Go to the content
or

Enfermagem

Full screen

Enfermagem

May 8, 2017 18:47 , by Iasmin Mendes - | 2 people following this article.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Habilitação: Enfermagem
  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 5 Anos (10 semestres)
  • Turno: Diurno
  • Vagas por semestre: 40 vagas
  • TOTAL DE CRÉDITOS DO CURSO: 268 créditos (4020 horas)
  • Créditos em Módulo Livre: 24 créditos (360 horas) 

  • Créditos em Disciplinas Optativas: 24 créditos (360 horas) 

  • Créditos em Disciplinas Obrigatórias (teóricas, práticas e TCC): 156 créditos (2340 horas)
  • Créditos em Estágio Supervisionado e Atividades Complementares : 64 créditos (10 créditos - Atividades Complementares / 54 créditos - Estágio Supervisionado) / (960 horas)
  • Numero de semestres do curso: 10 (mínimo) / 15 (máximo)

*1 crédito equivale a 15 horas

 

O CURSO

Cuidar é mais do que dispensar tempo e atenção a alguém. Tratar um doente envolve métodos e técnicas que vão além da caridade e da doação. É o caso do enfermeiro, um profissional que estuda, especializa-se nas mais diferentes áreas de atuação em Saúde, como por exemplo, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Oncológica, Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem; entre outras; e exercita diariamente a capacidade de ouvir e falar com pacientes, familiares e equipe multiprofissional em saúde, além de possuir habilidades administrativas e gerenciais dos serviços de Saúde. Os enfermeiros de hoje devem estar aptos a elaborar hipóteses clínicas, ter raciocínio clínico, saber elaborar diagnósticos de enfermagem, fazer planejamento de cuidados a pacientes assistidos em diversos ambientes, desde o hospital até o domicílio. Assim o Curso de Graduação em Enfermagem, prepara profissionais voltados para o mercado de trabalho na área de Saúde, que tem como objetivos oferecer o cuidado como ciência e garantir promoção, prevenção e reabilitação em saúde a indivíduos saudáveis e doentes. Algumas disciplinas tem alta relação com o curso de Enfermagem, como a Biologia e Química, bem como as da área das Ciências Humanas, como, por exemplo, a Antropologia e Sociologia. A Enfermagem por ser uma profissão que tem essencialmente como “objeto” de trabalho as pessoas, o enfermeiro deve ter um amplo preparo para saber lidar com situações técnicas de saúde e de relacionamento humano.

DIFERENCIAL DO CURSO

O profissional enfermeiro formado na UnB,  tem inúmeras oportunidades práticas, de ensino, pesquisa e extensão, durante sua formação nos cinco anos da graduação. Além disto, o ambiente acadêmico favorece novas perspectivas para o acadêmico de enfermagem, se especializar e fazer sua pós-graduação na UnB.

INFRAESTRUTURA

Além dos laboratórios de uso comum dos demais cursos da área de saúde, os alunos do curso de Enfermagem contam com Laboratórios de Enfermagem, onde podem ter acesso a manequins e equipamentos que simulam o cenário hospitalar, incluindo entre outros a preparação de doses de medicamentos e controle de sinais vitais entre outros. O Departamento de Enfermagem também possui projetos de extensão e pesquisas voltados à prevenção de doenças crônica e agudas em comunidades carentes, ambiente hospitalar e ambulatorial, que são desenvolvidos por docentes das mais variadas áreas de especialização da enfermagem. Nos primeiros anos do curso concentram-se as disciplinas básicas das Ciências da Saúde e Ciências Humanas, buscando juntamente com estas disciplinas a aproximação com os mais variados sistemas de saúde. Nos semestres seguintes começam a ter aulas práticas e aprendem procedimentos técnicos específicos da atuação do enfermeiro. Os estágios obrigatórios são divididos ao longo do curso no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em centros de saúde e hospitais públicos do Distrito Federal. Nos últimos anos os graduandos de enfermagem têm de forma integral os estágios supervisionados que são uma forma prática para aprender a atuar como profissional, lidando com questões práticas do cotidiano de um enfermeiro. 

PERFIL DO EGRESSO

O enfermeiro hoje formado no Curso da UnB tem uma visão generalista do Sistema de Saúde, desde o nível de menor complexidade de atenção a saúde, com é o caso dos Programas de Saúde da Família e Comunidades, até de procedimentos e organização de serviços de maior complexidade como são os casos de Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva, por exemplo. A formação para pesquisa e ensino em saúde, também é um grande diferencial, para nosso egresso, que pode buscar a especialização e investir na carreira de pesquisador e docente. Além de possuir ampla formação prática durante estágios supervisionados em serviços de saúde em lugares diversificados do Distrito Federal, o que trará um diferencial no mercado de trabalho para o enfermeiro assistencial e gerente.