Go back to ComunicaFS

Curso de Nutrição da FS/UnB também recebe nota máxima na avaliação do MEC

September 8, 2017 19:07 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

Adivinhem?! A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) mais uma vez está em festa! O curso de graduação em Nutrição também recebeu a nota máxima na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A comissão de avaliadores atribuiu o conceito 5 ao curso.

De acordo com a direção da Faculdade, o resultado era mais que esperado. Agora, o curso exibe, orgulhoso, a nota máxima do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade) e também a da avaliação do MEC, composta por três dimensões: organização do projeto pedagógico, corpo docente e estrutura física. Seu objetivo é a renovação do reconhecimento do curso junto ao Ministério.

A coordenadora do curso, professora Renata Zandonadi afirma que, mais que nunca, a excelência do curso está comprovada. “É o resultado da soma de fatores alunos, professores, funcionários e direção, que faz com que nosso curso possa apresentar resultado de excelência. O agradecimento se deve a todas as pessoas que fazem dia a dia o nosso curso e às instâncias da UnB que nos permitem desempenhar nosso trabalho adequadamente, independentemente da crise que acomete as universidades públicas”.

Sem t tulo 2

Com o resultado, três, dos quatro cursos avaliados, alcançaram a nota máxima da avaliação do MEC: Enfermagem, Saúde Coletiva e Nutrição. Odontologia recebeu o excelente conceito, 4 e Farmácia, avaliado em 2013, também tem conceito 4. Maria Fátima de Sousa, diretora da FS/UnB, não esconde a alegria de viver este momento. Desde o início da gestão dela e da professora Karin Sávio – professora do Departamento de Nutrição –, a Faculdade recebe investimentos que demonstram o compromisso da gestão com a formação de excelência técnica e relevância social.

A formação e o fortalecimento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), busca de consultorias para a reforma das matrizes curriculares com corredores multidisciplinares e a própria criação do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco), são alguns exemplos. No que se refere a estrutura física, a disponibilização de espaços promotores de saúde, onde professores, técnicos e estudantes podem dedicar-se aos estudos e à convivência harmoniosa como a Sala de Leitura D. Marly, o Espaço Cora Coralina, Poltronas Livro, Plante um livro no Jardim, a revitalização do Centeias, dentre outros, também integram essa lista.

Fátima parabeniza a coordenação de curso e chefia de Departamento, bem como toda a comunidade acadêmica pelo excelente resultado. “O conceito máximo do MEC é fruto do competente trabalho das professoras Lívia Pineli, chefe de Departamento e, Renata Zandonadi, coordenadora do curso, a quem parabenizamos e, em seus nomes, os demais que integram o corpo docente, técnicos administrativos e, também nossos talentosos estudantes. Trata-se de um trabalho em equipe, no qual se materializam os esforços coletivos das equipes de jardinagem, elétrica, hidráulica, limpeza, segurança, infraestrutura física, enfim, um sem número de anônimos que também reforçam esse time de vencedores”.

O diferencial

O Curso de Nutrição da FS se destaca por sua ativa "militância" em defesa da segurança alimentar e nutrição. E, para isso, tem um projeto político-pedagógico com metodologias ativas de ensino que propiciam a participação efetiva dos estudantes em campos de práticas do primeiro ao último semestre.

Com atitude integradora entre ensino, pesquisa e extensão, o curso fortalece e valoriza práticas e princípios que dão sentido ao perfil dos profissionais formados da graduação à pós-graduação. O que, de acordo com a direção da FS, é fruto do compromisso da Faculdade com a excelência acadêmica e o compromisso sócio-político na formação de nutricionistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).