Go to the content
or

 Go back to Laboratórios
Full screen

LTMAC

September 14, 2017 19:26 , by Gabriely Mendes - | No one following this article yet.
Viewed 1493 times

Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC)

Resumo:Laboratório de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) é um laboratório de pesquisa para o desenvolvimento de produtos e processos nas áreas farmacêutica e de nutrição humana. A missão do laboratório é promover a qualificação de pessoal, desenvolvimento de produtos inovadores e prestação de serviços nas áreas de pesquisa, produção e controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e alimentos. As novas tecnologias pesquisadas incluem sistemas submicroscópicos biocompatíveis, tais como lipossomas, nanoemulsões, nanopartículas e complexos com ciclodextrinas, além de processos envolvendo energia, como a iontoforese. A especificidade da atividade de pesquisa não é só no desenvolvimento de formulações, mas também na projeção de provas de conceito para a sua avaliação.

 

O Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) (www.ltmac.com.br) do Departamento de Farmácia, coordenado pelos Prof. Guilherme Martins Gelfuso, Lívia Pineli, Marcílio Cunha Filho e Taís Gratieri está localizado na Faculdade de Ciências da  Saúde da Universidade de Brasília.

O laboratório tem a infraestrutura necessária para desenvolver atividades didáticas e de pesquisa tanto na área de Tecnologia Farmacêutica, quanto de Alimentos. Entre os equipamentos disponíveis no laboratório adquiridos com recurso de diferentes agências de fomento públicas, como Finep, Capes, CNPq e FAP-DF, estão dois cromatógrafos de alta eficiência (HPLC) com detecção por DAD e fluorescência, espectrofotômetro de UV/Vis, sistema de purificação de água Milli Q, sistema de ultrassom de agulha e agitadores ultraturrax e mecânicos para desenvolvimento de nanoestruturas, Zetasizer Nano ZS90 para caracterização de nanopartículas, sistema de células de difusão verticais e fonte de corrente elétricas para experimentos in vitro e ex vivo de permeação cutânea, sistema de calorimetria (DSC) e termogravimetria (TGA) para análise térmica de insumos e formulações farmacêuticas, termoextrusora para produção de dispersões poliméricas sólidas, sistema dissolutor de comprimidos e cápsulas, analisador automático de propriedades físicas de pós Hosokawa, reômetro oscilatório para determinação do comportamento viscoelástico de amostras, além de balanças analíticas, uma termobalança, centrífuga, estufa, geladeira e freezer, medidores de pH e condutividade, agitadores magnéticos e outros equipamentos que estão em processo de compra.

As atividades didáticas envolvem aproximadamente 40 alunos semestralmente que cursam as disciplinas de Farmacotécnica, Farmacotécnica com aspectos tecnológicos, Estágio em Farmacotécnica e Cosmetologia e Estágio em Tecnologia Farmacêutica dos cursos de Farmácia. As atividades de Pós-Graduação e Pesquisa são desenvolvidas envolvendo alunos bolsistas de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos no momento são:

  • Iontoforese de complexos de inclusão de cloreto de alumínio ftalocianina com ciclodextrinas para a terapia fotodinâmica tópica de tumores cutâneos (Edital 03/2015 FAP-DF)
  • Terapia localizada de tumores de cabeça e pescoço utilizando iontoforese e nanopartículas catiônicas com potencial mucoadesivo (CNPq Universal Proc. 470272/2013-9, Edital 05/2013 FAP-DF e Edital DPP/FUB/UnB 01/2013)
  • Desenvolvimento de formulações nanoestruturadas contendo extratos ativos de espécies do cerrado brasileiro e pantanal (Rede Pró-Centro-Oeste CNPq Proc. 407660/2013-5)
  • Desenvolvimento de lipossomas mucoadesivos para o tratamento de doenças oculares infecciosas e avaliação da iontoforese na potencialização terapêutica (Edital FAPDF 05/2013, Edital Universal CNPq 2014)
  • Desenvolvimento de sistemas nanoemulsionados contendo óleos essenciais com propriedades antioxidantes e inibidoras da tirosinase para aplicação dermocosmética (Edital FAP-DF 03/2015)
  • Estudo farmacotécnico do impacto da partição de comprimidos de uso geriátrico (Edital FAP-DF 03/2015)

 

Colaborações internacionais:

  • Dr. Yogshvar Kalia – Université de Genève (Suíça)
  • Dr. Richard Guy – University of Bath (Reino Unido)
  • Profa. Dra. Premrutai Thitilertdecha - Mahidol University (Bangkok, Thailand)
  • Profa. Dra. Mariana Landin - Universidad de Santiago de Compostela (Espanha)
  • Dr. Marc Schneider - Universität des Saarlandes (Saarbrücken, Alemanha)
  • Dr. Claudio Salomon - Universidad de Rosario (Argentina)
  • Dr. Yong Chen - Nantong University (China)

 

Professores coordenadores:

– Prof. Dr. Guilherme Martins Gelfuso

– Prof. Dr. Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho

– Profa. Dra. Taís Gratieri

– Profa. Dra. Lívia Pineli

Site:

http://www.ltmac.com.br/