Go back to Menu Superior

June 20, 2017 0:16 , by Augusto Modesto - | No one following this article yet.

Comunica fs logo

Você sabe o que é o ComunicaFS?

O Comunica FS é um canal de comunicação para que estudantes, professores, técnicos e demais colaboradores da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) possam divulgar ações, pesquisas, eventos, premiações e outros comunicados importantes a toda a comunidade. Mediante parcerias e contatos com a rede interna e externa da FS, sua função é propor ações de comunicação inovadoras, criativas e promotoras de saúde de forma colaborativa, respeitando a diversidade e promovendo a equidade por meio de nossas notícias, vídeos, cartazes, posts de mídias sociais, dentre outros.

Atualmente, conta com o portal - fs.unb.br - o qual é alimentado diariamente com notícias variadas sobre os cursos da FS, atuações da gestão e atividades que interessam a toda a comunidade acadêmica. A TV Comunica – monitores instalados em lugares estratégicos da FS – é uma espécie de mural digital, onde replicamos avisos, dicas de saúde, homenagens, dentre outros. Produz, ainda, o informativo mensal do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco), o Bem-te-vi – cujas reportagens mantêm o foco na questão da parceria ensino-serviço-comunidade e reformulação da formação profissional em saúde – e, a revista semestral ComunicaFS in revista, que traz um resumo dos destaques do semestre. Está em mídias sociais como o FacebookTwitterInstagram e Youtube com o perfil “ComunicaFS” e neste espaço replica todas as notícias publicadas em seus canais.

Inaugurado em outubro de 2014, o setor tem passado por diversas transformações para elaborar ações estratégicas de comuni­cação participativa, objetivando manter a comunidade interna e externa da FS informada sobre as principais atividades realizadas, dando maior visibilidade aos eventos, processos seletivos, entre outros, por meio do site institucional e mídias sociais.

Seu objetivo é estabelecer ações estratégicas de comunicação participativa. Composto por estu­dantes bolsistas de graduação, profissionais de comunicação e saúde, sob a coordenação da pro­fessora Ana Valéria Machado Mendonça, o Comunica FS é responsável pelo portal da FS/UnB; TVComunica; página no Facebook; Comunica FS in Revista e diversas campanhas e exposições para conscientização e comunicação em saúde como “Lixo Zero”; “Apague as luzes ao sair”; “Orienta­ções nutricionais”; “O SUS que ninguém vê”; dentre outras.

No decorrer de sua existência, a equipe já apoiou e colaborou com mais de 800 atividades pro­movidas direta ou indiretamente pela FS, como cobertura e divulgação de eventos e campanhas, or­ganização e produção de multimídia para a rede da FS, além de estabelecer um diálogo mais estreito com discentes, docentes, colaboradores e parceiros da faculdade, fortalecendo a casa enquanto espaço de construção, saber e afetividade. Somente este semestre, foram 257 ações sendo, 142 artes; 61 notícias; 31 vídeos; 24 eventos; e, uma edição da Revista Comunica FS in revista.

Funciona numa sala ao lado do Espaço Coletivo Cora Coralina. Para enviar sugestões de pautas e outras ações de comunicação, basta enviar um email para comunica@fs.unb.br .

AVISOS IMPORTANTES

• O Comunica FS não é responsável por atualizações administrativas referentes aos ambientes internos do portal da FS como, por exemplo, páginas de departamentos e pós-graduações;
  • Trabalhamos com a divulgação na rede interna e externa de contatos, com foco no público de interesse;
  • Nossa equipe é limitada, por isso nem sempre garantimos a cobertura de todos os eventos com registro fotográfico ou vídeo;
  • Pautas com press kit prontos a serem divulgadas pelo ComunicaFS devem ser enviadas com pelo menos uma semana de antecedência;
  • Temas que ainda precisam de produção de material como release e cartaz, por exemplo, devem ser encaminhados com no mínimo 15 dias de antecedência;
  • Os pedidos de divulgação devem ter o mínimo de dados e contatos necessários. Sugerimos responder às seguintes questões:

Do que se trata?

Quando e onde ocorrerá?

Qual o objetivo?

A quem se destina?

Quem é o responsável/organizador?

Qual o telefone e e-mail para contatos?

• Ao enviar e-mail solicitando a divulgação de material, especifique no campo “assunto” o tipo de pedido enviado conforme as categorias abaixo:

Notícias;

Eventos: seminários, oficinas, jornadas, cursos;

Editais;

Portarias;

Correções /Alterações (Favor definir em qual página a correção precisa ser feita – enviar link).

• Não produzimos logos, cartazes e outros itens de publicidade para eventos, principalmente, externos à FS.
  • Imagens devem ser enviadas enviadas nos formatos png ou jpg, nos tamanhos 300 X 200 pixels e 600 X 400 pixels.

A equipe do Comunica FS não se responsabiliza por solicitações que sejam feitas em outros endereços eletrônicos além do endereço institucional comunica@fs.unb.br .