Michel Odent recebe título Doutor Honoris pela Universidade de Brasília

December 4, 2017 13:33 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

O médico obstetra francês Michel Odent vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília no dia 05 de dezembro de 2017 em evento aberto para o público. A atividade é uma realização do Instituto Michel Odent em parceria com a Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), com o apoio da Liga de humanização do Parto e Nascimento da Universidade de Brasília (UnB).

Antes da outorga do título, Odent fará a palestra: "Parto e Nascimento: dos avanços técnicos aos científicos". A explanação será transmitida ao vivo de Londres, em inglês, com tradução simultânea e o médico poderá interagir com o público. A palestra e cerimônia estão abertas para interessados no tema.

Para fazer o esquenta da homenagem, nesta segunda-feira, 4, às 19h30, será realizada a Roda de Conversa: “O pensamento de Michel em nossas práticas”, com Ricardo Chaves, Heloisa Lessa, Maysa Luduvici Gomes, Alberto Guimarães, Ana Cyntia Baraldi e outros. A atividade é aberta ao público, no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília.

Whatsapp image 2017 12 04 at 11.22.56

Em discurso sobre o homenageado, a professora da FS/UnB e presidente da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa), Daphne Rattner destacou um dos principais lemas de Odent: “Para mudar o mundo, é preciso primeiro mudar a forma de nascer”. Segundo a professora, é necessário que haja uma mudança de cultura no Brasil, pois o número de cesarianas é alarmante. “Mudar uma cultura é algo difícil. Em muitos casos é necessário que haja um expoente, como é Michel Odent”, declarou.

Na ocasião estará presente o médico Alberto Jorge Guimarães, da Parto sem Medo de São Paulo, atual presidente do Instituto Michel Odent (IMO), organização responsável por traduzir, publicar e manter obras completas em português deste incrível obstetra francês que tem oferecido grandes contribuições para humanidade. O trabalho de Alberto Guimarães tem sido fundamental para implementar as ideias de Odent no ambiente hospitalar brasileiro, cenário da maioria dos nascimentos do país.

Os estudos e aplicações sugeridas por este obstetra são fundamentais para uma mudança no ambiente hospitalar que pode proporcionar à mulher uma vivência plena do processo com menor interferência. Os resultados em satisfação e desfechos positivos incentivam que novos profissionais modifiquem suas culturas obstétricas", destaca o presidente do Instituto que tem oferecido treinamentos e participando de programas como Parto Adequado, com mudanças já sentidas no cenário hospitalar.

Saiba mais aqui