Semana de Acolhimento termina com encontro nos cenários de práticas

August 11, 2017 14:54 , by Ádria Albarado - | No one following this article yet.

11.8 cenarios600x400.fw

Terminou nesta quinta-feira, 10, a Semana de Acolhimento Integrada das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidade de Brasília (FS e FM/UnB). Desde o ínicio da Semana, as Faculdades realizaram diversas atividades para receber estudantes e professores para mais um período letivo.

A Semana de Acolhimento tornou-se sazonal na gestão das professoras Maria Fátima de Sousa e Karin Sávio - diretoras da FS/UnB - e este semestre, foi realizada em parceria com os CA’s e a direção da Faculdade de Medicina. A programação desta edição da Semana contou com rodas de conversas, cursos, atividades recreativas, palestras e na manhã de ontem, com o acolhimento nos cenários de práticas.

O acolhimento nos cenários foi organizado pelo Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco) e levou três ônibus com estudantes e professores da UnB para o Instituto Federal de Brasília - campus São Sebastião, para um encontro com preceptores e gestores de saúde da Regional Leste de Saúde (RLS). “Esse encontro representa o fortalecimento dessa parceria e simboliza a missão mais nobre da universidade, que é estar junto de sua comunidade”, disse a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UnB, Gilvânia Feijó. “A UnB vive o melhor de seus tempos. Estamos no caminho certo, com o HUB e a parceria com a nossa faculdade e a Faculdade de Medicina”, acrescentou a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Maria Fátima de Sousa.

Na ocasião, estudantes bolsistas e preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET Saúde GraduaSUS 2016-2018), tiveram a oportunidade de relatar sobre ações realizadas até o momento. Em seguida, reuniram-se aos residentes de Medicina de Família e Comunidade (FM/HUB) e de Atenção Básica (FS/UnB), aos professores e demais estudantes que realizam atividades práticas nos cenários. O objetivo dessa atividade foi compartilhar agendas deste semestre e possibilitar o trabalho de forma integrada e multiprofissional entre os diversos cursos em cada um dos locais de atuação.

Cenarios 2.fw

O Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB) também integrou a ação. Durante sua fala no evento, a superintendente do HUB, professora Elza Noronha, lembrou a todos que o Hospital agora faz parte da Região Leste. “O HUB faz parte desse cenário de prática e de formação. Queremos construir uma rede de atenção qualificada, que apresente resposta de saúde para a população e a formação de pessoas”.

Representando a superintendente da RLS, o chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da região, Jardel Franco, aproveitou a oportunidade para apresentar-se aos coordenadores do Siesco e ressaltar a importância da parceria com a UnB. “Esse programa é de extrema relevância, não há como pensar em saúde sem aliar o ensino, a pesquisa e a extensão ao serviço”, afirmou.

Daniel Catoira, aluno do oitavo semestre de Saúde Coletiva, vai realizar o segundo semestre de estágio no Paranoá e no HUB e comentou: “Vemos como tudo o que se fala em sala de aula pode ser aplicado na prática para realmente alterar a realidade, que é o que queremos”, contou Daniel. O preceptor do Centro de Saúde do Itapoã, Rubens Ferreira, destacou os pontos positivos da inserção dos estudantes e professores nos cenários. “A parceria com a universidade é muito positiva, a presença dos estudantes traz inúmeros ganhos para o serviço e para os alunos”.

Comunica FS, com informações da Ascom HUB.