Hospital Universitário realiza primeiro transplante de medula óssea

Notícia: Renata Bezerra/Secom UnB

O Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB) realizou o primeiro transplante de medula óssea 100% feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal. A realização do procedimento inédito na rede pública do DF ocorreu em etapas, entre o fim de novembro e início de dezembro de 2023. O tipo de transplante feito foi o autólogo, quando as células doadas são retiradas do próprio paciente e transplantadas de volta.

Essa é uma importante conquista para o Hospital e abre portas para que mais pacientes tenham acesso ao tratamento, como destaca a superintendente do HUB e professora da Faculdade de Medicina Elza Noronha. “Este é um grande marco para nossa instituição e para o SUS do Distrito Federal. Com o apoio e parceria da UnB e Ebserh, consolidaremos o nosso centro de transplantes, ofertando cada vez mais tratamentos de ponta para a população”, vislumbra. O hospital já realiza transplantes de rins e de córneas.

Vitória também para a formação e habilitação dos residentes em Hematologia e Hemoterapia. Ao longo da especialização, esses estudantes precisam atuar no acompanhamento ambulatorial e aprender o manejo de pacientes que sejam candidatos e que já realizaram o transplante. “É uma residência muito boa porque ela alia tanto a parte acadêmica quanto a parte hospitalar. Para nós é muito bom, pois conseguimos fazer as duas coisas ao mesmo tempo e de maneira integral”, compartilha Sofia Dosadores, residente do programa.

…

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI