Go to the content
or

Full screen

Enfermagem

May 8, 2017 18:47 , by Iasmin Mendes - | No one following this article yet.

Informações Gerais

  • Habilitação: Enfermagem

  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 5 Anos
  • Turno: Diurno
  • Vagas por semestre: 40
  • Total de créditos do curso: 268 créditos
  • Total de créditos do curso: 268 créditos
  • Numero de semestre: 10 (mínimo) / 15 (máximo). Recomendado: 8

 

O curso

  • Cuidar é mais do que dispensar tempo e atenção a alguém.
  • Tratar um doente envolve métodos e técnicas que vão além da caridade e da doação. 
  • É o caso do enfermeiro, um profissional que estuda, especializa-se nas mais diferentes áreas de atuação em Saúde, como por exemplo, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Oncológica, Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem; entre outras; e exercita diariamente a capacidade de ouvir e falar com pacientes, familiares e equipe multiprofissional em saúde, além de possuir habilidades administrativas e gerenciais dos serviços de Saúde.
  • Os enfermeiros de hoje devem estar aptos a elaborar hipóteses clínicas, ter raciocínio clínico, saber elaborar diagnósticos de enfermagem, fazer planejamento de cuidados a pacientes assistidos em diversos ambientes, desde o hospital até o domicílio.
  • Assim o Curso de Graduação em Enfermagem, prepara profissionais voltados para o mercado de trabalho na área de Saúde, que tem como objetivos oferecer o cuidado como ciência e garantir promoção, prevenção e reabilitação em saúde a indivíduos saudáveis e doentes.
  • Algumas disciplinas tem alta relação com o curso de Enfermagem, como a Biologia e Química, bem como as da área das Ciências Humanas, como, por exemplo, a Antropologia e Sociologia.
  • A Enfermagem por ser uma profissão que tem essencialmente como “objeto” de trabalho as pessoas, o enfermeiro deve ter um amplo preparo para saber lidar com situações técnicas de saúde e de relacionamento humano.

 

Diferencial do Curso

O profissional enfermeiro formado na UnB,  tem inúmeras oportunidades práticas, de ensino, pesquisa e extensão, durante sua formação nos cinco anos da graduação. Além disto, o ambiente acadêmico favorece novas perspectivas para o acadêmico de enfermagem, se especializar e fazer sua pós-graduação na UnB.

 

Perfil do Engresso

O enfermeiro hoje formado no Curso da UnB tem uma visão generalista do Sistema de Saúde, desde o nível de menor complexidade de atenção a saúde, com é o caso dos Programas de Saúde da Família e Comunidades, até de procedimentos e organização de serviços de maior complexidade como são os casos de Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva, por exemplo.

A formação para pesquisa e ensino em saúde, também é um grande diferencial, para nosso egresso, que pode buscar a especialização e investir na carreira de pesquisador e docente.

Além de possuir ampla formação prática durante estágios supervisionados em serviços de saúde em lugares diversificados do Distrito Federal, o que trará um diferencial no mercado de trabalho para o enfermeiro assistencial e gerente.

 

Infraestrutura

Além dos laboratórios de uso comum dos demais cursos da área de saúde, os alunos do curso de Enfermagem contam com Laboratórios de Enfermagem, onde podem ter acesso a manequins e equipamentos que simulam o cenário hospitalar, incluindo entre outros a preparação de doses de medicamentos e controle de sinais vitais entre outros.

O Departamento de Enfermagem também possui projetos de extensão e pesquisas voltados à prevenção de doenças crônica e agudas em comunidades carentes, ambiente hospitalar e ambulatorial, que são desenvolvidos por docentes das mais variadas áreas de especialização da enfermagem.

Nos primeiros anos do curso concentram-se as disciplinas básicas das Ciências da Saúde e Ciências Humanas, buscando juntamente com estas disciplinas a aproximação com os mais variados sistemas de saúde. Nos semestres seguintes começam a ter aulas práticas e aprendem procedimentos técnicos específicos da atuação do enfermeiro.

Os estágios obrigatórios são divididos ao longo do curso no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em centros de saúde e hospitais públicos do Distrito Federal.

Nos últimos anos os graduandos de enfermagem têm de forma integral os estágios supervisionados que são uma forma prática para aprender a atuar como profissional, lidando com questões práticas do cotidiano de um enfermeiro. 


This article's tags: teste jfhcj mulek saquei