Graduação em Enfermagem está com inscrições abertas para mentoria estudantil

August 7, 2017 14:57 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

A mentoria (mentoring) vem sendo reconhecida mundialmente como um dos métodos para propiciar o desenvolvimento das diversas dimensões da vida. Em sua forma básica, trata-se de um relacionamento transformacional em que uma pessoa experiente e empática, o(a) mentor(a), orienta, apoia e influencia outra, o mentoreado, em seu desenvolvimento pessoal e profissional, mediante interação revestida de camaradagem, confiança e compreensão.

No caso de mentorias estudantis, essa relação é horizontal, pois ocorre entre pares, ou seja, entre estudantes, não envolvendo supervisão direta de docente ou profissional, permitindo assim o compartilhamento de opiniões, de planos pessoais, de problemas do dia a dia, além da oportunidade de reflexão e apoio pessoal/social.

O mentor e o mentoreado estão livres para estabelecer a relação da forma que melhor se adaptarem, e essa relação não precisa ser necessariamente de amizade. Podem se comunicar pessoalmente, por mensagens e até e-mails, restringindo-se a assuntos acadêmicos ou podendo também abordar assuntos pessoais, a depender da demanda.

Os principais benefícios da mentoria para os estudantes mentoreados são o apoio recebido dos pares no início da vida acadêmica e a aquisição de novos conhecimentos. Já para os mentores, destaca-se a gratificação pessoal, o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e gestão, essenciais para a inserção no ambiente profissional/mercado de trabalho.

Nesse contexto, o curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB  apresenta o Projeto de Mentoria Estudantil em Enfermagem, uma proposta extensão na modalidade de Projeto de Extensão de Ação Contínua das professoras Mariana Franzoi, Andrea Faustino, Aline Silveira e Gisele Martins.

Promover o compartilhamento de experiências e de conhecimentos entre estudantes de Enfermagem da Universidade e do curso, favorecendo sua transição para a vida acadêmica principalmente nos primeiros semestres, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades e de competências requeridas no contexto da prática clínica profissional,estão entre os objetivos do projeto.

A atividade inicialmente contará com a participação de estudantes extensionistas - com pelo menos um ano de experiência no curso e na universidade - para atuarem como mentores dos alunos recém-chegados na UnB, os calouros, que estão iniciando a trajetória acadêmica ou de alunos que já estão há mais tempo no curso e que gostariam de auxílio e apoio.

As inscrições dos mentores podem ser realizadas até o dia 20/08  por meio DESTE FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Já os candidatos a serem mentoreados podem se inscrever AQUI.

Ao preencher esse formulário, além de se candidatar a ser um mentor ou mentoreado, você será convidado para o Evento de Boas Vindas, a ser confirmado por e-mail.

Para outras informações, mande um e-mail para mentoriaenfunb@gmail.com.

Acompanhe também nossa página no Facebook

This article's tags: mentoria mentoria de enfermagem