Go to the content
or

Full screen

Saúde Coletiva

May 9, 2017 20:41 , by Iasmin Mendes - | 6 people following this article.

Informações Gerais

  • Habilitação: Saúde Coletiva

  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 4 Anos
  • Turno: Diurno
  • Total de créditos do curso: 215 créditos
  • Numero de semestre: 8 (mínimo) / 12 (máximo). Recomendado: 8

O curso

A Saúde Coletiva pode ser compreendida como um campo interdisciplinar de produção e utilização de conhecimentos sobre a problemática da saúde-doença-cuidado, que, servindo-se da Epidemiologia, das Ciências Sociais em Saúde e do Planejamento e Gestão em Saúde.

Desdobra-se em processos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito dos sistemas de saúde como práticas de: vigilância da saúde; formulação, implementação e avaliação de políticas; e gestão de ações e serviços de saúde.

O curso de gestão em saúde coletiva no campus Darcy Ribeiro foi implementado em 2010 pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e tem por finalidade atender às necessidades do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da capacidade de gestão dos serviços de saúde.

O objetivo do Curso é formar um profissional com competências e habilidades para participar ativamente da formulação e implementação de políticas públicas “saudáveis” de caráter intersetorial e da realização de ações na prática dos sistemas e serviços de saúde, mobilizado pelas condições e modos de vida da população, numa perspectiva generalista, critica e reflexiva, com senso de responsabilidade social.

Os egressos serão titulados bacharéis e designados Sanitaristas/Gestores Sanitaristas. Sanitarista designa aquele que faz bem à saúde; que conhece e opera com requisitos adequados à saúde pública; que busca tornar salubre; que opera com as condições que conduzem ao bem-estar e à saúde; higiene, salubridade; que lida com aquilo que é relativo ao trabalho de conservação da vida; aquilo/aquele que visa à preservação da saúde e ao estabelecimento das normas e preceitos para prevenir adoecimentos e proteger a qualidade da vida.

 

Áreas de Atuação dentro da Graduação

Quanto à organização do trabalho técnico e à oferta organizada de atividades de Ensino (na graduação e pós-graduação), de Pesquisa e de Extensão. O DSC organiza em quatro grandes áreas:

1) Epidemiologia, Ambiente e Trabalho;
2) Política, Planejamento e Gestão em Saúde;
3) Saúde, Cultura e Cidadania;
4) Bioética