Go back to ComunicaFS

FS integra ações da Semana do Bem-Estar 2017

September 6, 2017 13:22 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

Happyhour 600.fw

A Semana do Bem-Estar 2017 será realizada nas Américas de 9 a 15 de setembro de 2017, coincidindo com o Dia do Bem-estar do Caribe em 9 de setembro. O lema deste ano é “Vamos falar sobre o nosso bem-estar” e o ponto principal é promover o bem-estar mental onde se aprende, trabalha, brinca e gosta. Como em anos anteriores, a Semana do Bem-Estar apoia e reforça as principais mensagens do Dia Mundial da Saúde de 2017 que seguiu o lema “Depressão: vamos conversar”.

O bem-estar mental é um tema alinhado ao entendimento da OPAS/OMS de que a saúde mental possibilita ao indivíduo realizar as próprias aptidões, enfrentar o estresse da vida cotidiana, trabalhar de maneira produtiva e proveitosa e contribuir para a própria comunidade. Comprometida com esse entendimento, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) – por meio do projeto institucional FS promotora de Saúde - integrará as ações da Semana.

No próximo dia 12, será realizado, das 17h às 19h, o “Happy hour: Fortalecendo a capacidade pessoal e coletiva para lidar com estresse e promover saúde”. A atividade será no auditório 1 e contará com a participação de representação da direção da FS, do Decanato de Assuntos Comunitários e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/Brasil).

Na ocasião serão abordadas questões como a visão dos estudantes da saúde sobre Promoção da Saúde na UnB, com Jorge Sevillis e Júlia Nogueira, da Faculdade de Educação Física/UnB; sobre o        Mapeamento de Iniciativas na UnB na lógica da UPS, realizado por Nayara Rodrigues, Leides Moura, Danielle Cabrini, Elza Maria Souza e Ana Beatriz Duarte, da FS/UnB. Será promovida ainda uma vivência sobre o manejo do estresse, com Caroline Amorim e informado sobre alguns serviços de suporte para estudantes das FS e FM.

SOBRE A SEMANA DO BEM-ESTAR

A Semana do Bem-Estar da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) é uma iniciativa institucional que visa promover a saúde e o bem-estar em toda a Região das Américas. Foi lançada em 2011 num esforço para materializar os compromissos da Declaração Política das Nações Unidas sobre a Prevenção e o Controle de Doenças Não Transmissíveis (DNTs) nas Américas. O objetivo foi causar a mobilização dos interessados diretos chamando atenção às DNTs e à ação necessária da sociedade para prevenir e controlar estas doenças.