GRATIDÃO - Carta da professora Maria Fátima de Sousa

March 29, 2018 12:44 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

Gratdao 600
Essa é a primeira palavra que me vem à mente quando refaço minha trajetória desde o primeiro dia em que assumi, ao lado da minha grande amiga e parceira de trabalho, professora Karin Sávio, a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) [2014-2018]. Mais que uma simples palavra, esse sentimento se fazia presente sempre que caminhava pelos corredores da FS nos últimos quatro anos, para hoje ver o que conseguimos construir juntas.

Não foi fácil, tenho que reconhecer. Porém também não foi pouco o apoio que tive nessa missão. Nunca estive só nos momentos bons ou mais difíceis. Contei com a compreensão e parceria de todos(as) os(as) chefes de departamento, coordenadores(as) de cursos e de professores(as) que se disponibilizaram a assumir e se colocarem na linha de frente de projetos estratégicos, pois tínhamos objetivos comuns. O principal deles, transformar a FS numa instituição inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica, tecnológica e, sobretudo, empenhada em formar cidadãos(ãs) conscientes de seu papel determinante na sociedade.

Sigo com a certeza de que deixo, ao final do mandato, pessoas e projetos incríveis que colocaram a FS no ranking internacional das Universidades Promotoras de Saúde, por meio da criação do Programa FS Promotora de Saúde, e tantos outros realizados em gestão colaborativa como o Sistema de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (Siesco), o Comunica FS, o Colegiado de Extensão, e o fortalecimento do Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde (Centeias).

Semeamos a esperança entre jovens estudantes que adentraram nosso espaço. Nele, e com eles, presenciamos colaboradores(as), técnicos(as) administrativos(as), professores(as) e estudantes (re)descobrirem o sentido e o privilégio de pertencerem à FS/UnB e finalmente sentirem-se parte desse lugar. Tenho plena convicção de que conseguimos elevar a FS ao mais alto patamar de uma ciência humanizada, acolhedora, ética, transparente, participativa e profundamente democrática, pois as portas da FS sempre estiveram abertas, incondicionalmente.

Tudo o que construímos só foi possível porque trabalhamos lado a lado, ombro a ombro, acreditando que a FS dos sonhos era possível. O resultado dessa sinergia transpareceu em muitas conquistas, sendo uma delas a avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que atribuiu nota máxima a quatro dos cinco cursos da FS e só porque a Farmácia não passou por avaliação, pois temos certeza que também teria obtido o conceito máximo.

O mesmo avanço se deu no âmbito da pós-graduação, onde os cursos contaram com o apoio estratégico necessário ao fortalecimento para a consequente avaliação positiva e o alcance de notas 4 e 5. Também fortalecemos a pesquisa com o desenvolvimento de diversos projetos. Assim os convido a ler nosso relatório de gestão, a ser disponibilizado na página da FS.

Afasto-me com a consciência tranquila. Sei que pouco fiz, mas ao que fiz doei, diuturnamente, toda minha força de trabalho para que nada faltasse no exercício do meu dever de administrar para toda a comunidade FS, indiscriminadamente e, sobretudo, para os(as) estudantes, servidores(as) e colaboradores(as) mais simples dessa casa. A ciência também se faz com o reconhecimento de cada saber e a valorização de cada pessoa.

Saio para outra missão e desejo que a vida seja generosa comigo e que nunca me negue o exercício da paciência, do respeito, da tolerância, do amor, do acolher e do compreender as diferenças. Levo a certeza de que cumpri meu papel e espero ter contribuído para a construção de um espaço onde os valores da ética, do respeito, da responsabilidade social, da valorização da identidade, da cultura e da diversidade das pessoas aqui presentes, hoje transcendem as salas de aula.

Agradeço o convívio com a querida amiga Karin e desejo-lhe sorte nestes próximos dias de mandato, bem como aos que virão. Espero do fundo do meu coração, que cuidem da FS não para poucos, mas para todas e todos. Minha eterna gratidão!

Profa. Fátima de Sousa

CONFIRA O DOCUMENTÁRIO "UNIÃO E FORÇA", UM RELATÓRIO AUDIOVISUAL SOBRE A GESTÃO DAS PROFESSORAS MARIA FÁTIMA DE SOUSA E KARIN SÁVIO.