Go back to ComunicaFS

V Encontro Internacional sobre Comunicação em Situação de Risco começa segunda-feira, 26

March 20, 2018 15:38 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

Comsaude600 2003
Começa nesta segunda-feira, 26, o V Encontro Internacional de Comunicação em Saúde (V ComSaúde). Sob o tema “Saúde: Comunicação em Situação de Risco”, o evento tem o objetivo de apresentar o histórico e os cenários nacional e internacional da comunicação em situação de risco e problematizar o tema por meio de exemplos práticos e casos reais e, ainda, a discussão sobre o papel da mídia no contexto da saúde. O V ComSaúde é uma realização do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (Ecos), em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB).

De acordo com a coordenadora geral do evento, professora do Departamento de Saúde Coletiva da FS/UnB e coordenadora do Laboratório Ecos, Valéria Mendonça, os principais desafios da comunicação em situação de risco na saúde são criar uma cultura de comunicação voltada para o gerenciamento de emergências e trabalhar esta abordagem na perspectiva do planejamento e gestão para orientar a tomada de decisão rápida e precisa. “O tema é novo e pouco discutido. Neste sentido, é preciso conhecer outras abordagens para melhorar as formas de comunicar os riscos em saúde, a relevância e aplicação que ocorrem no contexto das doenças emergentes”, destaca.

A programação do evento traz a conferência “Afinal, o que é Comunicação de Risco em Saúde Pública?”, com o professor e pesquisador do Departamento de Epidemiologia no curso de Pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Luis David Castiel. A mesa de debate “Gestão da Informação e do Conhecimento e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação do Risco em Saúde” contará com a participação de representantes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos e dos professores Santosh Vijaykumar, da Universidade Northumbria, Reino Unido; e Jonas Brant, da UnB. Pesquisadores e gestores do campo da saúde e da comunicação do Peru, Cuba e do Brasil compartilharão experiências de comunicação em situação de risco de seus países.

Confira a programação completa do V Encontro Internacional de Comunicação em Saúde.

OBSERVAÇÃO: O resultado das submissões de trabalhos e os horários e locais das comunicações orais serão divulgados nesta sexta-feira, 23.