Histórico
1º documento da Faculdade de Ciências da Saúde (1968)
(então denominada de Faculdade de Ciências Médicas)
A história da Faculdade de Ciências da Saúde tem início em 1965, ainda chamada de Faculdade de Ciências Médicas e somente com o curso de graduação em Medicina. No decorrer dos anos, foram ocorrendo mudanças com a implantação e o reconhecimento de novos cursos, inclusive, a transformação de departamentos em faculdades, como foi o caso da Medicina e da Educação Física.
Implantação/Reconhecimento dos Cursos da Faculdade de Ciências da Saúde
Medicina – Implantado em 1965 – Reconhecido em 1972
Enfermagem – Implantado em 1975 – Reconhecido em 1980
Nutrição – Implantado em 1975 – Reconhecido em 1981
Odontologia – Implantado em 1980 – Reconhecido em 1985
Ciências Farmacêuticas – Implantado em 1996 – Reconhecido de 1999
Gestão em Saúde Coletiva – Implantado em 2010 – Em processo de avaliação
Missão
Ser uma instituição inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social.
Formar profissionais no campo da saúde, comprometidos com a ética e responsabilidade social, voltados para a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças humanas e desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias na área da saúde.
Valores
Ética e respeito à diversidade;
Autonomia institucional com transparência e responsabilidade social;
Busca permanente por excelência;
Universalização do acesso;
Respeito à dignidade, à liberdade intelectual e às diferenças;
Preservação e valorização à vida.
Visão do Futuro
Estar entre as melhores Universidades e Faculdades de Saúde do Brasil, inserida internacionalmente,com excelência em gestão de processos que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão.
Objetivos Permanentes
(I) Construir um “corredor comum” guiado pela multiprofissionalidade, interdicisplinaridade e transdisciplinaridade, compondo um mapa que reoriente os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Cursos e/ou estrutura curricular;
(II) Identificar as expectativas dos docentes, discentes e técnicos administrativos em relação à construção uma FS promotora da saúde;
(III) Integrar as agendas de extensão curricular ou extracurricular incentivando a abertura da FS as comunidades e/ou populações sujeitas a iniquidades sócio sanitárias, considerando as necessidades da Graduação e Pós Graduação;
(IV) Desenhar pesquisas que possam auxiliar em novos modelos avaliativos dos cursos (auto avaliação) e/ou avaliação externa;
(V) Valorizar e aplicar no cotidiano dos processos de ensino as sugestões da consultora ad hoc que vem nos auxiliando nas discussões dos PPPs;
(VI) identificar e propor ações de capacitação docente, visando a educação permanente dos professores;
(VII) reconhecer e integrar com as ações da FS as demandas formuladas por gestores dos serviços de saúde da região/local/cenários de práticas.