar sólida formação científica, desenvolver capacidade de pesquisa e intervenção no campo da Saúde Coletiva.

Os objetivos específicos são:

-Formar profissionais de saúde e de outras áreas correlatas com conhecimentos e habilidades para executar pesquisa original, independente e qualificada. Além disso, para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu) na área de Saúde Coletiva;

-Atender a demanda regional e nacional de qualificação de profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde.

 

 

Perfil do Egresso

Mestrado Acadêmico

Pesquisador com formação interdisciplinar, com competências e habilidades para docência em Saúde Coletiva, em nível de graduação e especialização, e para a pesquisa, ser capaz de desenvolver pesquisas originais, desde a definição de objeto socialmente relevante, organização e levantamento de dados primários ou secundários, à análise das informações coletadas. Espera-se, também, que o egresso tenha sensibilidade para os problemas socioeconômicos, para a diversidade e para as diferenças culturais mantendo um espírito crítico e inovador em suas propostas de mudança da realidade.

Doutorado

Pesquisador com formação interdisciplinar, com competências e habilidades para docência em Saúde Coletiva, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), e para a pesquisa, apto a realizar trabalhos inovadores que contribuam para o avanço do conhecimento científico da área. Além disso, capazes de solucionarem os novos problemas de saúde e os novos desafios dos sistemas de saúde, em âmbito nacional e mundial. Espera-se, ainda, que o egresso tenha visão crítica para análise dos determinantes socioeconômicos, políticos, sociais e culturais da saúde.

 

 Coordenação

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Prof. Edgar Merchan-Hamann -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Profª. Ximena Pamela Diaz Bermudez - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadora do Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva

  


Secretaria de Pós Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde
Contatos: (61) 3107-1753
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.