CAPACITAÇÃO: “Programa de Desenvolvimento Comunitário – Construindo vínculos solidários no meio universitário e a Promoção da Saúde Mental”

July 31, 2018 18:29 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

Entre os dias 2 a 5 de agosto será realizado o curso de capacitação “Programa de desenvolvimento comunitário – construindo vínculos solidários no meio universitário e a promoção da saúde mental”. O curso é gratuito e será realizado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com carga horária total de 40h.

Sob a coordenação da professora Muna Muhammad Odeh, do Departamento de Saúde Coletiva (FS/UnB), a atividade abordará a saúde mental desde a perspectiva da necessidade de fomentar um senso de pertencimento a um determinado grupo e a crença em seus potenciais latentes. Para participar, os interessados devem preencher formulário eletrônico disponível aqui.

A partir daí a comunidade começa a atuar colaborativamente, reconhecendo seus próprios recursos como alavanca para seu progresso social e econômico, articulando atores sociais diversos e desenvolvendo a solidariedade entre as pessoas. A cooperação, o protagonismo e o empoderamento são os alicerces que formam a metodologia do "Programa de Desenvolvimento Comunitário - Construindo Vínculos Solidários no meio universitário e a promoção da saúde mental", que está dividido em fases processuais e não lineares. Assim sendo, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) que foi uma das experiências usadas como Componente Curricular para Promoção do Bem-Estar Mental na disciplina Saúde Mental em Saúde Coletiva (SMSC) do DSC-UnB, serviu como referência para os processos de elaboração desse programa.

Dentre os objetivos, o curso visa oferecer encontros de sensibilização a equipes, discentes e servidores da UnB e representa um passo importante para despertar o sentido de solidariedade, o pensar juntos nos caminhos e possibilidades de melhorias da vida em comum e em comunidade. A intenção também é que, por meio desses encontros, se crie um espaço respeitoso, aberto, de escuta e cuidado com todos e todas, no qual se possam fortalecer os laços de amizade, respeito e solidariedade na busca de caminhos e soluções para as dificuldades; o exercício da cidadania atuante e a consciência dos recursos pessoais, grupais e comunitários.