Go to the content
or

 Go back to Menu Superior
Full screen

Laboratórios e Núcleos

May 25, 2017 15:34 , by Renata Soares - | No one following this article yet.
Viewed 776 times

Saúde coletiva

Laboratório de Antropologia da Saúde e da Doença - LABAS

Com uma visão multidisciplinar do processo saúde-doença e do campo de saúde coleitivaq, o LABAS vem somar esforços para fortalecer o trabalho da pesquisa em sua articulação cocm a formaulçao de políticas púclicas em saúde e com a perpesctiva dos usuários desses serviços enquanto sujetios de direitos

https://fs.unb.br/labas/

 

Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS) 
 
Criado em 2009 e reconhecido pela UnB , o ECOS conta com o apoio do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e tem por objetivo estreitar a participação dos estudantes do DSC/FS, de graduação e pós graduação, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão com os pesquisadores e bolsistas vinculados aos seus parceiros, entre eles a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (UTICS/NESP/UnB), além do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Assim, em 2014, firmou cooperação internacional com o Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Quebéc àu Montreal (UQÀM) e. em 2015, a cooperação técnica com a UNESCO – Representação Brasil. O ECOS dispõe de equipamentos audiovisuais disponibilizados para as pesquisas desenvolvidas com a mediação das Tecnologias da Informação e Comunicação, abrangendo produção de conteúdos multimedia com uso de tablets, pockets pc e celulares, além da plataforma web. A multilinguagem é o o grande desafio do ECOS e sua equipe, a fim de permitir o mais alto índice de acessibilidade aos projetos desenvolvidos por iniciativa interna e/ou com os diversos parceiros institucionais estabelecidos.
 
Coordenação: Ana Valéria Machado Mendonça
End.: Campus Darcy Ribeiro, s/n – Asa Norte
Fone: (61) 3107-1820
Contato: comsaude@unb.br
 

Laboratório de Saúde do Trabalhador

Seu objetivo é 
desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão dirigidos à  Saúde do Trabalhador , Saúde Indígena, Saúde dos Migrantes e Direitos Humanos. Possui as seguintes linhas de pesquisa: Saúde, Participação Social, Cultura e Trabalho; Migração, Trabalho e Saúde; Migração, Saúde e Direitos Humanos; Saúde Indígena.

Coordenação: Maria da Graça Luderitz Hoefel
End.: Campus Darcy Ribeiro, s/n – Asa Norte

 

Laboratório de Estudos Inter-geracionais e Promoção de Saúde - INTERAGE

Seu objetivo é desenvolver atividades e estudos inter-geracionais para a promoção da saúde individual e coletiva tomando-se como principio a participação comunitaria.

Coordenação: Elza Maria de Souza
End. Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte Sala AT 103/31
Fone: (61) 32731017 / (61) 81990066
 
 
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa aplicada à Prática Clínica em Oncologia - LIONCO
 
Trata-se de laboratório integrado entre a Faculdade de Ciências da Saúde e a Faculdade de Medicina da UnB que desenvolve pesquisa, extensão e ensino na área de oncologia.
 
Coordenação: Professoras Doutoras Elaine Alves (FM) e Paula Elaine Diniz dos Reis (FS)
End.: Sala BT 112/117, Corredor de Laboratórios Térreo, FS/FM UnB
Fone: 61 31071878

 


Farmácia

 

Laboratório de Controle de Qualidade em Medicamentos - LCQ

No Laboratório de Controle da Qualidade de Medicamentos (LCQ) são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação, abrigando pesquisadores dos grupos de pesquisa Desenvolvimento e Controle da Qualidade de Fármacos e Medicamentos e Medicamentos e Políticas Públicas. As atividades envolvem ensaios, pesquisas aplicadas e estudos na área de medicamentos e os seus respectivos insumos farmacêuticos, empregando procedimentos oficiais e desenvolvendo e validando métodos analíticos.


Laboratório de Farmacologia Molecular

Nosso principal enfoque está voltado para o estudo da fisiologia dos fatores transcricionais pertencentes à família dos receptores nucleares que engloba, entre outros, os receptores de hormônios esteróides e de hormônios tireoideanos

 

Laboratório de Farmacologia Molecular
Toxicologia de alimentos, de medicamentos, clínica, ambiental e forense

 

Laboratório de Farmacognosia
O Laboratório de Farmacognosia conta com um importante acervo de extratos e substâncias isoladas de plantas do bioma Cerrado. A pesquisa por novas moléculas com potencial medicamentoso é realizada através da investigação científica nas áreas de agentes infecciosos, vetores e células cancerígenas


Laboratório de Produtos Naturais

O Laboratório de Produtos Naturais (LPN) é um espaço multidisciplinar no qual  são desenvolvidas pesquisas envolvendo microrganismos, plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase em espécies do Cerrado.

 

Laboratório de Biospropecção

Bologia de Retrovírus com ênfase para o vírus humano com tropismo por Linfócitos T (HTLV). Atividade biológica de produtos naturais com ênfase para atividade antiretroviral antimicrobiana e antineoplásico.

Coordenação: Kanzaki, LIB
End. Via L4, Laboratórios Multiuso do curso de Medicina Veterinária
Contato: kanzaki@unb.br

 

Laboratório de Farmacologia Molecular

O Laboratório de Farmacologia Molecular é coordenado pelo Prof. Francisco Neves e conta com a participação dos docentes e pesquisadores Adriana Lofrano, Angélica Amato, Carine Royer, Djane Braz, Guilherme Martins, Luiz Simeoni, Marie Togashi, Maria de Fátima Borin e Michella Coelho, além de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Entre as linhas de pesquisa do laboratório, destacam-se: Estrutura, função e novos ligantes de receptores nucleares; Genética das doenças do eixo reprodutivo; Genética dos tumores produtores de catecolaminas; Biologia molecular do sistema renina-angiotensina-aldosterona; Mecanismos moleculares da adipogênese e resistência à insulina; Ação obesogênica de desreguladores endócrinos, como foco em receptores nucleares; Amarronzamento do tecido adiposo branco; Estudos estruturais da cromatina e ligantes de nucleossomos; Desenvolvimento e controle de qualidade de formulações adicionadas de biomoléculas, antioxidantes, produção de proteínas fúngicas; Farmacologia da dor, com foco em mecanismos de sensibilização do neurônio aferente primário e neuropatia periférica induzida por quimioterápicos; Bioprospecção de plantas e fungos do Cerrado e Pantanal para o desenvolvimento de novos biofármacos para o tratamento de doenças metabólicas, degenerativas e do câncer.

O laboratório conta com infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Molecular. É constituído por sala de cultura de células, sala para ensaios com material radioativo, sala para ensaios envolvendo ácidos nucléicos (extração de RNA e DNA, preparo de ensaios de expressão gênica), além de amplo espaço para outros estudos, incluindo preparo de extratos de plantas e fungos, ensaios in vitro e celulares. Conta, ainda, com espaço no Alojamento de Animais da Faculdade de Ciências da saúde, para a condução de estudos in vivo.

Apresenta, ainda, as seguintes colaborações internacionais: Prof. John Schwabe, Universidade de Leicester, Reino Unido; Prof. Usula Kaiser, Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School, Estados Unidos da América; Prof. Jan Danser, Divisão de Farmacologia e Medicina Vascular, Departamento de Medicina Interna, Erasmus University Medical Center, Holanda.

Coordenação: Francisco de Assis Rocha Neves
End.: Universidade de Brasília, UnB, Faculdade de Ciência da Saúde. Campus Darcy Ribeiro, Asa norte.

 


Enfermagem

Laboratório de Técnicas Básicas de Enfermagem
Capacitar o aluno no processo de assimilação de técnicas nos cuidados de enfermagem ao cliente, contemplando todos os procedimentos incluídos no desenvolvimento, em especial, da disciplina Introdução a Enfermagem e Estágio

 

Núcleo Integrado de Pesquisa em Esfigmomanometria
Criado em novembro de 1995, com fomento da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), e desde então, coordenado pela Profª. Cristine Alves Costa de Jesus e Prof. Paulo César de Jesus (coordenador associado), o Núcleo de Integrado de Pesquisa em Esfigmomanometria tem como objetivos principais realizar pesquisas interdisciplinares e formar recursos humanos na área da Esfigmomanometria.

 

Núcleo de Estudo em Enfermagem, Educação, Processo de Trabalho em Saúde – NEEPTS 

O NEEPTS possui as seguintes linhas de pesquisa:Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem; Cuidado Humano; Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem desenvolvidas por 09 profissionais e 10 estudantes.

Coordenação: Profª Diana Lúcia Moura Pinho

 

Laboratório de Bioética, Etica em Pesquisa  e Integridade Científica
O laboratório tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e material técnico e educativo sobre temas relacionados à Bioética e seu vínculo com a Enfermagem, Saúde Pública, Políticas Públicas e Ética Clínica, entre outros temas; Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos em suas diferentes dimensões; e Integridade Científica no processo de fazer ciência, desde a concepção dos estudos à divulgação dos resultados. Paralelamente a isso volta-se para a formação de recursos humanos no campo da Saúde e Enfermagem, bem como à capacitação de diferentes atores envolvidos na prática científica e da sociedade em geral.

Coordenação: Profa Dirce Bellezi Guilhem 
End.: Universidade de Brasília, UnB, Faculdade de Ciência da Saúde. Campus Darcy Ribeiro, Asa norte.
Contato: +5561 98158-7000 (Profa Dirce Guilhem)
 

 

Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivo – NESPROM 
O NESPROM posui as seguintes linhas de pesquisa:Gestão de Atenção e Organização dos serviços de saúde em enfermagem; Processo de cuidar em saúde e enfermagem, onde atuam 42 pesquisadores, 11 estudantes e 14 técnicos.

 

Laboratório de Educação, EAD e Promoção da Saúde – LEPS 
O LEPS possui as Linhas de pesquisa:Controle Social em saúde e SUS; Determinantes sociais de saúde; Politicas e praticas em Saúde e Enfermagem; Processo do cuidar em saúdee Enfermagem; Saude, SExualidade humana e Gênero, onde atuam 24 pesquisadores e 1 técnico.

Fundamentos e Tecnologias do Cuidar em Enfermagem 
Possui as seguintes linhas de pesquisa:Metodologia da Assistência de enfermagem; Tecnologias do cuidar; Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem, desenvolvidas por 04 pesquisadores e 2 estudantes.
Coordenação: Cristine Alves Costa de Jesus

 

Laboratorio de Processo e Práticas Cientificas em Saúde 
Possui as seguintes linhas de pesquisa:População e Desenvolvimento Sustentavel; População e Saúde; Pratica Baseada em Evidencia; Produção e disseminação de pesquisa em enfermagem e saude; violencia e Saude; Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem onde atuam 5 Pesquisadores envolvidos.
Coordenação: Leides Barroso Azevedo Moura; Paula Elaine Diniz

 

Laboratório de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente 
O Grupo de Pesquisa “Laboratório de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente” (LEPSP) da Universidade de Brasília (UnB) congrega pesquisadores, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), graduação (iniciação científica e extensionistas universitários) e profissionais da área das ciências da saúde e afins, interessados na temática da segurança do paciente na perspectiva do cuidado e do gerenciamento de segurança. Tem como diretriz a produção de investigações nas modalidades de pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação, e visa conhecer, compreender, analisar e discutir fatores desencadeadores de ocorrências de eventos adversos nos estabelecimentos de saúde a fim de promover e implementar estratégias de segurança do paciente, por meio de boas práticas assistenciais e no gerenciamento de riscos, repercutindo, desse modo, na melhoria da qualidade dos serviços que compõem as organizações de saúde. Possui duas linhas de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem – Segurança do Paciente na Assistência à Saúde e Gerenciamento de Segurança na Assistência à Saúde.

Coordenação: Maria Cristina Soares Rodrigues
End.: Universidade de Brasília, UnB, Faculdade de Ciência da Saúde. Campus Darcy Ribeiro, Asa norte
 

 

 


Odontologia

 

Laboratório de Saúde bucal Coletiva

Tem como missão: promover a consolidação da área da sáude bucal coletiva dentro do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; realizar pesquisas na área da saúde bucal coletiva, planejamento e epidemiologia; contribuir para a capacitação e formação de recursos humanos na área; possibilitar a integração entre dicentes, docentes e pós-graduandos. Possui as seguintes linhas de pesquisa: Autopercepção de saúde; avaliação de políticas públicas em saúde; Desenvolvimento de tecnologia gerencial para promoção e prevenção em programas de Saúde Bucal da Família; Ensino em odontologia; Epidemiologia; Impacto da saúde bucal na qualidade de vida; Impacto das condições de saúde bucal na saúde geral de idosos; Mercado de Serviços Odontológicos no DF; Razões práticas: utilidade e justiça na alocação do Técnico de Higiene Dental (THD) para a oferta assistencial programada do Programa Saúde da Família (PSF); Saúde bucal indígena

Coordenadores do laboratório:
Prof. Dr. Carlo H. Goretti Zanetti – zanetti@unb.br
Profa. Dra. Fabíola Bof de Andrade – fabiolabof@unb.br
Prof. Dr. Tiago A. Coelho de Souza – tiagosouza@unb.br

Contato: (61) 3107-1950

 


Nutrição

Laboratório de Bromatologia
É um Laboratório de Ensino em Análise de Alimentos para aulas de graduação de disciplinas dos cursos de Nutrição e Farmácia, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com foco em caracterização química, física e sensorial.

Coordenação: Lívia de Lacerda (NUT), Marileusa Chiarello (FAR), Aline Nunes (FAR)
End.: Universidade de Brasília, Campus Darcy ribeiro - ULEG/FS
Contato: liviadelacerda@gmail.com, marileusa.chiarello@gmail.com, alinecostasn@gmail.com

 

Laboratório de Avaliação Nutricional
O Laboratório de Avaliação Nutricional tem como finalidade atender a comunidade universitária, bem como, fornecer o conhecimento aos alunos do curso de nutrição, como, habilidade para avaliação nutricional do ponto de vista clinico, dietético, bio-químico e antropométrico tanto a nível individual como de coletividade.

 

Laboratório de Higiene dos Alimentos
Nós, profissionais, que trabalhamos com alimentos temos grande parcela de responsabilidade com a saúde das pessoas, quando nos comprometemos a oferecer alimentos seguros, livres de qualquer tipo de contaminação. Na dúvida informem-se, tirem dúvidas, procurem profissionais que possam ajudar.


Laboratório de Técnica Dietética
Todas as receitas foram desenvolvidas no Laboratório de Técnica Dietética pelos alunos do curso de Nutrição. São receitas testadas e elaboradas para vários grupos da população com a intenção de melhorar a qualidade da alimentação e promover variedade da mesma.

 

Laboratório de Nutrição Clínica e Avaliação Metabólica – LANUC
O LANUC tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de nutrição clínica e doenças crônicas não transmissíveis, além de estudos na área de avaliação metabólica.
Coordenadora: Profa. Dra. Nathalia M. P. Pizato Valério
Equipe: Profa. Dra. Marina K. Ito, Profa. Dra. Eliane Said Dutra; Profa. Dra. Kenia M. B. de Carvalho.
email:  pizatonat@unb.br
telefone: 3307-2544

 

Laboratório de Ciência de Alimentos
O Laboratório de pesquisa em Ciência de Alimentos serve a atividade de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, especialização, mestrado e doutorado nos diversos temas de Ciência e Tecnologia de Alimentos. métodos físicos e químicos de análise são validades para caracterização de alimentos e bebidas nos contextos de desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade e caracterização de matérias primas com foco na biodiversidade brasileira.

Coordenadora: Profa. Lívia Pineli
End: Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro. 

 

 Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC)

O Laboratório de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) é um laboratório de pesquisa para o desenvolvimento de produtos e processos nas áreas farmacêutica e de nutrição humana. A missão do laboratório é promover a qualificação de pessoal, desenvolvimento de produtos inovadores e prestação de serviços nas áreas de pesquisa, produção e controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e alimentos. As novas tecnologias pesquisadas incluem sistemas submicroscópicos biocompatíveis, tais como lipossomas, nanoemulsões, nanopartículas e complexos com ciclodextrinas, além de processos envolvendo energia, como a iontoforese. A especificidade da atividade de pesquisa não é só no desenvolvimento de formulações, mas também na projeção de provas de conceito para a sua avaliação.

Coordenação: Guilherme M. Gelfuso, Lívia Pineli, Marcílio Cunha Filho e Taís Gratieri
End: Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro. Faculdade de Ciências da Saúde, Sala AC 109

Site: www.ltmac.com.br

 

Laboratório de Avaliação Nutricional

Este Laboratório têm como objetivo oferecer espaço e  equipamentos adequados para o aprendizado e treinamento de técnicas de avaliação nutricional aos discentes do curso de Nutrição da UnB, sob supervisão de Professores  e monitores qualificados para tal. Apoia portanto a disciplina de Avaliação Nutricional, nas ações práticas relativas a aquisição do conhecimento, habilidades  e destrezas necessárias à avaliação nutricional de indivíduos e coletividades. Também oferece suporte a outros professores e alunos do curso  que necessitem  de apoio nas questões de avaliação antropométrica.

Coordenação: Profª Drª Bethsáida de Abreu Soares Schmitz
End: Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro. Faculdade de Ciências da Saúde, 2 andar. Sala B2 27/22.