Go to the content
or

 Go back to Menu Superior
Full screen

CENTEIAS - Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde

June 20, 2017 0:37 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.
Viewed 1296 times

Sobre o CENTEIAS

Ao longo dos últimos 13 anos o Centro de Informação de Informática em Saúde (CIS-FS) vem atuando no suporte às diversas iniciativas pedagógicas de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (TICS), promovendo a sustentabilidade de seu parque tecnológico, hoje composto por 670 terminais conectados e distribuídos em quatro redes, e ainda viabilizando a produção e inovação técnico-científica na área de Ciências da Saúde.

Em 2009 o CIS-FS registrou o atendimento a 1.500 chamados provenientes dos professores e funcionários da FS bem como apoiou a realização de cursos e oficinas em parceria com a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), do Ministério da Saúde; firmou parceria para a implantação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), entre outras iniciativas indutoras dos processos de informação, educação e comunicação em saúde mediadas por tecnologias.

Outra parceria importante se dá com a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS), do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), a partir da qual tem sido possível o atendimento a inúmeros desafios trazidos ao Centro, além dos já assumidos no âmbito do suporte à conexão e serviços de informática. Destacam-se o assessoramento a eventos no registro audiovisual, produção de vídeo aulas, digitalização de vídeos, entre outros.

Conheça nossas ações:

Receber, reunir, sistematizar, alimentar e atualizar as informações do site da FS e dos departamentos;

Elaborar e ministrar no Laboratório de Informática (LIS), palestras que apresentem aos interessados as estratégias de buscas de publicações científicas na Internet.

Equipe

Coordenação

Prof. Dr. Jonas Brant

Apoio Administrativo

Sara Oliveira

Gerência de Assuntos Educacionais

Katiuce Dias

Gerência de Projetos

Fabiana Ganem

Vanessa Soares

Gerência de Suporte Técnico

José Cals

Equipe de TI

Augusto Modesto

Vinícius Pinheiro

Filipe Rabelo

Audiovisual e Apoio Didático

Robson Ramos

Fotodocumentação

Paulo Hipólito

Mecanografia

Paulo Reinaldo

Luzinete Fraga

 

 Almoxarifado

Lucio Neves

Francisco "XP"

Algumas Recomendações para Uso dos Lab. de Graduação e Pós-Graduação

É altamente recomendável que:

- Evite deixar conteúdos armazenados nos computadores;
- Conudção e consumo de alimentos;
- Acessar, manusear, expor, imprimir ou executar qualquer outra ação envolvendo material pornográfico;
- Instalação e execução de qualquer software não licenciado;
- A movimentação interna ou retirada de qualquer bem patrimonial;
- Execer atitudes de pirataria e/ou engenharia reversa em qualquer aplicativo ofertados nos laboratórios;
- Agir de forma a depreciar os recursos ou instalações nos laboratórios;
- Bular ou tentar bular qualquer medida de segurança implementada no intuiíto de garantir o parque tecnológico;
- Atitudes de invação, infecção  ou exploração de recursos privados ou compartilhados de hardware e software;
- Furto ou danos causados por mau uso dos equipamentos.

Projetos em Andamento

Desde 2007 o CIS-FS está envolvido diretamente com a Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS), do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), nas atividades relacionadas ao Projeto de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal. Nesse sentido tem apoiado no desenvolvimento de soluções em informática com uso de softeware livre e portabilidade nas atividades de campo dos ACS.

Desde 2009 tem apoiado as atividades do Projeto Uiversidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), do Ministério da Saúde, que visa ofertar o curso de especialização em Saúde da Familia na modalidade a distância. Para isso tem desenvolvido o sistema de repositórios, objetos de aprendizagem, plataformas em moodle e outras possibilidades de suporte ao ensino a distância.

Este ano, o Centro apoiará a FS e a FM na implantação do Projeto de Telemedicina na Regional de Saúde do Paranoá. Além disso, tem apoiado as iniciativas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde, no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação. Ainda em TICS, o CIS teve um de seus projetos aprovado junto à CAPES, que financiará atividades de reformulação do sistema de oferta em moodle para as disciplinas dos cursos de graduação nos próximos 12 meses.

Finalmente, o CENTEIAS-FS se dedicará aos projetos de gestão da informação e do conhecimento em saúde para promover uma maior integração entre os departamentos e cursos da Faculdade de Ciências da Saúde.

Contatos

Telefone: (61) 3107-1734