Siesco e parceiros oferecem qualificação a preceptores do GraduaSUS

January 30, 2018 20:35 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

O Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidade de Brasília (Siesco FS e FM/UnB) – em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa da Superintendência da Regional de Saúde Leste (Nuep/SRSL) e a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Brasília (GEP/HUB) – oferecerá duas oficinas de qualificação aos preceptores do PET Saúde GraduaSUS. As atividades ocorrerão nos dias 7 e 20 de fevereiro, no HUB e no Hospital da Regional Leste, no período da tarde.

A atividade tem como objetivo promover a formação e a qualificação de preceptores quanto à educação continuada, permanente e popular em saúde com a utilização de metodologias ativas (problematização). A intenção da coordenação é contribuir para a consolidação de um modelo de atenção à saúde centrado no usuário, por meio do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e que propicie a continuidade do cuidado. Daí a importância em se discutir a atuação interprofissional para este fim nos diferentes níveis de atenção e ter o conhecimento em metodologias ativas aplicadas à saúde.

O trabalho é coordenado pelas professoras Cláudia Griboski (ENF), Carla Targino (ENF), Dais Rocha (DSC) e, Dayde Mendonça (FAR), da coordenação do Siesco e também do GEP/HUB. A programação das atividades inclui oficinas de “Elaboração e análise de estudos de caso” e “Elaboração do projeto terapêutico singular para casos formulados nos grupos de trabalho”, dinâmica de construção dos estudos de caso e discussão sobre educação e trabalho interprofissional. “A ideia é que construam estudos de caso voltados para o serviço e, durante o acolhimento nos cenários de prática, os preceptores os levem para discussão junto aos estudantes e professores, exercitando a interprofissionalidade”, explica Carla Targino. O acolhimento nos cenários está marcado para o dia 8 de março no Itapoã.

Preceptores 600.fw