Go to the content
or

 Go back to Notícias Com...
Full screen

Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva recebe artigos sobre integridade científica

June 7, 2018 19:55 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.
Viewed 78 times

Chamada tempus.fwIntegridade científica é um requisito fundamental para o processo de condução e desenvolvimento das pesquisas, especialmente aquelas envolvendo seres humanos e animais não humanos. Comportamentos questionáveis podem emergir em todas as fases da pesquisa, especialmente quando os pesquisadores se sentem pressionados para publicar ou conseguir financiamentos. O processo de disseminação dos resultados dos estudos merece especial atenção, sobretudo quando as evidências geradas apresentam potencial para serem incorporadas às políticas públicas de saúde.

Com o objetivo de promover a reflexão e aprofundamento do conhecimento sobre questões que emergem da prática científica, a Revista Eletrônica Tempus – Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1892-8829) divulgou chamada para a publicação de artigos originais, resenhas e revisões relacionadas ao tema em pauta. O convite é extensivo à comunidade científica nacional e internacional. Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol, os quais, após revisão dos pares, vão compor um número temático sobre integridade da pesquisa científica.

A ideia de dedicar um número especial da Revista Tempus à temática da integridade científica se deve ao fato de que houve avanços na discussão internacional e brasileira, especialmente por parte de agências de fomento que incluíram em suas agendas a elaboração de diretrizes sobre conduta responsável na ciência. Com previsão de publicação para setembro deste ano, os artigos serão recebidos até a primeira semana de agosto.

Os interessados devem enviar artigos em conformidade com as normas da revista.  Os editores convidados para essa edição são os professes: Dirce Guilhem (Universidade de Brasília, Brasil), Maria Rita Carvalho Garbi Novaes (Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasil) e Cesar Messias de Oliveira (University College London – UCL, Reino Unido).

 

 

Comunica FS